domingo, 2 de fevereiro de 2014

Lanche do Burger King pode ter menos calorias do que salada; entenda

Acompanhamentos que dão sabor a algumas saladas podem deixar o prato mais calórico do que fast food, alertam especialistas Foto: Getty Images

Para aqueles que estão de olho no próprio peso e, por isso, preferem uma saladinha de restaurante do que fast food, vale repensar. Uma refeição que inclui antepastos, salada como entrada e mais um acompanhamento pode alcançar em média 1494 calorias. Comparada com o gorduroso Big Mac, que tem 1130 calorias, a opção se torna menos atrativa para quem busca boa forma. E até mesmo uma simples salada, com muitos ingredientes, pode se tornar uma bomba calórica. As informações são do Journal of Nutrition Education and Behavior, reproduzidas pelo site do Daily Mail.
Margo Wootan, diretora das políticas de nutrição do Center for Science in the Plubic Interest, afirma que o cálculo de calorias em restaurantes que não são de rede – que, pela lei, não são obrigados a divulgar as suas informações nutricionais – pode ser aproximar dos valores de grandes redes como Applebee’s e Chili’s and Olive Garden, onde uma salada pode ser pior do que um sanduíche.“Muitas pessoas pensam que fast food é o pior, mas nem sempre é este o caso”, observa. 
Um Burger King Whopper com queijo, por exemplo, tem 710 calorias. Em compensação, uma salada ceasar, com frango grelhado, do Applebee’s, tem 800 calorias; sendo que o x-burguer deste mesmo restaurante apresenta 940 calorias. A Food and Drug Administration e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomendam um consumo diário de 2 mil calorias.
Os antepastos e aperitivos podem ser eliminados da refeição se você está buscando algo mais light. Pesquisadores da Drexel University descobriram que eles podem trazer uma média de 804 calorias a mais à refeição – se assemelhando ao valor calórico de um prato.​
Enquanto os acompanhamentos servidos em restaurantes trazem em média 289 calorias, um drinque alcoólico típico tem 244 calorias, mais do que a média de uma bebida não alcóolica, com 161 calorias. Sobremesas acrescentam 700 calorias à conta.
E de acordo com pesquisadores da University of Toronto, que examinaram o nível calórico, de sódio, gordura e colesterol de 685 refeições e 156 sobremesas de restaurantes canadenses, cada refeição tem me média 1128 calorias.
Mary Scourboutakos, autora do estudo, disse que enquanto uma salada de restaurante tem em média 657 calorias – mais do que a maioria dos hambúrgueres de redes de fast food – existem algumas opções que chegam a conter mais de 1370 calorias. “Enfrentar o perfil nutricional de refeições dos restaurantes deve ser uma grande prioridade de saúde pública", explicaram os pesquisadores.
Mary afirma que existem alguns ingredientes de alto teor calórico que podem ser eliminados ao fazer um pedido em restaurante. “Ao pedir uma salada, fique de olho nos ingredientes não-vegetais, como croutons, bacon e queijo. Sempre peça à parte, assim você pode controlar o quanto vai adicionar."
Evitar frituras, pular a entrada ou pedir porções menores, além de deixar de lado as bebidas alcoolicas, sobremesas e aperitivos também são boas dicas. “Como nossa pesquisa mostrou, você já está quase no limite do seu dia, apenas com a refeição”, ressalta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário