Renascimento - Características e principais representantes
Ocorreu uma formação de uma cultura leiga, racional, antropocêntrica, individualista, hedonista, ligada aos valores burgueses e diretamente vinculada as transformações sócio-econômicas que a Europa atravessava entre os séculos XIV e XVI.
- A origem do renascimento está na formação de uma cultura humanista, inspirada na antiguidade clássica greco-romana, de atitude centrada nos valores antropocêntricos e terrenos;
- Precursores: na pintura Giotto; na literatura, Petrarca (“o pai do humanismo”) e Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, obra medieval que antecipa valores humanistas;
- Itália: “berço do renascimento” - desenvolvimento das cidades, mecenato (proteção de burgueses,príncipes e até papas aos humanistas), ruínas de Roma, aperfeiçoamento da imprensa (Guttemberg), presença dos sábios bizantinos.
- Expoentes: Leonardo da Vinci (“A Última Ceia” e “Monalisa”), Michelangelo (Capela Sistina, Pietá, Moisés, Davi), Maquiavel (“O Príncipe”), Botticelli (“O Nascimento de Vênus”), etc.
- Expansão do Renascimento: Na Espanha: Cervantes (“Dom Quixote”) e El Greco (“Apostolados”); Portugal: Camões (“Os Lusíadas); Na Inglaterra: Shakespeare (“Romeu e Julieta”, ”Machbet”, “Mercador de Veneza”, etc.), Morus (“Utopia”), Francis Bacon (“Organum”); França: Montaigne (“Ensaios”), Rabelais (“Gargântua e Pantagruel”).
Durante o Trecento, podemos destacar o legado literário de Petrarca (“De África” e “Odes a Laura”) e Dante Alighieri (“Divina Comédia”), bem como as pinturas de Giotto di Bondoni (“O beijo de Judas”, “Juízo Final”, “A lamentação” e “Lamento ante Cristo Morto”). Já no Quatrocento, com representantes dentro e fora da Itália, o Renascimento contou com a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa) e as críticas ácidas do escritor holandês Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura).
Na fase final do Renascimento, o Cinquecento, movimento ganhou grandes proporções dominando várias regiões do continente europeu. Em Portugal podemos destacar a literatura de Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno) e Luís de Camões (Os Lusíadas). Na Alemanha, os quadros de Albercht Dürer (“Adão e Eva” e “Melancolia”) e Hans Holbein (“Cristo morto” e “A virgem do burgomestre Meyer”). A literatura francesa teve como seu grande representante François Rabelais (“Gargântua e Pantagruel”). No campo científico devemos destacar o rebuliço da teoria heliocêntrica defendida pelos estudiosos Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Giordano Bruno. Tal concepção abalou o monopólio dos saberes desde então controlados pela Igreja.
Características Principais do Renascimento:
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Renascimento Científico
Na área científica podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia do polonês Nicolau Copérnico. Este defendeu a revolucionária ideia do heliocentrismo (teoria que defendia que o Sol estava no centro do sistema solar). Copérnico também estudou os movimentos das estrelas.
Galileu Galilei Galileu Galilei: um dos principais representantes do Renascimento Científico
Nesta mesma área, o italiano Galileu Galilei desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste. Este cientista também defendeu a ideia de que a Terra girava em torno do Sol. Este motivo fez com que Galilei fosse perseguido, preso e condenado pela Inquisição da Igreja Católica, que considerava esta ideia como sendo uma heresia. Galileu teve que desmentir suas ideias para fugir da fogueira.
A invenção da prensa móvel, feita pelo inventor alemão Gutenberg em 1439, revolucionou o sistema de produção de livros no século XV. Com este sistema, que substituiu o método manuscrito, os livros passaram a ser feitos de forma mais rápida e barata. A invenção foi de extrema importância para o aumento da circulação de conhecimentos e ideias no Renascimento.
Questôes
1) (Enem)
(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.]
2) Leia atentamente os relatos a seguir:
"O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a certeza”
“Só o pintor universal tem valor”
São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.
3) (UEL)
O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.
4) . (Uff 2007)
O quadro de Leonardo da Vinci revela uma das facetas do grande artista do Renascimento que durante a vida transformou sua experiência de mundo em arte, sempre pronto a inovar.
Essa criatividade levou Leonardo da Vinci a ser conhecido como um homem que
a) transformou a arte da escultura ao expressar através dela a grandeza da vida espiritual.
b) abdicou de sua riqueza para se dedicar à pintura de personagens da Corte de Florença.
c) se envolveu com a natureza, com a sociedade e com todos os ramos de artes, de modo tão intenso que passou a ser conhecido como um artista-cientista.
d) se dedicou às artes e às ciências através da teoria do direito divino, aplicada nos seus exercícios de anatomia.
e) participou de várias sociedades secretas que tinham por objetivo reescrever os textos bíblicos com o intuito de apresentar a verdadeira face de Jesus.
(Espcex (Aman) 2011) As transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:
a) Misticismo e tentativas de reinterpretar o cristianismo.
b) Teocentrismo e recuperação de línguas clássicas (latim e grego).
c) Individualismo e utilização de novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
d) Racionalismo e críticas ao período conhecido como Antiguidade Clássica.
e) Antropocentrismo e rejeição de temas religiosas nas produções artísticas.
5) (Espcex (Aman) 2011) As transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:
a) Misticismo e tentativas de reinterpretar o cristianismo.
b) Teocentrismo e recuperação de línguas clássicas (latim e grego).
c) Individualismo e utilização de novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
d) Racionalismo e críticas ao período conhecido como Antiguidade Clássica.
e) Antropocentrismo e rejeição de temas religiosas nas produções artísticas.
6) (Enem 2011) Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre
a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.
7) (Unicamp simulado 2011) Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande parte dos artistas.
(Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64.)
A relação entre o Renascimento cultural e o ambiente urbano na Europa dos séculos XV e XVI justifica-se porque.
a) as cidades eram centros comerciais e favoreciam o contato com a cultura árabe, cujo domínio das técnicas do retrato e da perspectiva sobrepôs-se à arte europeia, dando origem ao Renascimento.
b) a presença de artistas nas cidades atraía os investimentos de ricos burgueses em busca de prestígio social, fazendo com que as regiões que concentravam os artistas, como a Itália e os Países Baixos, se urbanizassem mais que as outras.
c) nas cidades podia-se estudar a cultura artística em universidades, dedicadas ao cultivo da tradição clássica e ao ensino de novas técnicas, como o uso do estilo gótico na arquitetura e da perspectiva na pintura.
d) a riqueza concentrada nas cidades permitia a prática do mecenato, enquanto o crescimento do comércio estimulava o encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a redescoberta dos valores da antiguidade clássica.
8) (Uff 2010) O mundo moderno está associado, na sua origem, à cultura renascentista. Invenções e descobertas só puderam ser realizadas porque os intelectuais renascentistas reuniram tradições clássicas ocidentais e orientais, a fim de dar novo sentido à ideia de HOMEM e NATUREZA.
Assinale a afirmativa que pode ser corretamente associada ao Renascimento.
a) O livro da natureza foi escrito em caracteres matemáticos. (Galileu)
b) O homem é imagem e semelhança de Deus. (Jean Bodin)
c) O mundo é perfeito porque é uma obra divina e, assim, só pode ser esférico. (Marsílio Ficino)
d) A perspectiva é o fundamento da relação entre espaço humano e natureza divina. (Alberti)
e) A proporção é a qualidade matemática inadequada à representação do mundo natural. (Leonardo da Vinci)
9) : (PUC-RIO 2007) À EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas abaixo apresentam de modo correto características do Renascimento. Assinale-a.
A) O retorno aos valores do mundo clássico, na literatura, nas artes, nas ciências e na filosofia.
B) A valorização da experimentação como um dos caminhos para a investigação dos fenômenos da natureza.
C) A possibilidade de uma estreita relação entre os diferentes campos do conhecimento.
D) O fato de ter ocorrido com exclusividade nas cidades italianas.
E) O uso da linguagem matemática e da experimentação nos estudos dos fenômenos da natureza.
10) (UFF 2010) O mundo moderno está associado, na sua origem, à cultura renascentista. Invenções e descobertas só puderam ser realizadas porque os intelectuais renascentistas reuniram tradições clássicas ocidentais e orientais, a fim de dar novo sentido à ideia de HOMEM e NATUREZA. Assinale a afirmativa que pode ser corretamente associada ao Renascimento.
A) O livro da natureza foi escrito em caracteres matemáticos. (Galileu)
B) O homem é imagem e semelhança de Deus. (Jean Bodin)
C) O mundo é perfeito porque é uma obra divina e, assim, só pode ser esférico. (Marsílio Ficino)
D) A perspectiva é o fundamento da relação entre espaço humano e natureza divina. (Alberti)
E) A proporção é a qualidade matemática inadequada à representação do mundo natural. (Leonardo da Vinci).
11) (UDESC 2008) A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo. (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987.)
Sobre a cultura renascentista, a que se refere Nicolau Sevcenko, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.
( ) O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo.
( ) Em meio à desorganização administrativa, econômica e social, principais características da cultura renascentista, praticamente apenas a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e ampliando sua influência sobre a sociedade.
( ) Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno.
( ) A cultura renascentista consagrou a vitória da razão abstrata, instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza.
( ) Em meio a esse processo, transformações socioeconômicas culminaram na substituição de pequenas oficinas de artesãos por fábricas, assim como as ferramentas simples foram trocadas pelas novas máquinas que então haviam surgido.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.
A) V F V V F
B) V V F V V
C) F F V V F
D) F V F V V
E) V V F F V
12) O renascimento caracterizou-se não apenas pela mudança na qualidade da obra intelectual, mas também pelo aumento na quantidade da produção cultural. Entre os fatores que influenciaram esse crescimento quantitativo destaca-se:
a) Desenvolvimento dos metais
b) O uso da roda
c) Desenvolvimento da agricultura moderna
d) Aumento na produção agropecuária.
e) Desenvolvimento da impressa.
13) O Renascimento iniciou-se:
a) Na França
b) Na Inglaterra
c) Na Holanda
d) Na península itálica
e) No Novo mundo
14) (UNEMAT/MT) Leia atentamente o texto abaixo.“O homem que segue o curso da natureza é aquele que se orienta pela razão nos seus apetites e desprezos. Ora, a razão inspira, em primeiro lugar, ao homem, o amor e a veneração pela majestade divina, a cuja bondade devemos o ser e a possibilidade de atingir a felicidade. E, em segundo lugar, ensina-nos e incita-nos a viver alegremente e sem tristezas, levando-nos a auxiliar e a desenvolver nos outros o respeito pela natureza,que nos leva obter tal felicidade”(MORE, Thomas. A utopia. São Paulo: Martin Claret, 2005. pp. 76).A obra A Utopia de Thomas More, publicada no ano de 1516, é considerada uma das referências do pensamento renascentista. O trecho acima refere-se a uma das características deste movimento artístico e cultural.Assinale a alternativa correta.
a) O Renascimento valorizava a cultura gótica, por considerá-la genuinamente europeia.
b) A literatura renascentista se caracterizava pela busca e valorização da fé, pois se acreditava que nela estava a salvação da humanidade.
c) O pensamento renascentista surgiu na Europa a partir da divulgação das obras do filósofo escolástico São Tomás de Aquino.
d) Os pensadores e escritores do Renascimento eram conhecidos como idealistas emcontra posição ao racionalismo, que predominava no período medieval.
e) O Renascimento colocava o homem como o centro do universo, valorizando a razão e a natureza, o que acarretou uma mudança de valores em relação à vida
15) (PUC-RIO) Sobre o conjunto de ideias que marcou o Renascimento é correto afirmar que
:a) a Renascença contribuiu para o reforço de valores humanistas em toda a Europa. A valorização do Homem como “medida para todas as coisas” se tornou uma ideia importante para os pensadores renascentistas.
b) as ideias dos pensadores renascentistas tornaram-se populares, influenciando movimentos revolucionários. Esses ideais seriam retomados no século XIX pelos socialistas.
c) os pensadores do Renascimento recuperaram ideias da Antiguidade clássica,estando de acordo com as orientações religiosas da Igreja Romana.
d) a Igreja Católica, como principal compradora de obras de arte, se tornou uma defensora das ideias renascentistas.
e) como movimento intelectual, o Renascimento provocou uma ruptura na Igreja,dividida a partir de então em Igreja Ortodoxa e Igreja Romana.
16) (FUVEST/SP) "No campo científico e matemático, o processo da investigação racional percorreu um longo caminho. Os Elementos de Euclides, a descoberta de Arquimedes sobre a gravidade, o cálculo por Eratóstenes do diâmetro da Terra com um erro de apenas algumas centenas de quilômetros do número exato, todos esses feitos não seriam igualados na Europa durante 1500 anos".(Moses I. Finley. Os gregos antigos.)O período a que se refere o historiador Finley, para a retomada do desenvolvimento científico, corresponde:
a) ao Helenismo, que facilitou a incorporação das ciências persa e hindu às de origem grega
b) à criação das universidades nas cidades da Idade Média, onde se desenvolveram as teorias escolásticas;
c) ao apogeu do Império Bizantino, quando se incentivou a condensação da produção dos autores gregos;
d) à expansão marítimo-comercial e ao Renascimento, quando se lançaram as bases da ciência moderna;
17) (UFJF/MG) Sobre o Renascimento, assinale a alternativa incorreta:
A - As grandes transformações artísticas do Renascimento começaram na Península Itálica, mas o maior centro de difusão da pintura foi a Inglaterra.
B - Os humanistas desenvolveram novas leituras do cristianismo e propuseram o livre exame das Escrituras sagradas.
C - A teoria de Copérnico derrubou o geocentrismo, ao demonstrar que os planetas giravam em torno do Sol.
D - A expansão ultramarina européia, desde o século XV, contribuiu para as transformações do período, em relação à maneira como os homens viam e pensavam o mundo.
E - As artes passaram por um profundo processo de transformação, especialmente em virtude da utilização da perspectiva.
18) O renascimento contrariou diversas concepções medievais. Nessa perspectiva crítica se destaca a obra de Erasmo de Roterdã, que:
A - aderia aos princípios de Calvino, favorecendo a burguesia;
B - negava a tendência natural do ser humano para a bondade;
C - abominava o catolicismo, aderindo às críticas do reformismo luterano;
D - se colocava contra a intolerância católica com relação aos pagãos;
E - simpatizava com as idéias de Lutero, consideradas liberais e positiva
19) (UFES) A imagem do “Homem Vitruviano” é uma representação elaborada no final do século XV por Leonardo da Vinci e exprime o antropocentrismo e a harmonia das formas que caracterizaram as obras artísticas do período renascentista. Sobre o renascimento, não é correto afirmar que:
A - um dos seus principais fundamentos intelectuais foi o Humanismo, concepção segundo a qual o homem deveria ser valorizado como o epicentro do mundo e da história, como havia ocorrido na Antiguidade Clássica.
B - o estudo do homem e da natureza, nesse período, fundamentava-se no espírito crítico, o que possibilitou o desenvolvimento do pensamento científico, como se comprova na defesa da teoria heliocêntrica por Nicolau de Cusa e Nicolau Copérnico.
C - os homens da época tenderam a valorizar a produção artística e intelectual das civilizações do Oriente Médio, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, pela conexão que estas guardavam com a história hebraica descrita na Bíblia.
D - um dos seus maiores expoentes foi Leonardo da Vinci, um modelo do intelectual renascentista, pelo fato de se ter dedicado a múltiplas áreas do conhecimento, como, por exemplo, à Anatomia, à Física e à Botânica, além de à Pintura.
E - o termo “Renascimento” designa uma modalidade de expressão intelectual urbana e burguesa originária da Península Itálica, que se constituiu a partir do sincretismo entre a Cultura Clássica e a tradição judaico-cristã.
20) (CEFET/PR) Entre os grandes mestres do Renascimento Artístico, temos um que nos deixou o esboço de inventos, como o helicóptero, o submarino, a metralhadora, o automóvel, o pára-quedas, o tear mecânico, entre outros. Trata-se de:
A - Leonardo da Vinci;
B - Miguel Ângelo;
C - Rafael Sânzio;
D - Sandro Botticelli;
E - Tintoretto.
21) (FGV/RJ) Podem ser apontados como traços característicos da Renascença:
A - a exaltação dos valores culturais medievais e o Humanismo;
B - a sua associação com o mecenato e o pensamento preponderantemente teocêntrico;
C - o antropocentrismo e a preocupação com valores individuais;
D - o acatamento da autoridade do pensamento escolástico e o Naturalismo;
E - o Racionalismo e sua associação com valores da aristocracia rural.
22) (UNESP/SP) Foram características do Renascimento, entre outras:
A - a retomada dos valores da cultura greco-romana; o antropocentrismo; a convicção de que tudo pode ser explicado pela ciência;
B - a reafirmação dos valores da cultura medieval; o deísmo; o caráter civil da produção artística;
C - o repúdio aos valores da cultura greco-romana; o deísmo; o racionalismo;
D - o repúdio aos valores da cultura medieval; o antropocentrismo; a negação de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência;
E - a valorização da cultura oriental; o humanismo; o caráter eclesiástico da produção artística.
23) (UFSC/SC) Sobre o período histórico conhecido como Renascimento, é CORRETO afirmar que:
1 - foi causado pelo desenvolvimento do comércio, pelo crescimento das cidades e pela fuga do misticismo medieval;
2 - teve como características o racionalismo, o realismo e o individualismo;
4 - surgiu na Itália, tendo como principais centros culturais Florença, Veneza e Roma;
8 - houve rejeição, por parte de homens ricos conhecidos como mecenas, aos artistas da época;
16 - são considerados artistas renascentistas: Shakespeare, Miguel Ângelo e Leonardo da Vinci.
SOMATÓRIA (_____)
24) (UFPR) Julgue se as alternativas abaixo são verdadeiras ou falsas.
Os princípios básicos do Renascimento foram determinados pelo Humanismo, cujas características eram definidas por:
1 - concepções que pressupunham a ideia do homem passivo e submetido à Divina Providência;
2 - doutrina essencialmente pagã e herética;
4 - nova atitude perante o conhecimento e perante a vida, traduzida na valorização profunda do homem e de suas obras;
8 - idéia de que se estava inaugurando uma nova era, que deveria substituir a Idade Média bárbara, que por sua vez havia destruído o mundo antigo;
16 - universalismo, expansão da cultura e do ideal humanista e renascentista para o conjunto da população, “ralé”, “povo miúdo”, que até então vivia à margem do desenvolvimento cultural.
SOMATÓRIA (_____)
25) (PUC-SP) Observe o texto de ARIOSTO, Ludovico. Orlando Furioso. São Paulo: Atelier, 2002. p. 261:
Outras coisas que viu, mui numerosas,
Pedem tempo que o verso meu não dura,
Pois lá encontrou, guardadas e copiosas,
Mil coisas de que andamos à procura.
Só de loucura não viu muito ou pouco
Que ela não sai de nosso mundo louco.
Mostrou-se-lhe também o que era seu,
O tempo e as muitas obras que perdia,
(...)
Viu mais o que ninguém suplica ao céu,
Pois todos cremos tê-lo em demasia:
Digo o siso, montanha ali mais alta
Que as erguidas do mais que aqui nos falta.
O trecho acima, de um livro de 1516, narra parte de uma viagem imaginária à Lua. Lá, o personagem encontra o que não há na Terra e não encontra o que aqui há em excesso. Pode-se identificar o caráter humanista do texto na:
A - certeza, de origem cristã, de que a reza (suplicar ao céu) é a única forma de se obter o que se busca;
B - constatação da pouca razão (siso) e da grande loucura existente entre os homens;
C - aceitação da limitada capacidade humana de fazer poesia (o verso meu não dura);
D - percepção do desleixo e da indiferença humanos (o tempo e as muitas obras que perdia);
E - ambição dos homens em sua busca de bens (Mil coisas de que andamos à procura).
26) (UNICAMP-03) Esta longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro , o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência. (Adaptado de Jacques Lê Goff, “Prefácio”, Para um novo conceito de Idade Média : Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa, Editorial Estampa, 1979, p. 12.)
a) A que conceito de Idade Média o texto está se contrapondo?
b) Qual o período histórico valorizado pelos humanistas do Renascimento? Por quê?
c) Caracterize a atividade que impulsionou o desenvolvimento das cidades medievais.
27) (FUVEST) Com relação à arte medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes características:
a) a perspectiva geométrica e a pintura a óleo.
b) as vidas de santos e o afresco.
c) a representação do nu e as iluminuras.
d) as alegorias mitológicas e o mosaico
e) retrato e o estilo românico na arquitetura.
28) O Renascimento Urbano ocorreu:
a) a partir do desmembramento do império Carolíngio;
b) com o desenvolvimento comercial registrado na Baixa Idade Média;
c) com o desenvolvimento da arquitetura urbana medieval;
d) a partir da criação das universidades, na Alta Idade Média;
e) n.d.a.
29) Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
a) O Príncipe - Shakespeare
b) Dom Quixote - Miguel de Cervantes
c) Os Lusíadas - Erasmo de Rotterdan
d) Hamlet - Dante Alighieri
e) Utopia - François Rabelais
30) O Renascimento marcou o início da Idade Moderna. Indique e comente duas características fundamentais do Renascimento.
31) Em O RENASCIMENTO, Nicolau Sevcenko afirma: "O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itália quanto a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial." A Revolução Comercial ocorreu graças:
a) às repercussões econômicas das viagens ultramarinas de descobrimento.
b) ao crescimento populacional europeu, que tornava imperativa a descoberta de novas terras onde a população excedente pudesse ser instalada.
c) a uma mistura de idealismo religioso e espírito de aventura, em tudo semelhante àquela que levou à formação das cruzadas.
d) aos Atos de Navegação lançados por Oliver Cromwell.
e) à auto-suficiência econômica lusitana e à produção de excedentes para exportação.
32) As principais características do Renascimento foram:
a) teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade;
b) romantismo, espírito crítico em relação à política, temas de inspiração exclusivamente naturalistas;
c) ausência de perspectiva e adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores espirituais;
d) uso de temas ecológicos evidenciando a preocupação com o meio ambiente, execução de variados retratos de personalidades da época.
e) antropocentrismo, humanismo e inspiração greco-romana.
33) Sobre o Renascimento, pode-se afirmar:
a) pode ser visto como uma revolução religiosa, resultado das profundas transformações que ocorreram na transição entre o feudalismo e o capitalismo;
b) Florença e Roma, Pequim e Bagdá foram centros de irradiação do movimento renascentista;
c) o Renascimento valorizava o anonimato e fortalecia o sentimento nacionalista;
d) o Renascimento foi um movimento artístico, literário e científico defensor do humanismo, baseado no antropocentrismo e no espírito crítico em oposição ao teocentrismo;
e) o Renascimento fez renovar toda tradição islâmica da península Ibérica reprimida pelas Cruzadas.
34) Os séculos XV e XVI foram marcados pelo auge do Renascimento Cultural na Itália. Esse movimento cultural teve por características:
(01) inspiração crítica nos valores e ideais da Antigüidade Clássica.
(02) defesa de uma reforma educacional, valorizando o estudo das "humanidades".
(04) descrença em relação às potencialidades da ciência e da razão.
(08) interpretação da vida baseada em uma visão antropocêntrica do mundo. (16) valorização dos ideais místicos e geocêntricos da "Idade das Trevas".
Soma ( )
35) A atividade crítica foi uma das características mais notáveis do humanismo do Renascimento. Nesse sentido, podemos afirmar que os humanistas:
a) estavam mais atentos aos aspectos de continuidade e permanência do que aos de modificação e variação da natureza e da sociedade
b) defendiam os valores da lgreja e da cultura medieval à semelhança dos teólogos tradicionais
c) dedicavam-se à crítica da cultura tradicional e à elaboração de um novo código de valores e de comportamentos
d) formavam um grupo de eruditos voltados, exclusivamente, para a renovação dos estudos universitários
Gabarito:
1) D 2) C 3) E 4) C 5) C 6) B 7) D 8) A 9) D 10) A 11) A 12) E 13) D 14) E
15) A 16) D 17) A 18) D 19) C 20) A 21) C 22) A 23) 23 24) 12 25) B
26) a) Ao conceito de Idade das Trevas ou Longa Noite dos Mil Anos, isto é, de um período histórico caracterizado pelo atraso, pelo obscurantismo e pela estagnação.
b) A Antiguidade Clássica (Greco-Romana). Porque, para os renascentistas, esse período deveria ser tomado como modelo, já que muitas de suas características (antropocentrismo, universalismo, racionalismo e espírito crítico) iam ao encontro dos ideais do Renascimento.
c) A atividade mercantil, dentro do Renascimento Comercial e Urbano que caracterizou a Baixa Idade Média.
27) A 28) B 29) B 30) Racionalismo ( razão como único caminho a chegar ao conhecimento ),antropocentrismo (homem como o centro de todas as coisas) e humanismo ( glorificação do homem e da natureza humana ). 31) A 32) E 33) D 34) 11 35) C
Fonte: www.blog.evaldolima.com.br/
www.chumanas.com/
olhonahistoria.blogspot.com.br/
Muito obrigada por postar estes ex , muito bom ! :-) :-) :-)
ResponderExcluirOlá! Muito obrigada por postar esses exercícios! Só gostaria de alertar que a questão 8 e 10 são iguais!
ResponderExcluirQuer pirocada no cu mpaula ? Pfv vamo trepar 21998192013
ExcluirCara, voce é corno deixa a menina em paz disgraça
ResponderExcluirOi gente, queria avisar que a questão 8 e 10 são iguais, mas obrigada por repassar os exercícios
ResponderExcluirOi gente, a quetão 23, a resposta n faz muito sentido... poderiam me ajudar?
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