segunda-feira, 29 de julho de 2013

Universidade pesquisa alternativas de nutrição de solo e fertilizantes

No campus professora Cinobilina Elvans da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Bom Jesus, a 632 quilômetros ao Sul de Teresina, estudantes e professores realizam pesquisas alternativas de nutrição de solo e fertilizantes para os cessados. Os estudos ajudam os produtores a terem uma melhore produção com menor custo.

Segundo o professor Júlio César Azevedo, desenvolvedor da pesquisa, a realidade do Sul do estado era a falta de informação sobre os estudos na área de solo e nas áreas especificas de fertilidade, nutrição de planta e poluição ambiental. “É uma região que apesar do grande potencial agrícola estava sendo conduzida com estudos oriundos de outras regiões e em determinados momentos poderão comprometer o potencial das terras”, comentou.

O professor falou ainda que com as pesquisas realizadas pela UFPI de Bom Jesus, melhorou o aspecto de estudo sobre o solo da região. “Desde 2006 nós temos vários projetos de pesquisas aprovadas junto a órgãos de fomento a pesquisa”, disse.

Através de um projeto realizado pela instituição, mostrou que os principais problemas do solo da região era que tinham alta fertilidade, mas com problemas físicos como a compactação. “A solução para resolvermos foi buscada através de vários mais de mil coletas dos tipos de solos, foi feita uma análise, além de estudos de bactérias fixadoras e tornamos isso um ponto a favor dos pecuaristas, pois elas atualmente substituem adubos”, finalizou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário