domingo, 20 de agosto de 2017

Biografia, vida e características do governo de Artur Bernardes


Artur da Silva Bernardes foi um advogado e político brasileiro . Nasceu em Viçosa, Minas Gerais, no dia 18 de agosto de 1875. Filho de um funcionário público português, estudou no colégio do Caraça e foi para Ouro Preto, onde trabalhou no comércio para custear os estudos da faculdade de direito. Terminou o curso em São Paulo em 1900.

De volta à Viçosa, casou-se em 1903 com Célia, filha de Carlos Vaz de Melo, figura de grande influência política na região, e tornou-se herdeiro político do sogro. Foi eleito deputado estadual em 1907, federal em 1909 e, em 1918, presidente do Estado de Minas Gerais (equivalente ao atual cargo de governador).

Entre 1922 e 1926, foi eleito presidente da República e assegurou alguns direitos trabalhistas, como férias anuais de 15 dias para empregados do comércio, da indústria e de bancos. Seu governo foi marcado pelas revoltas tenentistas, em que setores militares pediam moralização da política e a volta das liberdades públicas, todos duramente reprimidos.

Artur Bernardes foi o pioneiro da siderurgia em Minas Gerais e sempre se bateu pela ideologia nacionalista e de defesa dos recursos naturais do Brasil.

Atuou na Revolução de 1930, mas voltou-se contra Getúlio Vargas, apoiando a Revolução Constitucionalista de 1932. Derrotado, exilou-se em Portugal até 1934, quando foi sancionada a Constituição da República. Eleito deputado federal nesse mesmo ano, exerceu o cargo até a instauração do Estado Novo, em 1937. Participou do movimento pela redemocratização em 1945 e da Assembléia Constituinte no ano seguinte. Reeleito em 1954, engajou-se na campanha em favor do monopólio estatal do petróleo. Morreu no Rio de Janeiro em 23 de março de 1955.

Nenhum comentário:

Postar um comentário