quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Quase 5 milhões de contas do Snapchat vazaram com seus telefones

Infelizmente a primeira notícia de 2014 não é de algum recorde de vendas, ou de um produto novo, ou da ressaca do réveillon de ontem. Durante esta madrugada, 4,6 milhões de nomes de usuários e seus respectivos telefones vazaram na internet, todos vindo da mesma fonte: o aplicativo social Snapchat.
Dados, muitos dados, do Snapchat vazam na web
Dados, muitos dados, do Snapchat vazam na web
Todo este conteúdo está em um site chamado SnapchatDB, que está fora do ar neste momento - mas que tirar do ar não elimina os dados vazados, né? Estes dados foram coletados logo após o alerta da semana passada, emitido por uma tal empresa chamada Gibson Security, que mostrou quão fácil seria tirar todos os nomes e telefones de dentro do banco de dados do serviço de troca de fotos. Na véspera do natal deste ano a empresa até publicou como seria o roubo de informações, que poderia vir direto de duas falhas existentes na segurança do Snapchat que estão na API do app que existe para Android e iOS.
O Snapchat até que emitiu uma nota falando que estava de olho nestas falhas, mas que não funcionou. Alguém foi lá e pegou todos estes nomes e telefones dos usuários e espalhou pela internet. "Teoricamente, se alguém fosse capaz de subir dados tão gigantescos com números de telefones, como de um DDD inteiro, ou todos os números de telefone dos Estados Unidos, eles poderiam criar uma base de dados que encaixaria números de telefone com nomes de usuários que temos. No ano passado nós implementamos várias formas de segurança para dificultar esta tentativa", diz o comunicado oficial do Snapchat. Bem, aconteceu.
A falha já foi plenamente corrigida e mais dados - PROVAVELMENTE - não escoarão mais pela mesma torneira. De acordo com os chapas doTheNextWeb, há um site que pode afirmar se seu nome de usuário está na lista dos 4,6 milhões vazados, é só clicar aqui e depois inserir o seus dados lá na caixa de texto do endereço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário