quinta-feira, 10 de julho de 2014

Gel que reduz em 85% o contágio de HIV é apresentado por pesquisadores

Pesquisadores espanhois conseguiram desenvolver um gel que pode evitar o contágio do HIV por meio de relações sexuais. O produto pode ser aplicado na vagina ou no reto.

O medicamento ainda está em fase pré-clínica, mas nos experimentos com ratos, a eficácia foi de 85%, informou Ángeles Muñoz, chefe de seção do laboratório de Inmubobiologia Molecular do Hospital Gregorio Marañón. 

Ainda foi informado que, em testes in vitro, a combinação do gel com remédios antirretrovirais gerou sucesso de 100% à experiência. 

Os responsáveis pela pesquisa disseram que o remédio deve chegar ao mercado entre três e cinco anos. Ainda é necessário encontrar uma instituição que possa custear os testes em humanos, para que a eficácia do experimento realizado em animais seja confirmada. 

Ángele Muñoz disse que o produto tem eficácia de 18 a 24 horas, ou seja, nesse período, a relação sexual não apresentaria riscos de contágio. A aplicação do gel precisaria ser feita de 4 a 8 horas antes do ato sexual. 

A pesquisadora ressalta que o gel não funciona como contraceptivo, portanto, os homens que utilizarem o produto poderão procriar: "A molécula que utilizamos não altera a fertilidade dos espermatozoides", disse ela em coletiva de imprensa para apresentação do produto. 

Com informações do jornal 'O Globo'. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário