domingo, 24 de maio de 2015

Saiba quais hábitos favorecem o envelhecimento da pele.

Cedo ou tarde, uma hora a mulher cai em si e começa a se preocupar com a aparência da sua pele. Assim como a gente, nossa pele também amadurece com os passar dos anos. 

Com o passar dos anos, as linhas de expressão ficam mais acentuadas. Além disso, a flacidez, o surgimento das rugas e a falta de luminosidade são características decorrentes do envelhecimento da pele.    

Então, de nada adianta recorrer a tratamentos estéticos ou produtos de última geração se não cuidamos corretamente da pele. E isso quer dizer evitar hábitos que prejudicam a saúde e, ainda, favorecem o envelhecimento. 

Dentre eles, o cigarro, o excesso no consumo de açúcar e álcool, além do estresse. Descubra o que você pode estar fazendo de errado e, consequentemente, contribuindo para o envelhecimento precoce da sua pele.  


O que você deve fazer 

Não fumar – se um cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos, quem fuma mais de um por dia terá pele grossa e amarelada, sem viço e opaca, devido à alta concentração de nicotina. Além disso, o fumo provoca distúrbios no metabolismo e aceleram a perda de colágeno, células que dão sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. Por fim, o ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e dos olhos, uma vez que o fumante fecha-os parcialmente para protegê-los da fumaça. 

Combata o estresse – casos de estresse emocional alteram os hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina. De acordo com especialistas, isso aumenta a oleosidade da pele, favorecendo o surgimento da acne. Além disso, o estresse diminui as defesas do organismo. Assim, a pele fica mais propícia a doenças e infecções como herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e vitiligo.

Proteja-se da poluição – segundo profissionais, os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que quando absorvida pela pele aumenta as reações de oxidação e formação de radicais livres. Para entender melhor, saiba que a oxidação é um processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células. Então, o excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do nosso organismo. Para evitar essa reação, devemos usar protetor solar e hidratante diariamente, além de fazer a higienização para eliminar impurezas.


Beba muita água – entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, dentre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. Se ao apertar a pele notar que ela demora a voltar a seu estado normal, significa que está desidratada e flácida. A água não só hidrata a pele, deixando-a firme, como também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a saúde dela. Por isso, devemos beber dois litros d’água por dia. 

Evite o consumo de açúcares e gordura em excesso – quando consumidos em excesso, o açúcar é responsável por um processo de envelhecimento celular chamado “glicação”. De acordo com especialistas, ele se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez delas. Desta forma, essas proteínas perdem a função de elasticidade, provocando flacidez e rugas na pele. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, favorecendo o surgimento da gordura localizada e da celulite.

Siga uma alimentação equilibrada – uma dieta equilibrada, rica em vegetais, frutas, leguminosas, cereais e hortaliças, protegem a pele contra os radicais livres, são verdadeiros inimigos. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos agem como antioxidantes naturais, neutralizando a ação destes radicais. Por isso, não pode faltar em nosso cardápio alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos) e vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas).

Evite as noites mal dormidas – enquanto dormimos, produzimos hormônios rejuvenescedores como melatonina e o hormônio do crescimento, chamados também de calmantes e reparadores. A insônia provoca estresse, não dando tempo para o organismo descansar. Assim, a pele fica sem viço e com olheiras. 

Fuja do sedentarismo – atividades físicas trazem benefícios para o corpo, a mente e a pele. Além de favorecer a boa circulação sanguínea, melhora o metabolismo do organismo, evitando, assim, o processo de glicação. Ainda combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Por fim, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.

Fonte: Na Telinha / UOL http://natelinha.ne10.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário