
O tomate pode ajudar a prevenir e combater doenças de tipo coronário, segundo um estudo elaborado por cientistas da universidade de Cambridge e da fundação de hospitais dessa instituição acadêmica.
De acordo com a investigação, divulgada hoje, um poderoso antioxidante encontrado nos tomates pode contribuir aos benefícios para a saúde derivados da dieta mediterrânea.
Os analistas acreditam inclusive que uma dose diária de ketchup poderia melhorar significativamente o funcionamento dos vasos sanguíneos em pacientes com problemas de coração.
Para chegar a essas conclusões, os participantes do estudo tomaram uma pílula com um suplemento chamado 'Ateronon', que contém sete miligramas de licopeno, a substância responsável pela cor vermelha do tomate.
A substância é dez vezes mais potente que a vitamina E e estudos prévios mostraram que é mais efetiva se for consumida em forma de purê, como ketchup, ou com azeite de oliva.
No entanto, os cientistas da Universidade de Cambridge e a Cambridge University Hospitals NHS Truste - Fundação de Hospitais da Saúde Pública da Universidade de Cambridge - consideraram que ainda é necessário realizar mais estudos para demonstrar que ela realmente funciona.
Existem evidências científicas que provam que uma dieta em estilo mediterrâneo, rica em tomates assim como em outro tipo de frutas e verduras e azeite de oliva, é benéfica para a saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário