A sonda Cassini, da Nasa, encontrou propileno, um elemento químico usado para fabricar embalagens de plástico de uso doméstico, em Titã, lua de Saturno, informou a agência espacial norte-americana.
"Esta é a primeira detecção definitiva de um ingrediente plástico em qualquer lua ou planeta que não a Terra", disse a Nasa.
Uma pequena quantia de propileno foi identificada na baixa atmosfera de Titã pelo espectrômetro de infravermelho da Cassini, que mede a radiação de calor, informou a agência na edição de segunda-feira do periódico Astrophysical Journal Letters.
Ao isolar o mesmo sinal em várias altitudes na baixa atmosfera, os pesquisadores identificaram a marca registrada térmica do elemento químico com alto grau de certeza, afirmou a Nasa.
"Este elemento químico está ao nosso redor no dia a dia em longas cadeias encordoadas que formam o plástico chamado polipropileno", disse Conor Nixon, cientista da Nasa no Centro de Voo Espacial Goddard em Greenbelt, Maryland, e principal autor do estudo.
"Aquela embalagem de plástico no supermercado com o código de reciclagem 5 no fundo é polipropileno".
O elemento químico também é usado para fabricar parachoques de automóveis e outros produtos.
A descoberta pode ajudar os cientistas a entender o "zoológico químico" que compõe a atmosfera marrom enevoada de Titã, disse Scott Edgington, vice-projetista da Cassini no Laboratório de Propulsão a Jato de Nasa em Pasadena, na Califórnia.
A missão Cassini-Huygens é projeto de cooperação da Nasa, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana.
(Por Jane Sutton)
Nenhum comentário:
Postar um comentário