quarta-feira, 26 de março de 2014

Maria-leque-do-sudeste - Características, alimentação, reprodução e hábitos

A maria-leque-do-sudeste é uma ave passeriforme da família Onychorhynchidae.

Seu nome significa: do (grego) onux = unha, garra; e rhunkhos = bico; onychorhynchus = bico em forma de garra; e de swainsoni, swainsonii = homenagem ao artista, naturalista, e coletor de espécies inglês William Swainson (1789 - 1855). ⇒ (Ave) com bico em forma de garra de Swainson.



Características

Mede 17 cm de comprimento. Essa curiosa espécie da família apresenta um cocar encrespado muito desenvolvido. O macho apresenta o leque vermelho e a fêmea laranja.



maria-leque-do-sudeste macho

maria-leque-do-sudeste fêmea









Alimentação

Com seu bico chato em forma de pinça, captura insetos alados dotados de grandes asas tais como borboletas e libélulas, ou perigosos insetos dotados de ferrões venenosos, como certas mamangavas e vespas. As longas cerdas que cercam a base do bico ampliam sua capacidade de aprisionar grandes insetos. Após capturarem uma presa em pleno ar, retornam ao poleiro de onde partiram, batendo-a de encontro ao galho para se livrarem dos perigosos ferrões ou de suas grandes asas.



Reprodução

Constrói um ninho em forma de bolsa que mede de 0,6 a 2,0 metros de comprimento, com musgo, folhas secas, e outras fibras vegetais. Esses ninhos longos são tecidos na extremidade de galhos finos em bordas de encostas íngremes ou sobre córregos no interior de matas.

Hábitos

Ocorre na Mata Atlântica entre 0 e 800 metros de altitude, como substituta da maria-leque. Usualmente encontrados em casais, acompanham bandos mistos pelos estratos baixos, tanto na mata primária quanto na secundária.



Distribuição Geográfica

Ocorre de Minas Gerais e Espírito Santo à Santa Catarina.

Fonte: www.wikiaves.com.br/maria-leque-do-sudeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário