segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Biografia e obras de Karl Marx


Karl Marx - Vida, obra e pensamentos
Pensador socialista e ativista revolucionário de origem alemã (Tréveris, Prusia occidental, 1818 - Londres, 1883). Karl Marx procedia de uma família judia de classe media (seu pai era um advogado convertido recentemente ao luteranismo). Estudou nas universidades de Bonn, Berlín e Jena, se formando em Filosofia esta última em 1841.
Desde essa época, o pensamento de Marx estaria ligada a dialéctica de Hegel, substituiu o idealismo deste por uma concepção materialista, segundo a qual as forças econômicas constituem a infraestrutura que determina em última instancia os fenômenos «super-estruturais» da ordem social, política e cultural.

Em 1843 se casou com Jenny von Westphalen, cujo pai iniciou Marx no interesse pelas doutrinas racionalistas da Revolução Francesa e pelos primeiros pensadores socialistas. Convertido em um democrata radical, Marx trabalhou algum tempo como professor e jornalista; mas suas ideias políticas o obrigaram a deixar a Alemanha e passar a viver em Paris (1843), onde junto com Ruge funda a revista "Anais Franco Alemães", onde publica os artigos de Fredrich Engels. Marx publica "Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" e "Sobre a Questão Judaica". Ingressa numa sociedade secreta, mas é expulso da cidade.

Publica em 1848 o "Manifesto Comunista", onde já esboça suas principais idéias com a luta de classes e o materialismo histórico. Em fins de 1844, Marx começa a escrever para o "Vornaerts" em Paris. As opiniões desagradam o governo de Frederico Guilherme V, imperador da Prússia, que pressiona o governo francês a expulsar os colaboradores da publicação, entre eles Marx e Engels. Em fevereiro é obrigado a sair da França. Vai para Bélgica.

Dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantém contato com o movimento operário europeu. Funda a "Sociedade dos Trabalhadores Alemães". Junto com Engels, adquirem um semanário e se integram à "Liga dos Justos", entidade secreta de operários alemães, com filiais por toda a Europa. No 2º Congresso da Liga, são solicitados para redigir um manifesto. Com base no trabalho de Engels, Os Princípios do Comunismo, Marx escreve o "Manifesto Comunista", que envia para Londres em Janeiro de 1848.

Na obra, Karl critica o capitalismo, expõe a história do movimento operário, e termina com um apelo pela união dos operários no mundo todo. Pouco tempo depois, Karl e sua mulher são presos e expulsos do Bélgica. Depois de vários exílios e privações, finalmente se instalam em Londres. Apesar da crise, em 1864 funda a "Associação Internacional dos Trabalhadores, em Londres" que fica conhecida como "Primeira Internacional". Com a ajuda de Engels, publica em 1867, o primeiro volume de sua mais importante obra, "O Capital", em que sintetiza suas críticas à economia capitalista.

Ao escrever "Crítica ao Programa de Gotha", condena o programa que o partido socialista alemão adotara em 1875. As teorias de Marx influenciaram a Revolução Russa de 1917, teóricos e políticos como Lênin, Trotski, Stalin e Mao Tsé-Tung. Assim, sua doutrina esteve presente em vários países, como a extinta URSS, a China e Cuba.

Karl Marx defendia a educação pública e gratuita para todas as crianças. Esta era, na sua visão, a solução para retirá-las do trabalho nas fábricas. Defendia, ainda, que a educação deveria formar o homem nos aspectos físico, mental e técnico, trazendo os panoramas do estudo, lazer e trabalho. O intuito fundamental deveria produzir seres humanos desenvolvidos integralmente através do trabalho produtivo, escolaridade e ginástica.

Karl Heinrich Marx morreu em Londres, no dia 14 de março de 1883, em consequência de uma bronquite e de problemas respiratórios.

Em 1932 foram descobertos e editados em Moscou os Manuscritos Econômico-Filosóficos, redigidos em 1844 e deixados inacabados. É o esboço de um socialismo humanista, que se preocupa principalmente com a alienação do homem; sobre a compatibilidade ou não deste humanismo com o marxismo posterior, a discussão não está encerrada.

Principais obras de Karl Marx

A Questão Judaica (1843)
Contribuição para a Crítica da Filosofia do Direito em Hegel: Introdução (1843)
Manuscritos Econômico-filosóficos (1844)
Teses sobre Feuerbach (1844)
Título original: Thesen über Feuerbach
A Sagrada Família (1845)
Título original: Die Heilige Famile
A Ideologia Alemã (1845)
Miséria da Filosofia (1846)
Manifesto Comunista (1847)
Trabalho Assalariado e Capital (1849)
As Lutas de Classe na França de 1848 a 1850 (1850)
Mensagem da Direção Central da Liga Comunista (1850)
O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852)
Punição Capital (1853)
Revolução na China e na Europa (1853)
O Domínio Britânico na Índia (1853)
Guerra na Birmânia (1853)
Resultados Futuros do Domínio Britânico na Índia (1853)
A Decadência da Autoridade Religiosa (1854)
Revolução na Espanha (1856)
Grundrisse (1857-1858)
Para a Crítica da Economia Política (1859)
População, Crime e Pauperismo (1859)
Manifesto de Lançamento da Primeira Internacional (1864)
Salário, Preço e Lucro (1865)
O Capital: crítica da economia política (Livro I: O processo de produção do capital) (1867)
A Guerra Civil na França (1871)
Resumo de “Estatismo e Anarquia”, obra de Bakunin (1874-1875)
Crítica ao Programa de Gotha (1875)

Frases e pensamentos de Karl Heinrich Marx

O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.”
“As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante.”
“O trabalhador só se sente a vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado.”
“Se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária.”
“Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem… A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.”
“Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.”
“A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.”
“As revoluções são a locomotiva da história.”
“Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.”
“Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário