quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

As 10 plantas mais esquisitas do planeta

01. Welwitschia Mirabilis: a planta mais resistente do mundo

Welwitschia Mirabilis, a planta mais resistente do mundo
Não há realmente nada como essa planta. A Welwitschia Mirabilis, encontrada na Namíbia, consiste de apenas duas folhas e um caule robusto com raízes. Isso é tudo! As folhas continuam crescendo, o caule engrossa e pode crescer até quase 2 metros de altura e 8 metros de largura. Sua vida útil estimada é de 400 a 1.500 anos. Ela pode sobreviver até cinco anos sem chuva. Dizem que a planta é muito saborosa até mesmo crua.

02. Dionaea muscipula: Dioneia

Dionaea muscipula, Dioneia
A Dioneia é a mais famosa de todas as plantas carnívoras, devido à natureza ativa e eficaz das suas armadilhas únicas. Pode ser famosa, mas também está ameaçada. Duas folhas articuladas da planta são cobertas de pêlos finos sensíveis que detectam a presença de tudo, desde formigas até aracnídeos.

03. Rafflesia arnoldii: A maior flor do mundo

Rafflesia arnoldii: A maior flor do mundo
Há uma flor exótica e rara que pode ter 3 metros de diâmetro e pesar até 24 quilos, mas certamente você não gostaria de te-la no quintal. Nativa da Indonésia, ela libera um odor extremamente forte. Esse cheiro horrível atrai insetos polinizadores que ajudam a perpetuar a espécie.

04. Desmodium gyrans: a planta dançante

Darwin chamou a planta de Hedysarum; botânicos modernos a chamam de Desmodium Gyrans, ou mais corretamente Codariocalyx Motorius. Seu nome comum é ‘planta dançante’ ou ‘planta telégrafo’. As folhas laterais pequenas giram em seu eixo, movendo em movimentos abruptos sob a influência mais leve de toque, luz do sol, calor ou vibrações pequenas, inclusive música!

05. Euphorbia obesa: a planta-baseball

Euphorbia obesa, a planta-baseball
Essa planta ornamental é nativa da África do Sul. A colheita insustentável por coletores de plantas que valorizam a curiosa espécie afetou severamente as populações selvagens. Consequentemente, a legislação nacional e internacional foram promulgadas para proteger as populações remanescentes.

06. Amorphophallus titanum: a Flor Cadáver

Amorphophallus titanum, a Flor Cadáver
Uma flor mais alta do que um homem e fedendo fortemente a carne podre soa como um elemento de um filme de ficção científica de baixo orçamento. Mas a Amorphophallus titanum arum, da Indonésia, é bem real e conhecida pelos habitantes locais. Devido à sua fragrância que lembra o cheiro de um mamífero em decomposição, ela é também conhecida como “flor cadáver”.

07. Baobab: Árvore garrafa

Baobab, Árvore garrafa
Baobab é o nome comum de um gênero (Adansonia) que contém oito espécies de árvores nativas de Madagascar e Austrália. Também conhecida como Árvore Garrafa, essas árvores tipicamente armazenam cerca de 300 litros de água. Por isso que muitas vezes vivem mais de 500 anos!

08. Dracaena cinnabari: Árvore sangue de dragão

Dracaena cinnabari, Árvore sangue de dragão
É uma das mais marcantes árvores de Socotra. Foi descrita formalmente por Isaac Bayley Balfour em 1882. Sua seiva vermelha era sangue de dragão para os antigos, que a utilizava para fins medicinais e corante.

09. Mimosa pudica: a planta tímida ou dormideira

Mimosa pudica, a planta tímida ou dormideira
Seu nome se deve à forma como os folíolos das folhas se juntam quando ela é tocada ou exposta ao calor, reabrindo após alguns minutos. A espécie é nativa da América do Sul e América Central.

10. Selaginella lepidophylla: a Planta da Ressurreição

Selaginella lepidophylla, a Planta da Ressurreição
Também conhecida como Rosa de Jericó, a Selaginella lepidophylla é uma espécie de planta do deserto conhecida por sua capacidade de sobreviver à dessecação quase completa; durante o tempo seco em seu habitat nativo, suas hastes se enrolam em uma bola apertada e desenrolam quando ela é exposta à umidade. A planta é nativa do Deserto de Chihuahua. [Oddee]

Nenhum comentário:

Postar um comentário