quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Confira 15 passos para Reduzir a Acidez Estomacal

O estômago humano produz naturalmente um líquido ácido que ativa enzimas digestivas que quebram a maioria dos alimentos consumidos por nós. No entanto, o excesso de ácido do estômago pode causar problemas graves e sintomas dolorosos. O sintoma mais comum associado com excesso de ácido estomacal é azia, onde o excesso de ácido é transferido para o esôfago e causa uma sensação de queimação perto do coração. Uma boa maneira de se livrar desse excesso de ácido é não comer muitos alimentos picantes, já que eles podem causar inflamação do tecido do estômago e, quando frequentes, podem causar graves danos também ao tecido do esôfago e da garganta. A acidez estomacal pode ser evitada seguindo alguns passos básicos para ajudar a regular os níveis de pH de seu estômago.

Passos

  1. Reduce Excess Stomach Acid Step 1.jpg
    1
    Entenda as causas do excesso de ácido estomacal. Este é um primeiro passo antes de tentar regular a acidez do estômago usando métodos naturais ou farmacêuticos.
    • Muitas vezes, uma mudança de estilo de vida pode ser suficiente para restaurar os níveis de ácido no estômago.
    • A desidratação é uma das principais causas de excesso de ácido estomacal. A água tem um pH neutro, o que significa que não é nem ácido nem base. Quando o corpo tem uma quantidade suficiente de água ele pode naturalmente regular a acidez do estômago.
    • Perdas não naturais ou forçadas de líquidos podem contribuir para excesso de ácido estomacal. Distúrbios alimentares como bulimia e anorexia podem contribuir também para a acumulação de excesso de ácido no estômago, pois quando o corpo não recebe alimentos suficientes ou é forçado a vomitar um alimento ingerido, o ácido do estômago pode aumentar. Alterar o seu estilo de vida para lidar com estas questões é uma forma eficaz de combater o excesso de ácido estomacal.
    Anúncio
  2. Reduce Excess Stomach Acid Step 2.jpg
    2
    Observe os possíveis sintomas associados com excesso de acidez estomacal. Saber quais são eles irá ajudá-lo a identificar se o pH do estômago é o culpado por trás de seus sintomas.
    • Sintomas comuns incluem azia, inchaço, gases em excesso, indigestão, náuseas ou o aparecimento de úlceras.
    • Outros sintomas podem incluir o mau hálito, queda de cabelo, arrotos ou congestão nasal.
    • Todos esses sintomas podem ser indícios de que a quantidade de ácido no seu estômago está fora do normal e precisa ser regularizada.
  3. Reduce Excess Stomach Acid Step 3.jpg
    3
    Entenda por que isso acontece. Os alimentos que você come podem aumentar os níveis de acidez do estômago se forem difíceis de digerir ou altamente ácidos por natureza. Alimentos picantes e salgados também podem ajudar no acúmulo de ácido estomacal.
  4. Reduce Excess Stomach Acid Step 4.jpg
    4
    Elimine maus hábitos que podem contribuir para a acidez, incluindo:
    • Parar de fumar, pois o cigarro é responsável por longas azias e outros problemas de estômago.
    • Evitar ou reduzir o consumo de álcool, o que pode também ser responsável pelos mesmos sintomas.
  5. Reduce Excess Stomach Acid Step 5.jpg
    5
    Mantenha uma dieta saudável e equilibrada evitando fast foods ou alimentos com alto teor de açúcar e sal. Alimentos ricos em fibras podem ajudar a regular o sistema digestivo e diminuir os níveis de acidez do estômago.
  6. Reduce Excess Stomach Acid Step 6.jpg
    6
    Beba um copo de leite integral. Para pessoas que sofrem só de vez em quando de acidez estomacal, um copo de leite pode ajudar a absorver o excesso de ácido e reduzir os sintomas.
  7. Reduce Excess Stomach Acid Step 7.jpg
    7
    Você pode encontrar facilmente em farmácias e supermercados vários tipos de antiácidos. Os dois tipos principais são à base de cálcio e à base de hidróxido de alumínio. Algumas pessoas não reagem bem ao excesso de cálcio ou de alumínio, então fique atento a qual deles é melhor para você e se precisar consulte seu médico. Tome um ou dois comprimidos de antiácido ou uma colher de chá de antiácido líquido após ingerir uma grande quantidade de comida, ou um prato picante ou salgado.
  8. Reduce Excess Stomach Acid Step 8.jpg
    8
    Se você sente azia diariamente, pode ser que o seu esôfago já esteja afetado por estar constantemente exposto ao ácido. Ele pode se regenerar, mas este é um processo demorado e exige que o esôfago não entre em contato com o ácido. Considere tomar um medicamento antiácido receitado por seu médico, pois ao contrário dos que você compra por conta própria (usados de vez em quando, em casos isolados), eles deverão ser tomados diariamente.
  9. Reduce Excess Stomach Acid Step 9.jpg
    9
    Mastigue hortelã para aliviar o conteúdo ácido do estômago e ajudar no processo de digestão.
  10. Reduce Excess Stomach Acid Step 10.jpg
    10
    Coma devagar para evitar a ingestão de excesso de ar. Quando o estômago se enche de ar, pode haver inchaço e desconforto, e quando este ar é liberado através do arroto, pode transportar excesso de ácido estomacal para o esôfago e causar uma sensação de queimação.
  11. Reduce Excess Stomach Acid Step 11.jpg
    11
    Evite comer refeições muito grandes. O excesso de comida no estômago faz com que ele libere ainda mais ácido para digerir toda essa quantidade e o ácido tem uma chance ainda maior de escapar para o esôfago.
    • Ao comer mais devagar, você vai se sentir satisfeito mais rápido do que quando come rápido até não aguentar mais.
    • Pesquise sobre como comer mais devagar.
  12. Reduce Excess Stomach Acid Step 12.jpg
    12
    Evite refrigerantes e legumes, pois eles podem aumentar a quantidade de gás produzido no estômago. Altos níveis de gás não aumentam a produção de ácido, mas eles podem transportar o ácido para partes do corpo que são sensíveis à alta acidez.
  13. Reduce Excess Stomach Acid Step 13.jpg
    13
    Participe de atividades de relaxamento. Níveis de estresse elevados podem provocar um aumento na produção de ácido no estômago, levando ao aparecimento de úlceras, feridas e lesões no revestimento interno do esôfago e do estômago.
  14. Reduce Excess Stomach Acid Step 14.jpg
    14
    Exercite-se regularmente. O exercício é importante para manter a saúde geral do corpo e contribuirá para aliviar os sintomas de indigestão, além de reduzir os níveis de estresse. Lembre-se de se manter bem hidratado(a)!
  15. Reduce Excess Stomach Acid Step 15.jpg
    15
    A azia pode ser também resultado de problemas relacionados com a digestão (seu estômago pode estar funcionando lentamente). Você pode comprar um complexo de enzimas digestivas (em forma de comprimidos) e tomar 1 ou 2 com uma refeição para ajudar a digerir a comida mais rápido e de maneira mais eficiente. (Esses comprimidos podem quebrar as gorduras, carboidratos e proteínas também. O mais caro nem sempre é melhor; algumas marcas podem aumentar o preço pela adição de enzimas glúten-proteicas e outras enzimas mais raras. Converse com seu médico, mas geralmente os comprimidos básicos são suficientes.)
    Anúncio

Dicas

  • Mantenha um diário com listas de alimentos que você cosumiu, o tempo que você demorou para terminar uma refeição, e todos os sintomas relacionados com acidez que você sentir dentro de uma hora após sua última refeição. Isso vai te ajudar a descobrir as causas de sua azia.
  • Se você está tendo uma crise de azia, é recomendado não deitar com a barriga para cima, pois isso dá ao ácido uma melhor chance de escorrer para cima.
Anúncio


  • Um nível de ácido do estômago que é muito baixo pode ser tão prejudicial para a sua saúde como um que é muito alto. Se você se sobrecarregar com comprimidos antiácidos sua digestão pode ser afetada. É extremamente importante seguir as orientações das bulas dos antiácidos e as recomendações de seu médico.
  • Às vezes, o excesso de ácido estomacal é causado por certos alimentos, mas mudanças no humor, altos níveis de estresse ou consumo de álcool em excesso, também são causas frequentes. Os níveis de ácido do estômago podem levar a problemas graves, tais como a deterioração do esôfago ou do desenvolvimento de úlceras. Se você tiver sintomas persistentes, consulte um médico.
  • Não é aconselhado usar leite e antiácidos como tratamentos a longo prazo: ambos estimulam a produção de ácido no estômago em geral. No começo pode ser um pouco dolorido, mas você pode começar a tomar sucos ácidos como de laranja, pois com um pH elevado o estômago intuitivamente vai produzir menos ácido com o tempo.
  • O uso frequente de antiácidos pode levar à deficiência de vitamina B12, o que pode causar anemia. Esta é uma doença grave que pode até mesmo causar a morte se não tratada. Nossos estômagos são projetados para trabalhar com a quantidade adequada de ácido e não conseguem funcionar bem se este ácido for bloqueado com antiácidos.

Materiais Necessários

  • Antiácido (opcional)
  • Leite
  • Menta
  • Refeições saudáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário