domingo, 21 de dezembro de 2014

Saiba qual estado brasileiro sem mar já teve litoral no passado

Saiba qual estado brasileiro sem mar já teve litoral no passado! Você não vai acreditar, mas o estado de Minas Gerais já ofereceu aos seus moradores uma bela praia. É inacreditável pensar que um local que não tem nem vestígios aparentes de mar já teve um vasto litoral. Mas é exatamente isso que aconteceu com uma parte do nosso grande Brasil. De acordo com informações da Agência Fapesp, uma equipe formada por geólogos e paleontólogos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) verificaram seguindo um estudo que um tipo de fóssil especial localizado nos arredores da cidade mineira de Januária, que fica a margem esquerda do Rio São Francisco, indicam que lá já teve vida marinha.
689634 Saiba qual estado brasileiro sem mar já teve litoral no passado 03 Saiba qual estado brasileiro sem mar já teve litoral no passadoSaiba qual estado brasileiro sem mar já teve litoral no passado (Foto: Divulgação)

SAIBA QUAL ESTADO BRASILEIRO SEM MAR JÁ TEVE LITORAL NO PASSADO

Qual estado brasileiro sem mar já teve litoral no passado? Agora você já sabe que é Minas Gerais. Mas fala a verdade, jamais iria acertar se não tivéssemos dado a dica. Acontece que o local em que existem indícios de que tinha um litoral de fato é lindo, rico em cachoeiras e grutas, mas nada que tenha relação com um mar. O fóssil que foi encontrado pelos pesquisadores nesse local mineiro contém pequenos fragmentos de animais marinhos do gênero Cloudina, que são seres de formato tubular, que são formados por uma sucessão de cones calcários encaixados uns sobre os outros.
689634 Saiba qual estado brasileiro sem mar já teve litoral no passado 01 Saiba qual estado brasileiro sem mar já teve litoral no passadoO litoral brasileiro é um dos mais belos do Brasil (Foto: Divulgação)

QUANDO MINAS GERAIS TEVE MAR?

Faz muito, muito, muito tempo mesmo que Minas Gerais teve um mar. Nessa época nem existia seres humanos por lá. Segundo a pesquisa, os fósseis localizados por lá viveram no planeta Terra por volta de 550 milhões de anos atrás — do período Ediacarano da era Neoproterozóica. Os restos de animais marinhos foram encontrados em rochas da Formação Sete Lagoas, que faz parte do Grupo Bambuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário