segunda-feira, 26 de maio de 2014

Biografia e composições de John William Coltrane



John William Coltrane (Hamlet, Carolina do Norte, 23 de setembro de 1926 — Long Island, Nova Iorque, 17 de julho de 1967) foi um saxofonista e compositor de jazz norte-americano, habitualmente considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor do jazz e um dos maiores jazzistas e compositores deste gênero de todos os tempos. Sua influência no mundo da música ultrapassa os limites do jazz, indo desde o rock até à música erudita. Começou a ser conhecido como virtuose do saxofone nas bandas de Dizzie Gillespie e Miles Davis. Mais tarde, editou seu primeiro álbum solo com o título Round About Midnight. 

Em 1960 formou sua própria banda. Com ela, exerceu grande influência na cena do jazz, fenômeno que perdurou até depois de sua morte prematura. Coltrane desenvolveu a sua própria técnica saxofonística, utilizando sobreposições rápidas de tons que, por processo de improvisação livre, desembocavam num crescente afastamento da base melódica inicial. Seu álbum Ascension (1965) é considerado uma grande referência da história do free jazz.

Coltrane faleceu em decorrência de câncer do fígado no Hospital Huntington em Long Island - Nova Iorque, em 17 de julho de 1967 com 40 anos de idade. Numa entrevista em 1968, o saxofonista Albert Ayler revelou que Coltrane estava consultando um curandeiro hindu para se tratar, ao invés de usar a medicina ocidental, fato negado mais tarde por Alice Coltrane. Em ambos os casos, no entanto, o tratamento convencional seria inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário