terça-feira, 4 de junho de 2013

Origem e consequências das Invasões bárbaras (com questões)


A desordem política e a disseminação do cristianismo foram dois fatores que, somados às Invasões Bárbaras, foram responsáveis pela crise do Império Romano. Esse processo de ocupação foi realizado pelos bárbaros, povos que eram assim chamados pelos romanos por viverem fora dos territórios do Império e não falarem latim. Foi com a introdução das tradições dos bárbaros, também chamados germânicos, que o mundo feudal ganhou suas primeiras feições.

INVASÕES BÁRBARAS

Habitando as regiões fronteiriças ao Império Romano, os povos bárbaros foram penetrando os territórios de Roma em um processo lento e gradual. Inicialmente, dado o colapso da estrutura militar e as constantes guerras civis, os imperadores romanos realizavam acordos, pelos quais os bárbaros ganharam o direito de habitar essas regiões. Em troca, eles defendiam a fronteira da invasão de outros povos. Esses primeiros bárbaros, incorporados ao mundo romano, ficaram conhecidos como federados.

Somente nos séculos IV e V que esse processo de invasão ganhou feições mais conflituosas. Com a pressão exercida pelos tártaro-mongóis (hunos), os povos bárbaros começaram a intensificar o processo de invasão do Império Romano. Entre os principais povos responsáveis pela fragmentação do Império podemos destacar os visigodos, ostrogodos, anglo-saxões, francos, suevos e turíngios. Com a invasão dos hérulos, em 476, houve a deposição do último imperador romano, Rômulo Augusto, que já tinha descendência germânica.

O processo das invasões bárbaras foi de grande importância para que o Império Romano e seu conjunto de valores e tradições passassem por um processo de junção com a cultura germânica. Dessa maneira, a Idade Média, além de ser inaugurada pelo estabelecimento dos reinos bárbaros, também ficou marcada pela mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica.

Os Povos Bárbaros

Para os romanos "bárbaro" era todo aquele que vivia além das fronteiras do Império Romano e, portanto, não possuía a cultura romana.

De origem discutida, ocupavam uma região chamada Germânia e se subdividiam em vários povos: borgundios, vândalos, francos, saxões, anglos, lombardos, godos e outros.

Nos séculos IV e V os principais povos bárbaros se deslocaram em direção ao Império Romano, empurrados pelos Hunos que vinham do oriente, levando pânico e destruição aonde chegavam. Esse processo acabou por precipitar a fragmentação do império, já decadente devido a crise do escravismo e a anarquia militar.

Quem foram os hunos (século V)

“Os historiadores antigos mal mencionam os hunos. Eles habitam nas margens do Mar Glacial. Sua ferocidade supera tudo.

Não cozinham nem temperam o que comem. Alimentam-se de raízes silvestres ou da carne do primeiro animal que aparece, carne esta que esquentam por algum tempo, sobre o dorso de seu cavalo, entre suas próprias pernas. Não possuem abrigo. Entre eles não se usam casas, nem túmulos. Não encontraríamos nem mesmo uma cabana. Passam a vida percorrendo as montanhas e as florestas. São endurecidos desde o berço contra o frio, a tome e a sede. Mesmo em viagem, não entram em habitação sem necessidade absoluta e não se creem nunca em segurança.

Não têm reis nem governantes, mas obedecem a chefes, eleitos em cada circunstância. Quando se lançam ao combate, sol­tam no ar uma gritaria terrível.”

Amiano Marcelino. Res gestae. Transcrito por Courcelle, Pierre. História literária das grandes invasões germânicas. Petrópolis, Vozes, 1955, pp. 151-152.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS REINOS ROMANO-GERMÂNICOS OU BÁRBAROS

- Economia: baseada na caça, na pesca, na agricultura rudimentar e nos saques de guerra.
- Sociedade: tribal (tribos autônomas e independentes), leis baseadas na oralidade e nos costumes, as decisões eram tomadas em assembleias  o poder político era descentralizado, ausência de um Estado organizado.
- Religião: Politeísta, culto aos ancestrais e as forças da natureza, cada tribo tinha crenças e costumes diferentes.

 A medida que penetravam na Europa, os bárbaros fundaram diversos reinos como o Visigodo,  Ostrogodo, o Vândalo e o Franco. A cultura bárbara foi pouco a pouco se misturando a romana, dando origem a novos idiomas e costumes.   

 Formação dos Povos Bárbaros 


A decadência do Império Romano do Ocidente foi acelerada pela invasão de POVOS BÁRBAROS. “ Bárbaros ” era a denominação que os romanos davam aqueles que viviam fora das fronteiras do Império e não falavam o latim.
Entre os povos bárbaros, os germanos foram os mais significativos para a formação da Europa Feudal. A sua organização política era bastante simples. Na época de paz eram governados por uma assembléia de guerreiros, formada pelos homens da tribo. Essa assembléia não tinha poderes legislativos e suas funções restringiam-se à interpretação dos costumes. Também decidia as questões de guerra e de paz ou se a tribo deveria migrar para outro local. Na época de guerra, a tribo era governada por uma instituição denominada COMITATUS. Era a reunião de guerreiros em torno de um líder militar, ao qual todos deviam total obediência. Esse líder era eleito e tomava o título de HERZOG .
Os germanos viviam de uma agricultura rudimentar, da caça e da pesca. Não tendo conhecimento das técnicas agrícolas, eram SEMI-NÔMADES, pois não sabiam reaproveitar o solo esgotado pelas plantações. A propriedade da terra era COLETIVA e quase todo trabalho era executado pelas mulheres. Os homens, quando não estavam caçando ou lutando, gastavam a maior parte de seu tempo bebendo ou dormindo A sociedade era patriarcal, o casamento monogâmico e o adultério severamente punido. Nalgumas tribos proibia-se até o casamento das viúvas. O direito baseava-se nos costumes. A religião era politeísta e adoravam as forças da natureza. Os principais deuses eram: Odin , o protetor dos guerreiros; Thor , o deus do trovão; e Freia , a deusa do amor. Acreditavam que somente os guerreiros mortos em combate iriam para o Valhala , uma espécie de paraíso. As Valquírias , mensageiras de Odin , visitavam os campos de batalha, levando os mortos. As pessoas que morriam de velhice ou doentes iriam para o reino de Hell , onde só havia trevas e muito frio. Devido à expansão do Império, a partir do século I, os romanos mantinham contato pacífico com povos bárbaros, principalmente os germanos. Muitos destes povos migraram para o Império Romano e chegaram a ser utilizados no exército como mercenários. Porém, no século V, os germanos foram pressionados pelos belicosos hunos,de origem asiática,que se deslocaram em direção à Europa e atacaram os germanos, levando-os a fugir. Estes acabaram por invadir o Império Romano, que enfraquecido pelas crises e guerras internas, não resistiu às invasões e decaiu.


Principais reinos bárbaros que se formaram na Europa

Entre os principais temos:

Reinos dos Visigodos: situado na península ibérica, era o mais antigo e extenso. Os visigodos ocupavam estrategicamente a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico, que lhes permitia a supremacia comercial entre a Europa continental e insular. 

Reino dos Ostrogodos: localizam-se na península Itálica. Os ostrogodos se esforçaram para salvanguardar o patrimônio artistico-cultural de Roma. Restauraram vários monumentos, para manter viva a memória romana. Conservaram a organização político-administrativa imperial, o Senado, os funcionários públicos romanos e os militares godos. 

Reino do Vândalos: o povo vândalo atravessou a Europa e fixou-se no norte da África. Nesse reino houve perseguição aos cristãos, cujo resultado foi a migração em massa para outros reinos, provocando falta de trabalhadores, e uma diminuição da produção. 

Reino dos Suevos: surgiu a oeste da península Ibérica e os suevos viviam da pesca e da agricultura. No final do século VI, o reino foi absorvido pelos visigodos, que passaram a dominar toda península. 

Reino dos Borgúndios: os borgúndios migraram da Escandinavia, dominaram o vale do Ródano até Avinhão, onde fundaram o seu reino. Em meados do século VI, os borgúndios foram dominados pelos francos. 

Reino do Anglo-Saxões: surgiu em 571, quando os saxões venceram os bretões e consolidaram-se na região da Bretanha. 

No processo de invasão e formação dos reinos bárbaros, deu-se ao mesmo tempo, a "barbarização" das populações romanas e a "romanização" dos bárbaros. Na economia, a Europa adotou as práticas econômicas germânicas, voltada para a agricultura, onde o comércio era de pequena importância. 

Apesar de dominadores, os bárbaros não tentaram destruir os resquícios da cultura romana; ao contrario, em vários aspectos assimilaram-na e revigoraram-na. Isso se deu, por exemplo, na organização política. Eles que tinham uma primitiva organização tribal, adotaram parcialmente a instituição monárquica, além de alguns mecanismos e normas de administração romana. Muitos povos bárbaros adotaram o latim com língua oficial. Os novos reinos converteram-se progressivamente ao catolicismo e aceitaram a autoridade da Igreja Católica, à cabeça da qual se encontrava o bispo de Roma. 

Com a ruptura da antiga unidade romana, a Igreja Católica tornou-se a única instituição universal européia. Essa situação lhe deu uma posição invejável durante todo o medievalismo europeu.

Pratica dos Povos Bárbaros 


A principal atividade econômica dos bárbaros era o cultivo de trigo, feijão, cevada, ervilha e a criação de gado para obtenção de couro, carne e leite, entretanto, os bárbaros utilizavam a guerra e a pilhagem como forma de adquirir bens.

Sua religião era politeísta e Odin, o deus do vento e da guerra, seu principal representante. Eles acreditavam que após a morte os bravos guerreiros iriam desfrutar de um paraíso, como uma vida após a morte.

Diversos aspectos da cultura bárbara iriam compor todo o cenário da Idade Média visto que sua arte e cultura influenciaram muitos aspectos deste período principalmente na arquitetura e religião.


A Formação dos Reinos Bárbaros 


A decadência do Império Romano do Ocidente foi acelerada pela invasão de povos bárbaros. Bárbaros era a denominação que os romanos davam aqueles que viviam fora das fronteiras do Império e não falavam o latim. Dentre os grupos bárbaros destacamos os: 


Germânicos: de origem indo-européia, habitavam a Europa Ocidental. As principais nações germânicas eram: os vigiados, ostrogodos, vândalos, bretões, saxões, francos etc. 


Eslavos: provenientes da Europa Oriental e da Ásia, compreendiam os russos, tchecos, poloneses, sérvios, entre outros. 



Tártaro-mongóis: eram de origem asiática. Faziam parte deste grupo as tribos dos hunos, turcos, búlgaros, etc. 

Características gerais dos Germânicos 


Entre os povos bárbaros, os germânicos foram os mais significativos para a formação da Europa Feudal. 

A organização política dos germânicos era bastante simples. Em época de paz eram governados por uma assembléia de guerreiros, formada pelos homens da tribo em idade adulta. Essa assembléia não tinha poderes legislativos e suas funções se restringiam à interpretação dos costumes. Também decidia as questões de guerra e de paz ou se a tribo deveria migrar para outro local. 

Em época de guerra, a tribo era governada por uma instituição denominada comitatus. Era a reunião de guerreiros em torno de um líder militar, ao qual todos deviam total obediência. Esse líder era eleito e tomava o título de Herzog. 

Os germânicos viviam de uma agricultura rudimentar, da caça e da pesca. Não tendo conhecimento das técnicas agrícolas, eram seminômades, pois não sabiam reaproveitar o solo esgotado pelas plantações. A propriedade da terra era coletiva e quase todo trabalho era executado pelas mulheres. Os homens, quando não estavam caçando ou lutando, gastavam a maior parte de seu tempo bebendo ou dormindo 

A sociedade era patriarcal, o casamento monogâmico e o adultério severamente punido. Em algumas tribos proibia-se até o casamento das viúvas. O direito era consuetudinário, ou seja, baseava-se nos costumes. 

A religião era politeísta e adoravam as forças da natureza. Os principais deuses eram: Odim, o protetor dos guerreiros; Tor, o deus do trovão; e Fréia, a deusa do amor. Acreditavam que somente os guerreiros mortos em combate iriam para o Valhala, uma espécie de paraíso. As Valquírias, mensageiras de Odin, visitavam os campos de batalha, levando os mortos. As pessoas que morriam de velhice ou doentes iriam para o reino de Hell, onde só havia trevas e muito frio. 


Fontes: Historie Net e Historia do Mundo
            povosbarbaros1.blogspot.com.br

Questões 

1) Como as invasões bárbaras modificaram as estruturas da sociedade e do mapa europeu?

2) Como ocorreram as invasões germânicas e quais foram as suas causas?

3) O que significa “bárbaros”?

4)  (FAAP) Entre os principais povos bárbaros que invadiram o Império Romano, podemos citar:

a) os vândalos;
b) os francos;
c) os visigodos;
d) os ostrogodos;
e) todas as anteriores.

5)  A penetração dos bárbaros no Império Romano:

a) foi realizada sempre através de invasões armadas;
b) realizou-se a partir do século VI, quando o Império entrou em decadência;
c) verificou-se inicialmente sob a forma de migrações pacíficas e, posteriormente, através de invasões 
armadas;
d) foi realizada sempre de maneira pacífica;
e) verificou-se principalmente nos séculos II e III.

6)  (UFPR) As invasões germânicas têm início no século IV d.C. e promovem importantes transformações no panorama mediterrâneo, as quais atingem as estruturas do mundo clássico. Identifique, dentre as transformações abaixo, a que corresponde à raiz da protofeudalização da Europa Ocidental: 

a) Substituição do cristianismo pelos cultos celtas e godos nos reinos germânicos.
b) Ruralização e fragmentação do poder político.
c) Desaparecimento do latim como língua escrita e falada, substituída pelos dialetos germânicos.
d) Imposição da maneira de viver dos povos germânicos e conseqüente destruição da cultura do povos dominados.
e) Substituição do Direito Romano pelos costumes dos povos invasores.

7) (UEPG/PR) A invasão dos bárbaros na Europa provocou: 

a) pleno desenvolvimento comercial;
b) maior ruralização;
c) maior urbanização;
d) o incremento industrial;
e) nda.

8) Na Alta Idade Média, período que se segue à desintegração do Mundo Antigo, houve o surgimento de vários reinos germânicos no Ocidente, como o dos visigodos, o qual ocupava: 

a) o sudoeste da França e grande parte da Península Ibérica;
b) a região do Reno, o leste da França e parte da Suíça;
c) o território sul da atual Alemanha e a Alsácia e Lorena;
d) a Península da Itália e parte da atual Iugoslávia;
e) o norte da África, do estreito de Gibraltar à Tunísia.

9) (UFG/GO) No contexto da passagem do mundo antigo para o mundo medieval, duas ondas migratórias, cada uma com suas especificidades, caracterizaram o movimento de populações a que denominamos "invasões germânicas" ou "invasões bárbaras". A primeira instalou Visigodos na Espanha, ostrogodos na Itália, vândalos na Tunísia, burgúndios no norte da Itália. A segunda vaga é a da conquista da Gália (pelos francos) e da Inglaterra (pelos anglo-saxões). Sobre esses deslocamentos populacionais, suas características e relevância, julgue os itens:

a) Algumas tribos germânicas foram pressionadas pelo avanço dos hunos e uma forma de negociação (a federação) permitiu a instalação pacífica de ostrogodos e visigodos no interior das fronteiras do império.
b) Os germanos eram originários da Península Escandinávia, falavam uma língua indo-européia, praticavam a agricultura, a pecuária, a pilhagem e tinham uma organização social baseada no clã.
c) O fortalecimento da civilização urbana, o progresso das relações comerciais e o crescimento das villas (centros de produção agrícola autouficientes e voltadas para o mercado) são características da primeira onda migratória.
d) A Alta Idade Média é um exemplo de período histórico em que a síntese cultural esteve impossibilitada devido à segregação espacial (o afastamento físico entre as populações etnicamente distintas).

10) Guerrilheiros valentes, os hunos mataram primeiramente os ostrogodos. Logo depois, atacaram os:

a) Gregos
b) germanos
c) Romanos
d) saxônicos
e) visigodos 

11) Um dos principais motivos que ajudou a desencadear as invasões germânicas foi à chegada dos:

a) bárbaros mongóis 
b) saxônicos 
c) gregos
d) Romanos
e) migrantes

12) Os germanos eram:

a) Povos bárbaros 
b) Guerrilheiros Romanos
c) Guerrilheiros gregos
d) Povos gregos 
e) Escravos gregos.

13) (OSEC) A penetração dos bárbaros no Império Romano:

a) foi realizada sempre através de invasões armadas
b) realizou-se a partir do século VI, quando o Império entrou em decadência;
c) verificou-se inicialmente sob a forma de migração pacíficas e, posteriormente, através de invasões armadas;
d) foi realizada sempre de maneira pacífica;
e) verificou-se principalmente nos séculos II e III.

Gabarito:

1) Os vários povos invasores foram aos poucos organizando suas sociedades. Muitas delas com um rei e certa estrutura administrativa, se transformariam em reinos independentes.  A relação com os povos invadidos e ocorreu uma mistura entre a cultura romana e os povos germânicos. Com isso, os centros populacionais se alteraram. 

2) Os hunos passaram a percorrer as regiões ocupadas pelos povos germânicos, empurrando mais para dentro das fronteiras, ou seja, aumentou ainda mais a ruralização da sociedade.

3) Para os romanos, bárbaros eram todos os povos que viviam do lado de fora das fronteiras do império e não falavam o latim.

4) E
5) C
6) B
7) B
8) A
9) A
10) E
11) A
12) A
13) C

9 comentários:

  1. Na pergunta 3 a resposta também deveria que os barbaros nao tinham os mesmos costumes.

    ResponderExcluir
  2. quais foram as consequencias economicas das invasoes?

    ResponderExcluir
  3. Na questão 9, pede-se para julgar V (verdadeiro) ou F (falso), então a resposta do gabarito não está de acordo com a questão.

    ResponderExcluir
  4. Adorei coloegaas! BOTA A CARA NO SOL MONAA ou melhor BOTA A CARA NOS ESTUDOS MONAAA!!! Trocadilho peeerfeitoooo. bjs de luzzzz.

    ResponderExcluir
  5. OLHA ESSE CAVALO IMUNDO DO CARALHO DA BAN PERMA NELE RITO PELA MOR DE DEUS

    ResponderExcluir
  6. OLHA ESSE CAVALO IMUNDO DO CARALHO DA BAN PERMA NELE RITO PELA MOR DE DEUS

    ResponderExcluir