terça-feira, 22 de janeiro de 2013

características gerais dos moluscos resumo

Artigo sobre moluscos: digestão, secreção, classificação, estrutura corporal, sistema nervoso e a importância dos moluscos para o homem com questões de vestibular

Moluscos




Onde vivem os moluscos

Você pode encontrar moluscos no mar, na água doce e na terra. Por exemplo: o caramujo e a lesma ficam em canteiros de  horta, jardim, enfim, onde houver vegetação e a terra estiver bem úmida, após uma boa chuva; ficam também sobre plantas aquáticas em lagos, beira de rios etc. O grande caramujo marinho vive se arrastando nas rochas ou areias no fundo do mar. Já as ostras e o marisco fixam-se nas rochas no litoral, enquanto a lula e polvo nadam livremente nas águas marinhas.

No tempo em que ainda não havia vida no ambiente terrestre, os moluscos - com a sua concha protetora - já habitavam os mares. O caramujo do mar é uma das espécies que têm 500 milhões de anos de história. Portanto ele já existia há alguns milhões de anos antes dos peixes surgirem no mar. Fósseis revelam que esses seres, atualmente pequenos, foram, no passado, bem maiores, pois há concha fóssil de 2,5 metros.


Estrutura Corporal dos moluscos

O corpo dos moluscos é divido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça encontramos órgãos sensoriais como tentáculos e olhos. Os pés servem para locomoção e têm caráter sistemático. Nos cefalópodes os pés foram transformados em tentáculos. Na massa visceral encontramos as vísceras. Na epiderme existe uma dobra chamada manto, que secreta a concha. O manto envolve o corpo do animal. Possuem células produtoras de muco na epiderme. Entre a parede do corpo e o manto encontramos a cavidade do manto. A concha secretada é um exoesqueleto calcário.


Classificação dos moluscos

Classe Gastropoda: São representantes desta classe o caramujo, o caracol e a lesma. Podem possuir uma concha calcárea, secretada pelo manto, todas sendo univalvas. São os únicos moluscos com representantes terrestres. Seu corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça há tentáculos e olhos, nos pés há uma glândula produtora de muco. Os caracóis são hermafroditas.

Caracol e seus tentáculos

Classe bivalve: São representantes desta classe as ostras, mexilhões e mariscos. Sua concha é dotada de duas valvas. Possuem uma cabeça atrofiada e um pé em forma de martelo. Não possuem rádula. Os pés secretam filamentos para fixação, chamado bisso.
A respiração é branquial. Algumas partículas de alimento podem ficar retidos nas brânquias, e pela atividade dos cílios, são levadas até a boca. São exclusivamente aquáticos, com representantes de água doce e marinhos. Possuem grande importância econômica. Podem ser utilizados na alimentação e algumas espécies produzem pérolas. Quando algum corpo estranho entra na concha de uma ostra ela produz várias camadas de substância chamada nácar. Sucessivas deposições desta substância formam a pérola. Desta forma a pérola é uma estrutura de defesa.

              

Classe Cephalopoda: São representantes desta classe as lulas, os polvos, nautilos e argonauta. São animais marinhos. As lulas possuem uma concha interna. Esse animais possuem uma intensa cefalização e os pés foram transformados em tentáculos. As lulas possuem 10 tentáculos e o polvo, 8. Apresentam rádula. Os olhos são grandes e a circulação é do tipo fechada. Possuem estruturas de defesa como cromatóforos. Quando se sentem ameaçados soltam esses pigmentos que turvam a água e confundem os predadores.

    
Polvo                                                                  Lula gigante

Esses animais têm a circulação fechada - isto é, o sangue só circula no interior dos vasos, diferente dos outros moluscos.

A respiração é branquial. Eles têm um sistema nervoso bastante desenvolvido se comparado ao de outros invertebrados. Além da visão, o olfato é bem apurado.

Esses moluscos, em geral, têm sexos separados e a fecundação é interna. Há pesquisas que indicam que algumas espécies de polvo cuidam dos filhotes, protegendo-os dos predadores.

Como recurso de defesa, alguns moluscos contam com a camuflagem. Ao mudarem de cor são confundidos com o ambiente. A lula e o polvo, por exemplo, expelem uma substância escura na água. Isto confunde os predadores desses moluscos, permitindo a sua fuga.

                                                     
                                                                          Náutilos

Classe Polyplacophora ("muitas placas"): a superfície dorsal desses moluscos apresenta uma armadura calcária composta por placas parcialmente sobrepostas. Um representante é o quíton. São todos marinhos.

Quíton

Classe Scaphopoda ("pé em forma de canoa"): pequenos animais dotados de uma concha cônica e alongada. São marinhos, e vivem parcialmente enterrados na areia. Conhecidos, em geral, por dentálios.

    
Dentalium (dentálio ou dente-de-elefante)


Digestão dos moluscos

Possuem um sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. Na boca existe uma estrutura chamada rádula, que é formada por vários dentes de quitina, que raspam o substrato para obtenção de alimentos. Os bivalves não possuem rádula. A digestão é inicialmente extracelular, no estômago, nas glândulas digestórias é extracelular. Os bivalves possuem um estilete cristalino, estrutura localizada entre o estômago e o intestino, numa bolsa chamada ceco gástrico e serve para facilitar a digestão liberando enzimas.

Circulação dos moluscos

A circulação nos moluscos é do tipo aberta ou lacunar, pois o sangue que são do coração cai em cavidades ou lacunas que vão banhar as células. O coração ocupa a posição dorsal e fica em uma cavidade chamada pericárdica. Possui um ou dois átrios, e 1 ventrículo. O sangue das células volta ao coração pelas lacunas. Nos cefalópodes a circulação é do tipo fechada. Os moluscos possuem pigmentos respiratórios chamados hemocianina e, principalmente os cefalópodes possuem hemoglobina.

Respiração dos moluscos

A maioria dos moluscos respira através de brânquias; mas outros moluscos realizam a respiração pulmonar, ou seja, respiram através de pulmões; e outros fazem a respiração cutânea, ou seja, respiram pela superfície do corpo.

Os moluscos que respiram através de brânquias vivem exclusivamente na água, como os polvos e as lulas. Já os que conseguem respirar através de pulmões são alguns moluscos terrestres, como os caracóis e caramujos; e os que têm respiração cutânea são as lesmas.

Excreção dos moluscos

A excreção é feita por metanefrídios. Cada metanefrídio possui um ducto com duas aberturas: uma para a cavidade pericárdica, chamada nefróstoma, de onde retira as excretas, e um poro excretor, chamado nefridióporo, por onde saem as excretas.

Sistema Nervoso

É do tipo ganglionar. Os gânglios são unidos entre si por cordões nervosos.Os cefalópodes possuem uma intensa cefalização.Os gânglios cerebróides ficam na cabeça e inervam principais estruturas cerebrais, os gânglios pediosos inervam os pés e são responsáveis pela locomoção e os gânglios viscerais inervam as vísceras.

Reprodução

A reprodução é exclusivamente sexuada. Na maioria, os sexos são separados, embora existam espécies hermafroditas. A fecundação pode ser interna ou externa. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto, alguns possuindo larva trocófora, similar à dos anelídeos marinhos, indicando que esses animais possuem ancestral em comum

Importância dos moluscos para o homem 

Moluscos bivalves e gastrópodes são importantes componentes dos hábitats litorâneos. Bivalves são fontes de alimento para humanos e desempenham um papel importante filtrando água. Gastrópodes são fontes de alimento para pássaros e outros animais. Compõem uma biomassa considerável nestes ambientes e são encontrados em microhábitats diversos: troncos de árvores, folhas, rochas, e lama, entre outros.

Exercícios sobre Moluscos

1) (MED. TAUBATÉ) Nos gastrópodes, a excreção é feita por:
 
a) tubos de Malpighi;
b) nefrídeos transformados em "rins";
c) néfrons;
d) solenócitos;
e) glândulas verdes.

Para as questões 02 e 03

Responda de acordo com o código:  

a) se somente as afirmativas I e II forem corretas;
b) se somente as afirmativas II e III forem corretas;
c) se somente as afirmativas I e III forem corretas;
d) se existir apenas uma afirmativa correta;
e) se todas forem corretas ou todas forem erradas.
 

2)   I.   Os moluscos podem ser monóicos ou dióicos.
      II.  Há moluscos com desenvolvimento direto.
      III. Em alguns moluscos existe uma forma larval ciliada, a plânula.
 
 
3)    I.   Todos os moluscos têm fecundação interna.
       II.  O ovotestis é uma glândula hermafrodita existente no caracol.
       III. A bolsa de tinta, encontrada em lulas, sépias e polvos, é uma estrutura defensiva.
 

4) (UFMG) Nos pelecípodes, o alimento é obtido graças a uma camada de muco que recobre:
 
a) o pé;
b) a boca;
c) as brânquias;
d) a concha;
e) o intestino.

5)  (PUCC) A rádula é um órgão ralador dos alimentos nos moluscos. É ausente nos representantes da classe:
 
a) Anphineura
b) Gastropoda
c) Cephalopoda
d) Pelecypoda
e) Scaphopoda

6) (UNISA) A respiração dos moluscos é:
 
a) exclusivamente branquial;
b) cutânea, branquial e pulmonar;
c) traqueal e pulmonar;
d) apenas cutânea e branquial;
e) apenas cutânea.
  
7) (MED. ABC) É encontrada apenas entre os moluscos, a estrutura:
 
a) esqueleto calcáreo;
b) tentáculos;
c) sifão exalante;
d) rádula;
e) tubo digestório completo.

8) (U.F. Ouro Preto-MG) A rádula, presente em certos moluscos, tem por função:

a)      Defendê-los do ataque de outros animais;
b)      Digerir quimicamente os alimentos;
c)      Favorecer a locomoção;
d)      Ralar os alimentos;
e)      Secretar a concha.

9) (UFU-MG) A produção de pérolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas ao manto. Este circunda o corpo estranho e secreta camadas sucessivas de nácar sobre ele. Os animais são mantidos em cativeiro por muitos anos até que as pérolas sejam formadas. Os animais utilizados nesse processo pertencem, respectivamente, ao filo e à classe:

a)      Mollusca e Gastropoda;
b)      Arthropoda e Crustacea;
c)      Arthropoda e Insecta;
d)      Molusca e Cephalopoda;
e)      Molusca e Pelecypoda.

10) (Fuvest-SP) Todas as características abaixo pertencem ao Phylum Mollusca, exceto:

a)      Presença de brânquias;
b)      Presença de concha externa;
c)      Presença de rádula;
d)      Presença de manto;
e)      Ausência de celoma.
 
11) Dentre as alternativas abaixo, assinale a incorreta:

a)      A maioria dos moluscos apresenta respiração branquial, mas existem espécies com respiração pulmonar e outras ainda que respiram exclusivamente pela superfície do corpo, ou seja, respiração cutânea.
b)      Os moluscos têm reprodução sexuada, e em algumas espécies, como no caracol-de-jardim, ocorre desenvolvimento direto; em outras espécies, como nas ostras, o desenvolvimento é indireto, com duas fases larvais.
c)      A maioria dos gastrópodes é monoica.
d)      A concha da maioria dos moluscos é constituída principalmente por carbonato de cálcio, e possui três camadas. Essa concha é produzida por uma estrutura chamada de nácar.
e)      Os moluscos têm sistema digestório completo, formado por um tubo que começa na boca e termina no ânus.

12) (UNB) Os moluscos bivalvos (ostras e mexilhões) são organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuir alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de água em poucas horas, daí serem comumente chamados "organismos filtradores", mas, em conseqüência, podem acumular, no seu trato digestivo, altas concentrações de microorganismos e compostos químicos tóxicos, eventualmente presentes na água onde vivem, assim pondo em risco a saúde pública e exercendo grande impacto social e econômico nas áreas de sua criação. Assinale a afirmação correta. 

a) Os moluscos não possuem sistema digestivo. 
b) Os moluscos não possuem sistema nervoso ganglionar. 
c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma valva. 
d) Nos mexilhões, as brânquias têm função respiratória e importante papel na nutrição. 
e) Os moluscos são sempre hermafroditas.

13) (UEMA) Os moluscos constituem um grupo abundante e diversificado de animais que apresentam corpo mole, com ou sem concha, simetria bilateral, sendo triblásticos e celomados. Assinale a alternativa que indica corretamente todos os possíveis habitats desses animais. 

a) Ambientes aquáticos e terrestres. 
b) Ambiente marinho. 
c) Ambientes aquáticos: marinho e dulcícola. 
d) Ambientes marinho e terrestre. 
e) Ambientes dulcícola e terrestre.

14) Uma pessoa tem alergia a moluscos. Em um restaurante onde são servidos "frutos do mar", ela pode comer, sem problemas, pratos que contenham 

a) lula e camarão. 
b) polvo e caranguejo. 
c) mexilhão e lagosta. 
d) lula e polvo. 
e) camarão e lagosta.

15) Corpo constituído por cabeça, massa visceral (onde se concentram os órgãos) e pé. Com relação ao filo Mollusca, é correto afirmar que:


a) não apresenta sistema digestivo completo, de forma que a digestão é processada através de uma bolsa enzimática.
b) apresenta respiração exclusivamente branquial.
c) o sistema nervoso consiste de um anel situado em torno da boca.
d) a excreção é feita através dos túbulos de Malpighi e de glândulas localizadas na base dos pés.
e) lesmas, ostras, mexilhões, lulas e polvos são moluscos.

16) João, aluno do ensino médio que estava fazendo uma revisão em seus apontamentos de zoologia, verificou que, ao contrário dos gastrópodes marinhos que apresentam respiração branquial, os gastrópodes dulcícolas (que vivem em água "doce") utilizam oxigênio atmosférico através de sua cavidade paleal que é ricamente vascularizada, como um pulmão primitivo. Surgiu, então, uma dúvida: "Por que esses animais aquáticos respiram por pulmões? Outros moluscos, como os bivalves, respiram por meio de brânquias, quer vivam em água "doce" ou salgada e o mesmo acontece com os peixes. Por que, então, os gastrópodes dulcícolas não respiram por brânquias?" 

João, ao formular tais questões, não lembrava que 

a) vivendo em águas rasas, a respiração pulmonar permite um aproveitamento melhor do oxigênio atmosférico. 
b) os gastrópodes dulcícolas representam o retorno ao ambiente aquático depois que seus ancestrais conquistaram o ambiente terrestre. 
c) a pressão parcial do oxigênio em águas interiores é muito menor que na água do mar. 
d) próximo à superfície, a disponibilidade de alimentos é maior. 
e) os gastrópodes não são galactófagos, não podendo realizar a filtração.

17) . (UFLAVRAS) 2 - Citar três características exclusivas dos moluscos.

18)  Unicamp-SP) Explique, de maneira comparativa, duas características que permitem considerar moluscos como animais mais complexos que celenterados. 

19) (Vunesp) Considere as seguintes características de determinado animal: hermafroditismo, celomado, pulmão simples, um par de nefrídios, dois pares de tentáculos sensoriais, glândula secretora de muco e rádula.

a) A que filo e classe pertence o animal que apresenta todas as características descritas? Cite um exemplo de animal pertencente a essa classe. 
b) Qual é a função do muco secretado pela glândula? Cite uma classe, do mesmo filo, em que essa glândula não existe. 

20) UFPB 2009)

O filo Mollusca surgiu no início da era Paleozóica, há cerca de 500 milhões de anos, sendo representado por milhares de espécies. Os mares antigos apresentavam grande biodiver­sidade, comprovada pelos milhares de fósseis encontrados em seus sedimentos. No litoral Sul do Brasil, são encontrados amontoados de conchas de moluscos, denominados sambaquis. Nesse contexto, identifique as características gerais dos organismos representantes desse filo:

1) São todos hermafroditas com reprodução cruzada.
2) Possuem sistema digestório com boca e ânus.
4) Possuem uma ou mais brânquias, relacionadas com a respiração em ambiente aquático, ou um pulmão, estrutura adaptada à respiração aérea.
8) Possuem sistema circulatório formado por vasos associados ao coração, e a excreção é feita principalmente por metanefrídios.
16) Não possuem sistema nervoso ganglionar.

Gabarito:

1) B     2) A   3) B     4) C    5) D    6) B    7) D    8) D      9) E    10) E    11) D   12) D   13) A   14) E
 15) E    16) B    17) Moluscos são invertebrados que possuem manto, rádula (exceto bivalves) e pé musculoso ou tentáculos para a locomoção.   18) Os moluscos são animais triblásticos, têm tubo digestivo completo, possuem sistema circulatório e excretor (nefrídeos); os cnidários são diblásticos, têm sistema digestivo incompleto, não possuem sistemas circulatório e excretor.    19) a) O animal pertence ao filo Mollusca e a classe gastrópoda. Poderiam ser citados como exemplos: caramujos, lesmas, caracóis e escargôs. 
O muco diminui o atrito, quando o animal se desloca sobre um substrato. Essa glândula não ocorre em bivalves (ostras e mexilhões) e cefalópodes (polvo e lula).  
20) 2, 4 e 8.

3 comentários: