quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Kepler descobre um bizarro planeta ‘cambaleante’

Imagine viver em um planeta com estações tão irregulares que você dificilmente saberia o que vestir. Essa é a situação em um estranho mundo cambaleante encontrado pelo agora inativo telescópio espacial Kepler, da NASA.
Kepler descobre um bizarro planeta cambaleante
O planeta, denominado Kepler-413b, precessa (oscila) descontroladamente seu eixo de rotação. A inclinação do eixo de rotação do planeta pode variar em até 30 graus ao longo de 11 anos, levando a mudanças rápidas e irregulares nas estações do ano. Em contraste, a precessão de rotação da Terra é 23,5 graus em mais de 26 mil anos. Os pesquisadores estão espantados com o anormal planeta recém-descoberto.
Kepler 413-b está localizado a 2.300 anos-luz de distância na constelação de Cygnus. Ele orbita um par de estrelas anãs vermelhas a cada 66 dias. A órbita do planeta ao redor das estrelas binárias parece oscilar também, porque o plano de sua órbita está inclinado 2,5 graus em relação ao plano da órbita do par de estrelas.
O Kepler encontrava planetas detectando variações no brilho de uma estrela, que indicam a presença de um planeta. No ano passado, a sonda sofreu uma falha e não está funcionando mais. Todavia, ela deixou uma tonelada de dados a serem estudados pelos astrônomos.
Os astrônomos ainda estão tentando explicar por que este planeta oscila tanto e está fora de alinhamento com suas estrelas. Uma hipótese é que existem outros corpos planetários no sistema que influenciam significamente sua órbita. Ou pode ser que essa influência gravitacional esteja vindo de uma terceira estrela próxima ainda não detectada.
Mesmo com tantas mudanças de estação, Kepler-413b é muito quente para a vida como a conhecemos. Como ele orbita suas estrelas de perto, a temperatura em sua superfície é muito quente para que a água líquida exista na superfície. O planeta possui 65 vezes a massa da Terra. [ScienceDaily]
Fonte: misteriosdomundo.com/kepler-descobre-um-bizarro-planeta-cambaleante

Nenhum comentário:

Postar um comentário