sábado, 27 de dezembro de 2014

Vida e filmes de Tizuka Yamasaki



Tizuka Yamasaki  é uma diretora de cinema e televisão. Filha e neta de japoneses nasceu numa fazenda de café no Rio Grande do Sul, mas foi criada em Atibaia, no interior de São Paulo. Aos 15 anos foi estudar na capital e em 1970 transferiu-se para Brasília.

Cursava arquitetura na Universidade de Brasília, quando a faculdade foi fechada. Ela se transferiu para a Universidade Federal Fluminense e decidiu fazer cinema.

Nesse período, fez alguns curta-metragens e conheceu Nelson Pereira dos Santos, seu professor, com quem desenvolveu a revista "Luz e Ação", que acabou não saindo. Porém, as idéias do cineasta a influenciaram e ela começou a fazer o trabalho de continuista e fotógrafa de cena em "O Amuleto de Ogum", em 1974.

A partir daí, Tizuka trabalhou com grandes nomes da indústria cinematográfica nacional como o próprio Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Lael Rodrigues, Paulo Thiago e outros.

Em 1978 ela abriu sua própria produtora, a CPC, que produziu filmes consagrados como "Bar Esperança", "Rio Babilônia" e "Idade da Terra", de Glauber Rocha. Em 1980 ela desenvolveu o roteiro de "Gaijin- Caminhos da Liberdade", seu primeiro longa-metragem como diretora, que conta a história de uma família de japoneses que veio para o Brasil trabalhar na lavoura e passou por todas as dificuldades que passaram os imigrantes no país do começo do século.

O filme conquistou vários prêmios, inclusive o de melhor filme no Festival de Gramado e uma menção especial do júri no Festival de Cannes.

"Pátriamada" (1988) aborda o processo das "Diretas Já!" nos anos 80. O filme começou a ser rodado sem ter o roteiro pronto, durante os comícios reais pelas eleições diretas. Desse modo, tem caráter de documentário e um inevitável envolvimento emocional com o tema.

Tizuka também fez "Lua de Cristal" (1990), com Xuxa Meneghel e Sérgio Malandro e um filme dos Trapalhões, também para o público infantil, além de "Parahyba, Mulher Macho" (1983) e "Fica Comigo" (1996). Fez ainda trabalhos para televisão, música e teatro. Dirigiu novelas ("Kananga do Japão", "O pagador de Promessas"), óperas ("Madame Butterfly"), videoclips ("Jimmy Cliff") e comerciais, além de se dedicar a projetos pessoais como oficinas de direção e de vídeo ou aulas e palestras em Universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário