terça-feira, 8 de abril de 2014

Biografia de Louis Pasteur - quem é, vida, estudos e teorias


Louis Pasteur

Químico e microbiologista francês (1822-1895). Nasce em Dôle e estuda em Besançon e Paris. Filho de um curtidor e ex-sargento de Napoleão. Forma-se em 1847 e leciona em escolas de Estrasburgo, Lille e Paris. 

Em 1867, torna-se professor da Universidade de Sorbonne. Descobre que a putrefação e a fermentação são causadas por micoorganismos, o que inpulsiona o estudo das doenças contagiosas.

Pasteur desenvolveu estudos importantes para a ciência, principalmente sobre o ácido tartárico, o que contribui muito para a evolução da estereoquímica. Mas foi na realização de pesquisas sobre as doenças infecciosas que sua carreira de cientista tomou um rumo mais significativo. Pasteur conseguiu provar que as doenças infecciosas eram causadas por germes.


Outra enorme contribuição de Pasteur foi através da imunologia: a criação de um método de prevenção contra a raiva, doença transmitida por cães e morcegos. O cientista obteve a vacina a partir da saliva dos animais infectados em outros animais sadios.

Numa experiência em 1881, demonstra que carneiros e vacas inoculados com o bacilo da bactéria carbunculosa ficam protegidos contra a doença. Desenvolve as vacinas anti-rábica e contra a cólera das galinhas em 1885. Em 1888, inaugura em Paris o Instituto Pasteur, dedicado a estudo bioquímicos, no qual trabalha até morrer.

Louis Pasteur foi membro da Academia de Ciências e da Academia Francesa.  Morreu no dia 28 de setembre de 1895 em Villenueve-L'Etang. Em seu túmulo se leem suas palavras: Feliz aquele que leva consigo um ideal, um Deus interno, seja o ideal da pátria, o ideal da ciência ou simplemente as virtudes do Evangelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário