quarta-feira, 16 de abril de 2014

Biografia e obras de Xenofonte

Xenofonte (em grego antigo: Ξενοφῶν, transl.: Xenophō̃n; ca. 430 a.C. — 355 a.C.) foi um historiador, soldado e escritor grego. É conhecido pelos seus escritos sobre a história do seu próprio tempo e pelos seus discursos de Sócrates. A data de nascimento de Xenofonte não é conhecida. Na sua Anábase, que narra acontecimentos ocorridos entre 401 e 399 a.C., é sugerido que Xenofonte seria um pouco mais novo que o seu amigo Próxeno, o qual tinha cerca de trinta anos aquando dos acontecimentos . A maioria dos estudiosos coloca portanto a sua data do seu nascimento no ano 430 a.C. ou um pouco depois. Xenofonte era originário de uma família rica e influente em Atenas . Como tal, terá participado nos recontros finais da Guerra do Peloponeso incorporado nas fileiras da aristocrática cavalaria ateniense .

Quando jovem, Xenofonte participou na expedição contra Artaxerxes II, liderada pelo próprio irmão caçula do imperador persa, Ciro, o Jovem, em 401 a.C. Xenofonte diz que se aconselhou com o veterano Sócrates se deveria ou não ir com Ciro, e Sócrates indicou-lhe o oráculo de Delfos. Sua pergunta ao oráculo, no entanto, não foi de aceitar ou não o convite de Ciro, mas "para qual dos deuses deveria rezar e prestar sacrifício, para que pudesse completar sua pretendida jornada e retornar em segurança, com bons resultados". O oráculo lhe disse para quais deuses. Quando Xenofonte retornou a Atenas e contou para Sócrates o conselho do oráculo, Sócrates o reprimiu por fazer a pergunta errada ao oráculo, mas disse: "Já que você fez essa pergunta, você deve fazer o que alegrará o deus." (Esse é o único relato de contato pessoal entre Sócrates e Xenofonte em todos seus escritos.)

Seu livro "Ditos e Feitos memoráveis de Sócrates", embora muito menos profundo que as obras de Platão, é a segunda fonte mais importante sobre a pessoa e o pensamento de Sócrates. Na obra, Xenofonte apresenta Sócrates como conhecedor de diversos assuntos que não faziam parte das matérias usualmente ensinadas pelos professores de Atenas.

Todas as obras de Xenofonte foram conservadas.Costuma-se dividi-las em três grupos: as históricas ("Anábase", "Helênicas", "A Educação de Ciro"); as socráticas ("Memoráveis", "Apologia de Sócrates", "O Banquete", "Econômico") e as menores ("A Constituição dos Lacedemônios", "O Comandante de Cavalaria", "Hieron", "Da Equitação", "As Rendas").

Sua concepção de vida, tradicionalista, aristocrática e antidemocrática, seguia as idéias espartanas. Como bom ateniense, de personalidade marcante, gostava de discutir e argumentar seus pensamentos e atos. Seu estilo simples, elegante e correto é um marco da literatura grega.

Em 396, três anos após a morte de Sócrates, a serviço dos espartanos, foi banido de Atenas. No exílio, perto de Olímpia, teria escrito grande parte de sua obra.

Principais obras de Xenofonte

  • Anábase
  • Educação de Ciro ou Ciropédia
  • Helênicas
  • Agesilau
Obras socráticas e diálogos
  • Memoráveis ou Ditos e feitos memoráveis de Sócrates
  • Econômico
  • Simpósio (Banquete)
  • Apologia de Sócrates
Pequenos tratados
  • Da equitação ou Sobre cavalaria
  • O comandante de cavalaria ou O general de cavalaria
  • Hieron
  • As rendas
  • Constituição dos Lacedemônios ou Constituição de Esparta
Além desses, existe também um pequeno tratado que acreditava-se ser de autoria de Xenofonte, mas o qual foi escrito provavelmente quando Xenofonte tinha em torno de cinco anos, sobre a Constituição de Atenas. Foi encontrado em manuscritos juntamente com outras pequenas obras de Xenofonte, como se ele a tivesse escrito. O autor, comumente chamado de "Velho Oligarca", detesta a democracia de Atenas e as classes mais pobres - mas argumenta que as intituições de Péricles são bem estruturadas para seus deploráveis propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário