domingo, 22 de março de 2015

Saiba o que é tabagismo e entenda como funciona o vício em nicotina

Você sabe o que é tabagismo? Embora muitas pessoas o definam como hábito de fumar cigarros, o tabagismo é a dependência psicológica e física causada pelo consumo da nicotina, substância presente no tabaco. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), trata- se de uma doença e a principal causa de morte evitável no mundo.

Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), divulgados em 2013, revelam que um milhão de pessoas morrem por ano no continente americano em razão do consumo de cigarros.
o que e tabagismo
Vício causado pelo cigarro pode causar alguns tipos de câncer e derrame cerebral. Foto: iStock, Getty Images

Como é o vício em nicotina?

A nicotina é uma substância psicoativa que produz sensação de bem-estar, razão pela qual é capaz de levar ao abuso e ao vício. Ela pode ser encontrada em todos os produtos que contenham tabaco.

A absorção pelo organismo ocorre rapidamente. Primeiro, ela se dirige aos pulmões e, a partir daí, ao cérebro – processo que leva apenas sete a nove segundos. É justamente no destino final que ela começa a agir, provocando modificações no sistema nervoso central e liberando diversos neurotransmissores que estimulam a sensação de prazer.

Com o tempo, o cérebro passa a precisar da nicotina para manter o nível de satisfação atingido com o seu consumo. O resultado? A pessoa precisa, cada vez mais, consumir  cigarros e em maior quantidade. Ou seja, ela sabe o que é tabagismo e seus males, mas não consegue se afastar do cigarro.

De acordo com um estudo elaborado pela Universidade de Massachusetts e publicado na revistaNicotine and Tobacco Research, os cigarros estão cada vez mais viciantes. Ao analisarem marcas americanas, entre 1998 e 2012, os pesquisadores concluíram que a quantidade de nicotina manteve-se estável nos cigarros, mas a capacidade desses últimos levarem-na aos pulmões aumentou em 15%.

O que é tabagismo e doenças causadas

Além de esclarecer o que é tabagismo, as pessoas também se preocupam com as possíveisconsequências do vício. Entre elas, está a possibilidade do aparecimento de doenças, já que o cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas.

A prática de tabagismo é capaz de causar mais de 50 doenças, segundo a OMS. A organização indica ainda que o cigarro é responsável por 90% dos óbitos de câncer de pulmão, 85% das mortes que ocorrem por enfisema e bronquite, 30% dos óbitos em razão de câncer de boca, e 25% das fatalidades relacionadas com derrame cerebral.

Um recente estudo da Universidade de Manchester, Inglaterra, indica ainda que o hábito de fumar pode causar perda da audição. O levantamento foi baseado em uma análise de dados de 50 mil voluntários, a partir de 2007, e concluiu que as pessoas que fumam têm 15,1% mais chances de perderem a audição quando comparadas a não-fumantes.

tabagismo 

O que é tabagismo: como largar o vício

Entender o que é tabagismo e abandonar o vício em cigarro é uma tarefa que exige muita força de vontade. Por isso, é importante que você tenha autoconfiança e planeje-se para esse momento. Vale até estabelecer um dia.

Também é interessante praticar atividades físicas, que servem para reduzir  a ansiedade – um dos principais sintomas da abstinência. E, se você está conseguindo, comemore, já que isso lhe dará mais força para continuar no caminho.

Caso você saiba o que é tabagismo, mas não consiga largar o cigarro por conta própria, existem diversos medicamentos que auxiliam no processo. Para tomá-los, consulte um médico de sua confiança, que poderá indicar o mais adequado para o seu caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário