quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

vc repórter: aproximação entre Vênus e a Lua embeleza o céu no País

A aproximação entre Vênus e a Lua foi registrada durante a madrugada em Fortaleza, no Ceará Foto: Christine Leão / vc repórter
A aproximação entre a Lua e Vênus, o planeta mais brilhante visível da Terra a olho nu, pôde ser acompanhada por brasileiros de todo o País na madrugada desta quarta-feira. Por volta das 3h, no quadrante leste do céu, houve o alinhamento entre os astros. O fenômeno foi observado até o início da manhã, pouco após o nascer do Sol.
“É um fato comum para a astronomia, mas que tem uma beleza singular. Essas aproximações acontecem com frequência com os cinco planetas que podem ser vistos da Terra sem o auxílio de equipamentos: Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno e Vênus”, explica Marcos Calil, coordenador científico do Planetário e Teatro digital de Santo André e consultor de astronomia da agência meteorológica Climatempo.
Fenômeno da luz cinérea também pôde ser visto nesta quarta-feira; foto registrada em Paulista, Pernambuco Foto: Léo Melo / vc repórter
Fenômeno da luz cinérea também pôde ser visto nesta quarta-feira; foto registrada em Paulista, Pernambuco
Foto: Léo Melo / vc repórter
Além da proximidade entre os astros, a Lua também apareceu diferente. Nessa madrugada foi possível acompanhar a luz cinérea, fenômeno observado sempre na fase próxima à Lua Nova, logo antes do quarto crescente ou depois do quarto minguante. Nesse período a parte escura da Lua recebe um tom cinzento pela luz do Sol refletida pela Terra. 
No dia 8 de setembro do ano passado, Vênus foi completamente encoberto pela Lua. O fenômeno – chamado de ocultação- ocorreu por volta das 19h e foi visto em muitas cidades do Sul situadas abaixo de Florianópolis, ou seja, em latitudes Sul maiores que 27 graus. Em outras áreas do País, somente foi possível observar a proximidade do astro com o satélite natural.
Segundo Marcos, no próximo mês grande parte do Brasil, exceto a região do extremo Sul, poderá observar uma nova ocultação. Desta vez, Saturno será ocultado pela Lua no dia 20 de março. O fenômeno acontece às 22h28 no Rio de Janeiro, às 22h31 em São Paulo, às 22h38 em Curitiba e às 22h46 em Florianópolis.
“O ideal é que as pessoas comecem a observar Saturno, que pode ser identificado como um ponto amarelo na parte de baixo da Lua, por volta das 22h. Após o fenômeno da ocultação, o planeta reaparecerá na parte de cima da Lua, por volta das 23h20”, diz Calil.

Grã-Bretanha regulamenta geração de bebês de 'três pais'

A geração de bebês usando espermatozoides e óvulos de três pessoas será regulamentada na Grã-Bretanha.
A proposta de regras para esse tipo de reprodução - que usa espermatozoide e óvulos dos pais, além de óvulo adicional de uma doadora - será analisada como parte de uma consulta pública e poderá entrar em vigor no final de 2014.
Médicos afirmam que a fertilização in vitro usando material genético de três pessoas pode eliminar doenças debilitantes ou fatais passadas da mãe para os filhos.
Mas críticos afirmam que o procedimento não é ético e poderá abrir caminho para que a Grã-Bretanha comece a usar técnicas para "projetar crianças".
A Secretaria da Saúde britânica (equivalente ao Ministério da Saúde no Brasil) já afirmou que apoia o uso da técnica e acrescentou que a consulta pública não vai colocar em debate se a técnica poderá ser usada, mas sim como ela será implementada.
O órgão regulatório desses procedimento no país, a Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia, terá que decidir caso a caso se existe um "risco significativo" de a criança nascer com alguma deficiência ou doença para justificar o uso da técnica.
Mitocôndria
O uso do espermatozoide e dos óvulos dos pais, mais um óvulo adicional de uma doadora, pode evitar doenças e problemas herdados pela mitocôndria.
A mitocôndria pode ser encontrada em quase todas as células humanas, provendo a energia que essas células precisam para funcionar.
As doenças passadas de mãe para filho através da mitocôndria são conhecidas como distúrbios mitocondriais. Tais doenças afetam uma em cada 6,5 mil crianças britânicas e podem causar incapacidade muscular, cegueira, insuficiência cardíaca e até a morte.
Para evitar essas doenças, é possível usar um óvulo extra de uma doadora, que poderia proporcionar à criança uma mitocôndria saudável.
Mas isso também pode resultar em bebês com DNA dos dois pais e uma quantidade minúscula de material genético da doadora, pois a mitocôndria tem seu próprio DNA.
Técnicas
Existem duas técnicas para criar embriões a partir de três doadores.
Uma delas consiste em tirar o núcleo do óvulo da mãe e inseri-lo em um óvulo de uma doadora que possui mitocôndrias saudáveis e que teve seu núcleo previamente removido. Esse novo óvulo poderá, então, ser fertilizado com o espermatozoide do pai.
A outra forma é fertilizar dois óvulos com o espermatozoide, criando o embrião dos pais e outro dos doadores. Os núcleos, contendo a informação genética, são removidos dos dois embriões, mas apenas o núcleo do embrião dos pais é conservado.
Esse núcleo é implantado no embrião dos doadores, com a mitocôndria saudável, e este embrião é implantado no útero da mãe.
Doação de órgãos
A Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia acredita que apenas as mulheres que sejam portadoras de problemas graves obterão a autorização para este tratamento - ou seja, é possível que o método seja aplicado em apenas dez casos por ano.
E a regulamentação britânica também sugere que a mulher doadora dos óvulos seja tratada da mesma forma que um doador de órgãos.
As crianças que venham a nascer a partir deste processo não saberão a identidade da doadora, o que também é o procedimento para os outros doadores de espermatozoides e óvulos.
"Permitir a doação mitocondrial dará às mulheres que têm (alguma) doença mitocondrial grave a oportunidade de ter filhos sem passar para eles problemas genéticos devastadores", disse Sally Davies, a médica-chefe da Secretaria da Saúde. "Também vai manter a Grã-Bretanha na vanguarda do desenvolvimento científico na área"
David King, diretor do grupo de fiscalização independente Juman Genetis Alert, afirmou que essa foi uma decisão de grande "significado histórico", mas que não foi debatida de forma adequada e tem implicações "antiéticas".
"Se (a medida) for aprovada, será a primeira vez que qualquer governo legaliza a modificação do genoma humano que pode ser herdado, algo que é proibido em todos os outros países europeus. As técnicas não passaram pelos testes de segurança necessários, então é desnecessário e prematuro apressar a legalização", afirmou.

Conheça 7 razões pelas quais os vegetarianos vivem mais

Estande de venda de produtos veganos, na Alemanha Foto: AFP
Um novo estudo publicado pela publicação médica JAMA Internal Medicine analisou as informações de sete estudos clínicos e outros 32 publicados entre os anos de 1900 e 2013, onde os participantes mantiveram uma dieta vegetariana e descobriram que tinham menos pressão sanguínea comparado a quem come carne.
Confira abaixo sete razões para quais os vegetarianos podem viver mais do que os carnívoros.
1.
Pressão sanguínea baixa: no ultimo estudo, pesquisadores descobriram que não apenas os vegetarianos têm baixa pressão sanguínea na média, mas que estas dietas podem ser usadas para baixar a pressão em pessoas que precisem de uma intervenção.
2.
Baixo risco de morte: um estudo realizado em 2013 com mais de 70 mil pessoas descobriu que vegetarianos têm 12% a menos de riscos de morte quando comparado com não-vegetarianos. Com nada de gordura saturada e colesterol que entope as artérias, os vegetarianos têm um risco menor para doenças crônicas.
3.
Bom humor: um estudo de 2012 dividiu participantes indiferentemente entre três dietas: com todo tipo de carne permitida, apenas peixe e vegetariana. Os pesquisadores descobriram que, depois de duas semanas, as pessoas na dieta vegetariana apresentaram melhoras no humor em comparação com os outros grupos.
4.
Menos chances de doenças do coração: em outro estudo de 2013 no qual 44 mil pessoas mostrou que os vegetarianos são 32% menos suscetíveis a desenvolver doenças isquêmicas do coração.
5.
Baixo risco de câncer: pesquisadores da Universidade loma Linda, na Califórnia (EUA) estudaram versões diferentes da dieta vegetariana e o risco de câncer entre pessoas com baixo risco de ter a doença e descobriram que uma dieta vegetariana pode trazer benefícios. Embora o estudo não tenha um resultado determinante para o assunto, os veganos têm baixo risco para câncers, especificamente os mais comuns entre as mulheres, como o de mama.
6.
Baixo risco de diabetes: estudos mostraram que vegetarianos têm baixo risco para desenvolver diabetes. Mesmo que a dieta não cure a doença, pode baixar o risco de uma pessoa ao ajudá-la a mantes o peso e melhorar o controle de açúcar no sangue.
7.
Baixa probabilidade de obesidade: pesquisas mostram que os vegetarianos tendem a ser mais esguios que seus colegas carnívoros, e eles tendem a ter baixo colesterol e massa muscular. Alguns dados sugerem que uma dieta vegetariana pode ajudar com a perda de peso e a manutenção de um peso saudável com o tempo. 

Nasa anuncia descoberta de 715 novos planetas

A NASA anunciou nesta quarta-feira, 26, uma série de novos planetas descobertos pelo telescópio Kepler. Um novo método de verificação de potenciais planetas levou à descoberta de 715 novos mundos, que orbitam 305 estrelas diferentes. A missão do telescópio é encontrar estrelas semelhantes à Terra.
Cinco planetas estão na zona habitável de suas estrelas e têm um tamanho semelhante ao da Terra Foto: Divulgação
Cinco planetas estão na zona habitável de suas estrelas e têm um tamanho semelhante ao da Terra
Foto: Divulgação
"Nós praticamente dobramos o número de planetas conhecidos", explicou Jack Lissauer, cientista da agência. O índice chegou a cerca de 1.700.
Não existem muitas informações sobre esses planetas, principalmente se eles realmente têm as condições necessárias para o surgimento da vida - água, superfície rochosa e uma distância de suas estrelas que os mantenha na temperatura ideal.
Cinco deles estão na zona habitável de suas estrelas e têm um tamanho semelhante ao da Terra, informou a NASA.
A maioria das novas descobertas está em um "sistema multi-planetário parecido com o nosso", e 95% tem um tamanho entre o da Terra e o de Netuno, que é quatro vezes maior do que o nosso planeta.
O novo método consiste em uma ferramenta que permite analisar diversos planetas ao mesmo tempo. Antigamente, cada planeta era confirmado de forma individual, dependendo do número de vezes que orbitasse em frente a sua estrela. Três voltas são suficientes para a confirmação.
O Kepler, lançado em 2009, observa 150 mil estrelas, entre as quais 3.600 são possíveis planetas. Até agora, 961 desses candidatos foram confirmados.
Essas descobertas serão divulgadas em 10 de março na publicação científica americana The Astrophysical Journal.

Prefeitura de Orleans - SC tem vagas para Assistente Social e Psicólogo


Prefeitura de Orleans - SC tem vagas para Assistente Social e Psicólogo
Prefeitura Municipal de Orleans, no Estado de Santa Catarina, realizará o processo seletivo nº. 004/2014 visando o provimento de três vagas, sendo duas para Assistente Social e uma para Psicólogo.
Esses cargos exigem o ensino superior completo e registro no Conselho de Classe da categoria. Os salários são de R$ 3.170,02, em jornada semanal de 40 horas.
Para classificar os candidatos, serão realizadas provas escritas, previstas para o dia 5 de abril de 2014. O conteúdo programático encontra-se no edital.
Os interessados devem efetuar a inscrição no Departamento de Gestão de Pessoas, localizado na Rua XV de Novembro, nº. 282, Centro, das 12h30 às 17h30, entre 27 de fevereiro de 2014 e 28 de março de 2014. Os documentos especificados no edital precisam ser entregues.

Unesp de Presidente Prudente - SP abre concurso para Assistente de Suporte Acadêmico

Começam em 10 de março de 2014 as inscrições para o concurso público 012/2014 da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), no qual há uma vaga para Assistente de Suporte Acadêmico III junto ao campus de Presidente Prudente.
O profissional será designado para a área de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto da Faculdade de Ciências e Tecnologia, para jornada semanal de 40h. O salário é de R$ 4.509,74.
É liberada a participação de candidato com graduação em Engenharia Cartográfica ou de Agrimensura que efetue inscrição de 10 de março de 2014 a 4 de abril de 2014 pelo endereço eletrônico www.vunesp.com.br, com taxa de R$ 51,00.
Como avaliação serão aplicadas prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, assim como prova prática, com conteúdo programático anexo ao edital.
A validade do concurso é de dois anos e pode ser prorrogada.

Prefeitura de Taubaté - SP formar cadastro reserva de Estagiários

Prefeitura Municipal de Taubaté, Estado de São Paulo, sob responsabilidade do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), realizará o processo seletivo nº. 02/2014, que visa formar cadastro reserva de Estagiários.
Há oportunidades para os seguintes cursos: Administração e afins, Agronomia, Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental/ Sanitária, Engenharia Civil, Geografia, História, Informática (Ciência da Computação, Computação Aplicada, Engenharia da Computação, Gestão de TI, Sistemas de Informação, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em Gestão de RH e Serviço Social.
Quase todas as áreas aceitam graduandos a partir do 1º ano, com exceção de Arquitetura, Educação Física, Engenharia Civil e Serviço Social, que exigem estudantes a partir do 2º e/ou 3º ano.
O valor da bolsa é de R$ 430,00 para quatro horas diárias e R$ 630,00 para seis horas, além de R$ 70,00 de auxílio transporte mensal.
Para classificar os participantes, serão realizadas provas objetivas com 20 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, previstas para o dia 16 de março de 2014.
As inscrições devem ser efetuadas pelo site do CIEE, das 9h do dia 26 de fevereiro de 2014 até às 16h do dia 13 de março de 2014.
Essa seletiva valerá até 31 de dezembro de 2014, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Oportunidade para Assistente Operacional na Unesp de Bauru - SP

Entre os dias 10 de março de 2014 a 4 de abril de 2014 ficam abertas as inscrições do concurso público 003/2014 da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Bauru. O objetivo é o provimento de uma vaga em seu quadro de servidores.
A oportunidade destina-se ao cargo de Assistente Operacional II na área de Elétrica da Administração Geral, com jornada de 40h semanais e remuneração de R$ 1.873,89.
Só é liberada a participação de profissional que tenha formação em nível fundamental e realize inscrição dentro do prazo indicado pelo endereço eletrônico www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 26,00.
Haverá prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, assim como prova prática para todos, com conteúdo programático anexo ao edital.
O certame é válido por dois anos e pode ser prorrogado. 

Prefeitura de Nova Ubiratã - MT abre seleção com mais de 90 vagas

A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, Mato Grosso, informa a todos que está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado regido pelo Edital nº 001.2014-1, cujo objetivo é contratar 92 profissionais para atender as necessidades do município.
Os cargos que dispõe de vagas estão descritos abaixo de acordo com a escolaridade exigida:
  • Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais (28 + 3 PNE); Merendeira (05); Mecânico de Máquinas e Veículos Leve (01); Motorista (16 + 1 PNE); Operador de Máquinas Leves (04); Pedreiro (01); Vigia (07); Zeladora (03).
  • Nível Fundamental: Auxiliar Administrativo Informática (01)
  • Nível Médio: Auxiliar de Magistério (auxiliar de sala) (02); Agente de Controle Adm. (Sec. Escolar) (02); Auxiliar Administrativo (01); Técnico em Enfermagem (04); Técnico Agrícola (01).
  • Nível Magistério / Licenciatura: Professor Educação Básica (12).
A remuneração dos profissionais aprovados varia de R$ 724,00 a R$ 1.186,10, correspondente a jornadas de 40h semanais.
Para se inscrever na seleção os candidatos devem preencher o Requerimento no período de 26 de fevereiro à 07 de março de 2014, em dias úteis, na Biblioteca Municipal, localizada na Avenida Tancredo Neves, nº1401, Centro. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 15h.
Os profissionais inscritos serão selecionados mediante aplicação de Prova Objetiva a ser realizada na data provável de 16 de março de 2014. O Conteúdo Programático das provas será o constante do Anexo IV do edital.
Este teste seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado em caso de interesse público por igual período.

MPE - PR abre duas seleções para Estagiários de Direito em São José dos Pinhais

Tem início no próximo mês, o período de inscrições para os processos seletivos 01/2014 e 02/2014 do Ministério Público do Estado do Paraná (MPE - PR), destinados ao provimento de duas vagas e à formação de cadastro reserva para Estagiário na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São José dos Pinhais.
Podem participar os acadêmicos de Direito, matriculados no 3º ano ou 5º semestre do curso. O estágio terá carga horária de 30h semanais, distribuídas de segunda a sexta-feira.
As inscrições devem ser realizadas no período de 14 a 20 de março de 2014, das das 9h às 17h. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar a documentação exigida em edital.
Os candidatos serão submetidos a um teste seletivo, composto por questões que versarão sobre o programa constante nos respectivos editais. Sua aplicação está prevista para o dia 20 de março de 2014, às 14h, na sede do MPE, localizada na Rua Paulino Siqueira Cortes, nº 2.145.

Prefeitura de Igarapé - MG abre concurso público com mais de 320 vagas


Prefeitura de Igarapé - MG abre concurso público com mais de 320 vagas
Com execução da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), a Prefeitura de Igarapé, Minas Gerais, realizará o concurso público 01/2014 destinado ao provimento de 328 vagas.
Do total de oportunidades, 19 são reservadas para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), como pode ser visto a seguir:
  • Nível Fundamental - Ajudante de Obras e Serviços (14 + 2 PNE), Artesão (1), Auxiliar de Administração (37 + 5 PNE), Auxiliar de Jardinagem (2), Bombeiro (1), Borracheiro (1), Coveiro (3), Eletricista (1), Gari (34 + 2 PNE), Jardineiro (1), Mecânico (1), Motorista com CNH D (27 + 1 PNE), Operador de Máquinas Leves (3), Operador de Máquinas Pesadas (5), Operador de Roçadeira (4), Pedreiro (1), Pintor de Construção Civil (1), Soldador (1) e Servente Contínuo (31 + 2 PNE);
  • Nível Médio/Técnico - Auxiliar de Saúde Bucal (1), Auxiliar de Tributação (3 + 1 PNE), Auxiliar de Tributação Sanitária (2), Fiscal de Posturas (1), Fiscal de Trânsito (13), Fiscal Sanitário (1), Técnico Agrícola (1), Técnico em Administração (13 + 2 PNE), Técnico em Contabilidade (1), Técnico em Edificações (3), Técnico em Enfermagem (25 + 3 PNE), Técnico em Informática (2), Técnico em Meio Ambiente (1), Técnico em Nutrição e Dietética (1), Técnico em Segurança do Trabalho (1), Técnico em Topografia (1) e Técnico em Tributação (4);
  • Nível Superior - Advogado (3), Arquiteto (3), Assistente Social (4), Biólogo (1), Contador (1), Engenheiro Sanitarista (1), Médico Cardiologista (4), Médico Cirurgião (2), Médico Clínico Geral (5), Médico Dermatologista (1), Médico do Trabalho (1), Médico Geriatra (1), Médico Ginecologista (3), Médico Neurologista (1), Médico Ortopedista (1), Médico Pediatra (3), Médico Plantonista (18 + 1 PNE), Médico Pneumologista (1), Médico Psiquiatra (1), Médico Radiologista (1), Médico Ultrassonografista (1), Médico Urologista (1), Professor de Língua Inglesa (3), Professor de Informática (3) e Psicopedagogo (2).
Os salários variam de R$ 771,33 a R$ 3.716,53 em função do nível de escolaridade e da jornada de trabalho, que poderá ser de 20, 30 ou 40 horas semanais.
Para participar do certame, os interessados devem se inscrever entre às 9h do dia 26 de abril de 2014 e às 15h de 25 de maio de 2014, pelo site www.gestaodeconcursos.com.br. As inscrições custam R$ 35,00 para as atividades de nível fundamental, R$ 45,00 para as de nível médio/técnico e R$ 75,00 para as de nível superior.
Haverá prova objetiva, prova dissertativa, prova prática e prova de títulos de acordo com o cargo pretendido. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 29 de junho de 2014, em horário e local divulgados posteriormente.
Este concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Unesp de Araraquara - SP abre vagas de nível fundamental e superior

O campus de Araraquara da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) está com dois concursos públicos (CPs) abertos para o provimento de quatro vagas em seu quadro de servidores.
No caso do CP 001/2014 há três vagas para Assistente Operacional II para a área de Jardinagem da Faculdade de Ciências e Letras, enquanto que no CP 025/2014 é disponibilizada uma vaga para Assistente de Suporte Acadêmico IV para a área de Operação e Manutenção de Microtomógrafos da Faculdade de Odontologia.
Em ambos os casos as jornadas de trabalho são de 40h semanais e as remunerações têm valor de R$ 1.873,89 e R$ 5.481,62. Podem participar candidatos com ensino fundamental completo e superior em Física Médica, Biomedicina ou Engenharia que tenham especialização ou mestrado.
Os interessados devem se inscrever de 10 de março de 2014 a 4 de abril de 2014 pelo sitewww.vunesp.com.br, com taxas de R$ 26,00 e R$ 51,00.
Haverá prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, assim como prova prática para todos, com conteúdo programático anexo aos editais; além de avaliação psicológica e prova de títulos para o CP 025/2014.
A validade dos certames é de dois anos e pode ser prorrogada. 
Fonte: Diário Oficial do Estado de São Paulo - páginas 180 e 183.

Unesp de Araçatuba - SP abre vagas para Auxiliar Agropecuário

Com a publicação do concurso público 009/2014, a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Araçatuba, anunciou a abertura de duas vagas para Auxiliar Agropecuário.
Os profissionais atuarão junto à Faculdade de Medicina Veterinária e receberão R$ 1.873,89 mensais por 40h semanais de trabalho.
Podem participar candidatos com ensino fundamental completo que realizem inscrição de 10 de março de 2014 a 4 de abril de 2014 pelo site www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 26,00.
Haverá prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, assim como prova prática. O conteúdo programático está anexo ao edital.
A validade do certame é de dois anos e pode ser prorrogada. 

Prefeitura de Amaturá - AM abre seleção com 137 vagas de todos os níveis

Prefeitura Municipal de Amaturá, no Estado do Amazonas, realizará o processo seletivo nº. 001/2014 visando o provimento de 137 vagas, parte delas por pessoas com necessidades especiais (PNE).
Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 11.115,93, em jornadas de 20, 30, 40 e 60 horas por semana. Os cargos disponíveis seguem na lista abaixo:
  • Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (12 + 1 PNE), Merendeiro (10 + 1 PNE), Vigia (1) e Motorista Fluvial (3 + 1 PNE);
  • Nível Médio/Técnico: Motorista de Autos (4 + 1 PNE) e Técnico em Enfermagem (10 + 2 PNE);
  • Nível Superior/Magistério: Professor (55 + 5 PNE), Professor de Magistério Indígena (2), Professor Bilíngue Ticuna/ Língua Portuguesa (2), Professor de Historia (1), Professor de Matemática (8 + 2 PNE), Professor de Língua Portuguesa (5 + 1 PNE), Professor de Ciências (1), Professor de Geografia (3 + 1 PNE), Médico (2), Enfermeiro (2) e Bioquímico (1).
Duas etapas farão parte do processo seletivo dos candidatos: analise dos documentos e avaliação de títulos, previstas para serem realizadas entre 8 e10 de março de 2014.
Para participar, os interessados devem efetuar a inscrição na Secretaria Municipal de Administração, situada na Avenida 21 de Junho, nº. 1746, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no período de 27 de fevereiro de 2014 a 7 de março de 2014. Os documentos especificados no edital precisam ser entregues.
Essa seletiva valerá por 12 meses, a partir da homologação, com chance de ser prorrogada pelo mesmo período.

Câmara de Campina Verde - MG abre concurso com salários de 3 mil

Durante os meses de abril e maio de 2014, a Câmara Municipal de Campina Verde, Minas Gerais, receberá inscrições para o concurso público 01/2014 que será executado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.
No certame são disponibilizadas duas oportunidades, sendo uma para Assessor Jurídico com salário de R$ 3.000,00 em jornadas de 20 horas semanais. O cargo requer graduação em Direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A outra vaga é para o cargo de Supervisor de Contabilidade, que exige nível médio em Técnico em Contabilidade ou superior completo em Ciências Contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Nesse caso, a remuneração é de R$ 3.000,00 para uma carga horária semanal de 40h.
Para participar, os interessados devem se inscrever entre os dias 28 de abril de 2014 e 23 de maio de 2014, pelo site www.magnusconcursos.com.br. As inscrições custam R$ 100,00 para ambos os cargos.
Todos os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva, composta por questões que versarão sobre o programa constante no edital. Sua aplicação está prevista para o dia 8 de junho de 2014, em horário e local divulgados posteriormente.
Este concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Aberta vaga para Assistente de Informática na Unesp do Litoral Paulista - SP

A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) informou que está com o concurso público 005/2014 aberto. O objetivo é o provimento de uma vaga de nível médio em seu quadro de servidores.
A oportunidade é para que o profissional trabalhe como Assistente de Informática II no campus do Litoral Paulista, em jornada de 40h semanais e com remuneração de R$ 2.768,59.
Para se inscrever o candidato deve preencher formulário de 10 de março de 2014 a 4 de abril de 2014 pelo endereço eletrônico www.vunesp.com.br, com taxa de R$ 39,00.
Haverá prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, assim como prova prática para todos os inscritos, com conteúdo programático anexo ao edital.
A validade do concurso é de dois anos e pode ser prorrogada. 

Câmara de Leme - SP retifica concurso com 9 vagas e salários de até 4,1 mil

Câmara Municipal de Leme, Estado de São Paulo, retificou o concurso público nº. 01/2014, que tem a finalidade de contratar nove profissionais.
Com data do dia 26 de fevereiro de 2014, essa retificação altera o programa da prova para o cargo de Procurador Jurídico.
Para quem possui o ensino fundamental, há quatro propostas, sendo duas no cargo de Vigia Noturno, uma no de Motorista e outra no de Copeira.
Em nível médio, estão disponíveis três vagas, duas delas para a função de Oficial Administrativo e uma para Assistente Administrativo.
Já os graduados têm duas oportunidades, ambas na colocação de Procurador Jurídico. Os salários variam de R$ 1.162,05 a R$ 4.189,56, em jornadas semanais de 30 e 40 horas.
Todos os candidatos passarão por prova objetiva, prevista para o dia 13 de abril de 2014. Também haverá prova de títulos para nível superior, além de prova prática para Assistente Administrativo, Motorista e Oficial Administrativo. O conteúdo programático está descrito no edital.
As inscrições devem ser efetuadas pelo site da organizadora, que é www.conrio.com.br, das 9h do dia 22 de fevereiro de 2014 até às 24h do dia 24 de março de 2014. Há uma taxa de R$ 20,00 para nível fundamental, R$ 30,00 para médio e R$ 40,00 para superior.
Esse certame valerá por dois anos, a contar da homologação, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

UEMA abre três vagas de nível superior com salários de até 10 mil

Começou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014, o período de inscrições para o processo seletivo 05/2014 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), destinado ao provimento de três vagas e à formação de cadastro reserva para cargos de nível superior.
As oportunidades estão divididas entre as atividades de Técnico Sênior (1), Técnico em Biologia Molecular (1) e Técnico em Histotecnologia (1), cujos salários variam de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00 para trabalhar em jornadas de 40 horas semanais.
Os profissionais serão contratados pelo período de três anos, para a realização de diagnósticos de organismos aquáticos referente ao convênio nº 054/2011- MPA/UEMA "Implantação do Laboratório Regional de Diagnósticos de Enfermidade de Crustáceos", parte integrante da Rede Nacional de Laboratórios de Diagnóstico Oficial do Ministério da Pesca e Aquicultura, localizado no Centro de Ciências Agrárias da UEMA.
Para participar da seleção, os interessados devem se inscrever até o dia 10 de março de 2014, das 14h às 17h, no Protocolo Geral da UEMA, que fica no campus Paulo VI, Tirirical, em São Luís. No local, é necessário apresentar a documentação exigida em edital e comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 100,00 para Técnico Sênior e de R$ 50,00 para os demais cargos.
Todos os candidatos serão selecionados por meio de análise curricular e entrevista sobre conhecimentos específicos e histórico profissional, previstas para ocorrer nos dias 24 e 25 de março de 2014.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Osasco - SP abre seleção com mais de 50 vagas para Médico

A prefeitura paulista de Osasco anunciou a abertura do processo seletivo 011/2014, no qual dispõe de 59 vagas para o cargo de Médico.
As oportunidades são para Plantonista nas funções de Socorrista (25), Cardiologista (1), Ortopedista (1), Ginecologista (5), Pediatra (5) e Psiquiatra (1), assim como para Diarista nas especialidades de Ginecologia (5), Pediatria (5), Clínica Geral (5), Ortopedia (1), Nefrologia (1), Endocrinologia (1), Dermatologia (1)e Hematologia (1). Os profissionais terão jornadas semanais de 12h e 20h e salários de R$ 2.674,14 e R$ 3.583,62.
Para participar deve-se ter ensino superior em Medicina, especialização na área de interesse e registro no Conselho Regional de Medicina, bem como realizar inscrição até 27 de fevereiro de 2014, das 9h às 16h, no Departamento de Administração de Recursos Humanos (rua da Saudade, nº. 62, Bela Vista). Não há taxas e o candidatos devem apresentar documentação solicitada em edital. O período começou no último dia 24 de fevereiro de 2014.
Todos os inscritos serão avaliados por meio de análise documental e entrevista técnica. A validade do certame é de um ano, a contar de sua homologação.

TRE - SP prorroga inscrição da seletiva com 850 vagas para Estagiários

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE - SP), até 27 de fevereiro de 2014, receberá inscrições para o processo seletivo que visa contratar 850 Estagiários de Direito e Administração para atuarem nas 426 Zonas Eleitorais do Estado. Também há oportunidades para pessoas com necessidades especiais.
Essas propostas são destinadas a graduandos de instituições de ensino conveniadas com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), organizadora do certame, a partir do 2º semestre do curso, exceto para o último semestre.
A bolsa para a categoria é de R$ 710,00, mais R$ 6,00 por dia de auxílio transporte, além de outros benefícios previstos na legislação. O período de estágio será de 1º de abril de 2014 a 31 de dezembro de 2014.
Para classificar os participantes, serão realizadas provas objetivas de múltipla escolha, previstas para acontecerem no dia 9 de março de 2014. O conteúdo programático consta no edital.
Os interessados devem efetuar a inscrição pelo site www.ciee.org.br, que seguem prorrogadas até às 17h do dia 27 de fevereiro de 2014.
Essa seletiva terá validade até 30 de junho de 2014. 

Prefeitura de Canas - SP abre concurso com vagas imediatas e de cadastro reserva

Começou nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2014, o período de inscrições para o concurso público 01/2014 da Prefeitura de Canas, São Paulo, que será executado pela empresa Assessoria e Gestão Integrada em Recursos Humanos (Agirh).
O certame é destinado ao provimento de 62 vagas imediatas e 41 de Cadastro Reserva (CR) para os seguintes cargos:
  • Alfabetizado - Pintor (1);
  • Nível Fundamental - Agente de Campo (4), Auxiliar de Consultório Dentário (1 + 1 CR), Ajudante Geral (8 + 4 CR), Eletricista (1 + 1 CR), Fiscal (2 + 1 CR), Mecânico (1 + 1 CR), Motorista (5 + 5 CR), Operador de Máquinas (2 + 2 CR), Operador de Máquina Costal (1), Pedreiro (3 + 2 CR), Vigia (3 + 2 CR), Auxiliar de Serviços Infantis (3 + 3 CR), Lavador de Autos (1), Merendeira (3 + 3 CR) e Monitor de Transporte Escolar (2 + 2 CR);
  • Nível Médio - Técnico em Enfermagem (2 + 2 CR);
  • Nível Superior - Cirurgião-dentista (1 CR), Dentista do PSF (1), Enfermeiro Padrão (1), Farmacêutico (1), Médico Cardiologista (1 CR), Médico Ginecologista (1 CR), Médico PSF (1 CR), Médico Pediatra (1), Médico Psiquiatra (1), Odontopediatra (1), Psicólogo (1 + 1 CR), Contador (1), Procurador Jurídico (1 + 1 CR), Professor de Educação Especial (1 + 1 CR), Professor de Ensino Fundamental I - 1ª a 4ª Série (3 + 5 CR), Professor de Ensino Fundamental II - Ciências (1) e Professor de Ensino Fundamental II nas disciplinas de Educação Artística/ Arte (1), Geografia (1), Informática I e II (1), Matemática (1) e Português (1).
As remunerações variam de R$ 745,80 a R$ 6.489,78 em função do nível de escolaridade e da jornada de trabalho, que poderá ser de 15, 20, 30 ou 40 horas semanais.
Para participar do certame, os interessados devem se inscrever até o dia 14 de março de 2014, pelo site www.agirh.org. As inscrições custam de R$ 40,00 a R$ 80,00 conforme o cargo pretendido.
Haverá prova objetiva para todos os inscritos, além de prova dissertativa para Professores, peça jurídica para Procurador Jurídico e prova prática para Motorista, Operador de Máquina Costal, Operador de Máquinas, Merendeira, Pintor e Pedreiro. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 30 de março de 2014, em horário e local divulgados posteriormente.
Este concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.Começou nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2014, o período de inscrições para o concurso público 01/2014 da Prefeitura de Canas, São Paulo, que será executado pela empresa Assessoria e Gestão Integrada em Recursos Humanos (Agirh).
O certame é destinado ao provimento de 62 vagas imediatas e 41 de Cadastro Reserva (CR) para os seguintes cargos:
  • Alfabetizado - Pintor (1);
  • Nível Fundamental - Agente de Campo (4), Auxiliar de Consultório Dentário (1 + 1 CR), Ajudante Geral (8 + 4 CR), Eletricista (1 + 1 CR), Fiscal (2 + 1 CR), Mecânico (1 + 1 CR), Motorista (5 + 5 CR), Operador de Máquinas (2 + 2 CR), Operador de Máquina Costal (1), Pedreiro (3 + 2 CR), Vigia (3 + 2 CR), Auxiliar de Serviços Infantis (3 + 3 CR), Lavador de Autos (1), Merendeira (3 + 3 CR) e Monitor de Transporte Escolar (2 + 2 CR);
  • Nível Médio - Técnico em Enfermagem (2 + 2 CR);
  • Nível Superior - Cirurgião-dentista (1 CR), Dentista do PSF (1), Enfermeiro Padrão (1), Farmacêutico (1), Médico Cardiologista (1 CR), Médico Ginecologista (1 CR), Médico PSF (1 CR), Médico Pediatra (1), Médico Psiquiatra (1), Odontopediatra (1), Psicólogo (1 + 1 CR), Contador (1), Procurador Jurídico (1 + 1 CR), Professor de Educação Especial (1 + 1 CR), Professor de Ensino Fundamental I - 1ª a 4ª Série (3 + 5 CR), Professor de Ensino Fundamental II - Ciências (1) e Professor de Ensino Fundamental II nas disciplinas de Educação Artística/ Arte (1), Geografia (1), Informática I e II (1), Matemática (1) e Português (1).
As remunerações variam de R$ 745,80 a R$ 6.489,78 em função do nível de escolaridade e da jornada de trabalho, que poderá ser de 15, 20, 30 ou 40 horas semanais.
Para participar do certame, os interessados devem se inscrever até o dia 14 de março de 2014, pelo site www.agirh.org. As inscrições custam de R$ 40,00 a R$ 80,00 conforme o cargo pretendido.
Haverá prova objetiva para todos os inscritos, além de prova dissertativa para Professores, peça jurídica para Procurador Jurídico e prova prática para Motorista, Operador de Máquina Costal, Operador de Máquinas, Merendeira, Pintor e Pedreiro. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 30 de março de 2014, em horário e local divulgados posteriormente.
Este concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.Começou nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2014, o período de inscrições para o concurso público 01/2014 da Prefeitura de Canas, São Paulo, que será executado pela empresa Assessoria e Gestão Integrada em Recursos Humanos (Agirh).
O certame é destinado ao provimento de 62 vagas imediatas e 41 de Cadastro Reserva (CR) para os seguintes cargos:
  • Alfabetizado - Pintor (1);
  • Nível Fundamental - Agente de Campo (4), Auxiliar de Consultório Dentário (1 + 1 CR), Ajudante Geral (8 + 4 CR), Eletricista (1 + 1 CR), Fiscal (2 + 1 CR), Mecânico (1 + 1 CR), Motorista (5 + 5 CR), Operador de Máquinas (2 + 2 CR), Operador de Máquina Costal (1), Pedreiro (3 + 2 CR), Vigia (3 + 2 CR), Auxiliar de Serviços Infantis (3 + 3 CR), Lavador de Autos (1), Merendeira (3 + 3 CR) e Monitor de Transporte Escolar (2 + 2 CR);
  • Nível Médio - Técnico em Enfermagem (2 + 2 CR);
  • Nível Superior - Cirurgião-dentista (1 CR), Dentista do PSF (1), Enfermeiro Padrão (1), Farmacêutico (1), Médico Cardiologista (1 CR), Médico Ginecologista (1 CR), Médico PSF (1 CR), Médico Pediatra (1), Médico Psiquiatra (1), Odontopediatra (1), Psicólogo (1 + 1 CR), Contador (1), Procurador Jurídico (1 + 1 CR), Professor de Educação Especial (1 + 1 CR), Professor de Ensino Fundamental I - 1ª a 4ª Série (3 + 5 CR), Professor de Ensino Fundamental II - Ciências (1) e Professor de Ensino Fundamental II nas disciplinas de Educação Artística/ Arte (1), Geografia (1), Informática I e II (1), Matemática (1) e Português (1).
As remunerações variam de R$ 745,80 a R$ 6.489,78 em função do nível de escolaridade e da jornada de trabalho, que poderá ser de 15, 20, 30 ou 40 horas semanais.
Para participar do certame, os interessados devem se inscrever até o dia 14 de março de 2014, pelo site www.agirh.org. As inscrições custam de R$ 40,00 a R$ 80,00 conforme o cargo pretendido.
Haverá prova objetiva para todos os inscritos, além de prova dissertativa para Professores, peça jurídica para Procurador Jurídico e prova prática para Motorista, Operador de Máquina Costal, Operador de Máquinas, Merendeira, Pintor e Pedreiro. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 30 de março de 2014, em horário e local divulgados posteriormente.
Este concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Motuca - SP abre vagas de níveis médio e superior

Prefeitura Municipal de Motuca, Estado de São Paulo, realizará o concurso público nº. 01/2014 visando o provimento de 15 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva
Para profissionais de nível médio completo, o cargo de Agente Comunitário de Saúde está com oito propostas.
Já os graduados têm sete oportunidades na colocação de Médico Plantonista, além de cadastro reserva para Terapeuta Ocupacional e Psicólogo. Os salários variam de R$ 865,19 a R$ 2.193,16, além de R$ 41,60 por hora/ plantão.
A triagem dos candidatos será por meio de prova objetiva, com data prevista para 20 de abril de 2014. O conteúdo programático consta no edital.
Para participar, os interessados devem se inscrever no site da organizadora, que é www.conrio.com.br, das 9h do dia 25 de fevereiro de 2014 até às 24h do dia 25 de março de 2014, além de pagar uma taxa de R$ 25,00 para nível médio e R$ 50,00 para superior.
Esse certame valerá por dois anos, a contar da homologação, com chance de ser prorrogado pelo mesmo período.

EGR - RS abre concurso público com mais de 40 vagas e salários de até 5,1 mil

Teve início nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2014, o período de inscrições para o concurso público 01/2014 da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que será executado pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).
O certame visa o provimento de 41 vagas e à formação de Cadastro Reserva (CR) para diferentes áreas. Dentre as oportunidades, algumas são reservadas para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e outras para Pessoas Negras ou Pardas (PNP) nas seguintes funções:
  • Nível Médio/Técnico - Técnico Eletrotécnico (7 + CR + 2 PNE + 2 PNP) e Assistente Administrativo (5 + CR + 1 PNE + 1 PNP);
  • Curso Profissionalizante - Desenhista (1), Topógrafo (1 + 1 PNE) e Laboratorista de Solos e Pavimentos (1 + 1 PNE);
  • Nível Superior - Analista de Sistemas (CR), Engenheiro Civil (7 + 1 PNE + 1 PNP), Engenheiro Civil Rodoviário (6 + 1 PNE + 1 PNP) e Engenheiro Ambiental (1).
Os profissionais serão lotados nas cidades de Porto Alegre, Boa Vista do Sul, Candelária, Campo Bom, Coxilha, Cruzeiro do Sul, Encantado, Flores da Cunha, Gramado, Portão, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Três Coroas, Venâncio Aires e Viamão. As remunerações variam de R$ 1.713,19 a R$ 5.178,42 em jornadas de 40 horas semanais.
Para participar do certame, os interessados devem se inscrever até o dia 13 de março de 2014, pelo site www.fdrh.rs.gov.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 63,69 para cargos de nível médio/técnico e de R$ 145,21 para os de nível superior.
Haverá prova objetiva (veja programas e bibliografias no edital) para todos os inscritos, além de prova de títulos para as atividades que exigem nível superior. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 27 de abril de 2014, em horário e local divulgados posteriormente.
Este concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Cariacica - ES abre seleção com mais de 40 vagas

A Prefeitura Municipal de Cariacica, Espírito Santo, informa a todos que está com inscrições abertas para o Processo Seletivo regido pelo Edital nº 001/2014, destinado a contratar 43 profissionais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior para atuação no Programa de Saúde da Família - PSF.
O certame dispõe de vagas para Médico (01 + CR); Analista Municipal de Nível Superior nas funções de Enfermeiro (12 + CR); Assistente Social (07 + CR); Odontólogo (06 + CR); Técnico Nível Médio - Enfermagem (10 + CR); Auxiliar Consultório Dentário (07 + CR).
Aos aprovados será pago remuneração entre R$ 745,86 a R$ 4.622,43, acrescidas de gratificações, correspondentes a jornadas de 40h semanais de trabalho.
Para se inscrever os profissionais devem comparecer entre os dias 26 de fevereiro de 2014 a 14 de março de 2014, no Centro de Conhecimento da Prefeitura Municipal de Cariacica, localizado na BR - 262 Km 3,0, nº 3.700, Alto Lage. O horário de atendimento é das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. No ato da inscrição deve-se entregar os documentos mencionados no edital.
Todos os inscritos no Processo Seletivo serão selecionados mediante Prova de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório. E a validade deste Processo é de um ano a partir da data de divulgação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.