quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Lobo-Guará - Características, habitat, alimentação e reprodução


Maned Wolf 11, Beardsley Zoo, 2009-11-06.jpg

É o maior canídeo nativo da América do Sul e a única espécie do seu gênero, Chrysocyon, também conhecido como guará, aguará e aguaraçu. A espécie não está diretamente ligada a nenhum outro gênero de canídeos e aparentemente é uma relíquia da fauna pleistocênica da América do Sul, que desapareceu, na maioria, após a formação do Istmo do Panamá.


Características

Possui pernas longas, pelagem longa de cor laranja-avermelhado , orelhas grandes e uma crina negra no dorso, nas patas dianteiras e de mais da metade das patas traseiras. A garganta e a parte interna das orelhas são brancas. Cerca de 44% do comprimento da cauda tem cor branca, mas a proporção varia entre indivíduos. 

O lobo-guará pode medir até 1 m de altura. Seu comprimento cabeça-corpo é de 1,2 a 1,3 m. A altura no ombro dos animais adultos oscila entre 74 e 78 cm, enquanto que o peso varia de 20 e 23 kg.

Habitat

Vive em habitats abertos, como campos, cerrados e veredas e campos úmidos. O lobo-guará habita as pradarias e matagais da América do Sul central, com distribuição geográfica indo desde a foz do rio Parnaíba, no nordeste do Brasil, passando pelas terras baixas da Bolívia, o oeste dos Pampas del Heath, no Peru e o chaco paraguaio, até o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Alimentação

A dieta é variada, indo desde frutos até pequenos vertebrados. Ataca pequenos mamíferos roedores e aves, mas a sua dieta tem uma forte componente onívora. Estes animais são bastante dependentes da lobeira (Solanum lycocarpum) e estabelecem, com esta planta, uma relação simbiótica: sem os frutos da lobeira, o lobo-guará morre de complicações renais causadas por nemátodos. Em contrapartida, o guará tem um papel fundamental na dispersão das sementes dessa planta.  

Reprodução

É uma espécie que vive sozinha, cujos indivíduos se juntam em casais apenas na época reprodutiva. O tamanho da área ocupada por casais é bem variável, ao longo de sua distribuição, podendo chegar até 115 km². Os machos ajudam as fêmeas a cuidar dos filhotes. 

A gestação dura em média 65 dias e resulta em ninhadas de até seis crias sendo dois o número médio de crias que nascem entre junho e setembro. Os filhotes nascem pretos, com a ponta da cauda branca e pesam entre 340 e 410 g. Os lobos-guará atingem sua maturidade sexual com um ano de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário