sábado, 27 de dezembro de 2014

Confira os benefícios da Quinoa para a saúde

O que faz da quinoa um "superalimento"? Ela é considerada um pseudocereal, possui qualidade nutricional superior aos demais cereais e tem sido apontada pela Organização Mundial de Saúde como o maior alimento de origem vegetal para consumo humano. É proveniente da Cordilheira dos Andes, e seus produtores são Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Peru, Venezuela e Bolívia. Os maiores produtores mundiais, com cerca de 88% da produção, são Peru e Bolivia.
Quinoa (Foto: Getty Images)
É encontrada na forma de grãos, flocos e farinhas, podendo fazer parte de saladas, sopas, mingaus, bolos, pães e biscoitos. A indústria alimentícia utiliza sua farinha para substituir em preparações a farinha de trigo produzindo pães, biscoitos e macarrão. É considerado um superalimento por apresentar a seguinte composição nutricional:
- Energia: é o cereal de maior valor energético, em torno de 430 calorias por 100 gramas
- Carboidrato: Em torno de 58% da quinoa é formada por carboidrato complexo, amido, de baixo índice glicêmico.
- Fibras: excelente fonte de fibras insolúveis e solúveis, importante para o funcionamento intestinal e redução do colesterol total e LDL colesterol
- Lipídeos: contém 60% de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 e ômega 6
- Proteína: excelente fonte proteica, em torno de 12% a 15% de proteínas de alto valor biológico, composição semelhante à Caseína do leite. Conteúdo proteico superior a proteína da soja. Contem os 20 aminoácidos, inclusive os 10 aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo corpo humano. Proteína de elevado valor biológico, comparado à proteína do leite e do ovo.
Normalmente cereais não possuem o aminoácido lisina e leguminosas não possuem o aminoácido metionina, por isso a mistura arroz com feijão é tão importante para o brasileiro. A quinoa dispensa esta mistura para atingir o conteúdo proteico, sendo um alimento indicado principalmente para indivíduos que não consomem proteínas de origem animal.
- Minerais: excelente fonte de ferro, cálcio, zinco, potássio, magnésio
- Vitaminas: excelente fonte de vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina) e Vitamina E (potente ação antioxidante)
- Flavonóides e compostos fenólicos: como são ricas nestes agentes possui ação antimicrobiana e ação antioxidante contra ação dos radicais livres
- Não contém glutén: podendo ser utilizada por indivíduos celíacos.
Os grãos precisam ser lavados para que sejam retiradas as saponinas, fatores antinutricionais que conferem o sabor amargo e que reduzem a absorção de nutrientes no intestino. Se ingeridos em excesso podem ter efeito tóxico.
Os grãos da quinoa precisam ser lavados antes de serem utilizados para que sejam retiradas as saponinas, presente na casca, fatores antinutricionais que conferem o sabor amargo aos grãos e que reduzem a absorção de nutrientes no intestino. Se ingeridos em excesso podem ter efeito tóxico.
A população brasileira contém uma alimentação muito diversificada e com a globalização outros alimentos foram incorporados a nossa cultura. Quanto maior a variedade alimentar, maior o numero de grupos alimentares, mais colorida a alimentação, mais atendemos as recomendações nutricionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário