terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Periquito Ring Neck - Distribuição, alimentação, características e reprodução

O Periquito Ring Neck, de nome cientifico Psittacula Krameri, também é conhecido como Periquito de Colar, Periquito de Colar Rosa ou Periquito Rabo de Junco, sendo possível encontrar 4 sub-espécies (Parvirostris, Krameri, Manillensis e Borealis). Eles foram criados e admirados por conta de sua beleza desde os tempos antigos. Eles são um Periquito grande, procurados especialmente por sua forma, beleza, capacidade de falar, inteligência e capacidade de treinamento, além de também serem relativamente fáceis de reproduzir em cativeiro. O Periquito Ring Neck tem sido considerado a um bom tempo como um dos favoritos entre os amantes de pássaros! Não existem muitas combinações de cores que podem ser produzidas, e isto é um desafio divertido e fascinante para muitos criadores!



DISTRIBUIÇÃO DO PERIQUITO RING NECK

Temos 2 subespécies Africanas, que são o Psittacula Krameri Parvirostris e o Psittacula Krameri Krameri, e 2 subespécies Asiáticas, o Psittacula Krameri Manillensis e o Psittacula Krameri Borealis. O Periquito Ring Neck Indiano e as 2 subespécies Africanas são os mais dispersos em termos de distribuição, sendo possível encontra-los por toda a Ásia e em partes da África, especialmente na Índia, China, Ceilão, África, Tibete, Nepal e muitas ilhas próximas.

ALIMENTAÇÃO DO PERIQUITO RING NECK

Estas aves podem ser alimentadas com uma mistura de sementes próprias para periquitos de grande porte, com um suplemento de doses de legumes e frutas, bem como pequenas quantidades de alimentos à base de ovos. Gostam de roer e, como tal, devem dispor de galhos de árvores. Eles também gostam de alimentos nutritivos dos humanos, como por exemplo frango cozido e outras comidas que alguns donos normalmente dão, porém isso não é muito aconselhável. Feijão, arroz e grãos cozidos também são apreciados, mas alimentos macios como estes vão estragar em cerca de 4 horas. 


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO PERIQUITO RING NECK

O Periquito Ring Neck pertence ao gênero Psittacula, que são conhecidos como Periquitos de Colar, ou com anel no pescoço, possuindo uma característica distintiva, que é a de ter um colar ao redor da cabeça, ou uma faixa bastante evidente que atravessa a área do queixo dos machos.

A coloração normal do Periquito Ring Neck macho é um verde em geral, com a parte de baixo do abdômen tendo uma cor um pouco mais leve, e parte posterior da cabeça com um tom azulado. O anel é preto, e circula a área do “queixo” e ao longo da bochecha. Na nunca este anel fica cor de rosa com um pouco de azul. As penas centrais da cauda são azuladas, com algumas penas verde amarelo caídas, e as penas da cauda exteriores são verdes. A cor da mandíbula superior do bico é vermelho-laranja e da mandíbula inferior é preta. Através da criação doméstica do Ring Neck tornou-se possível ter uma grande variedade de cores ou mutações disponíveis.


Periquito Ring Neck Azul
Os filhotes macho e a fêmea de Ring Neck não tem o anel preto, colar cor de rosa ou a coloração azul na parte de trás da cabeça. Os filhotes também têm um bico cor de rosa e coral, com a ponta pálida. Um Ring Neck filhote ficará com a sua plumagem de adulto após a sua segunda muda de penas completa, com cerca de 3 anos de idade. Estas aves podem crescer até chegar a um comprimento aproximado de 40cm.

O Periquito Ring Neck Africano é muito semelhante em coloração ao Ringneck Indiano, mas a coloração do rosto e o colar rosa são menos chamativos nos machos africanos. Eles também têm um bico menor, com a mandíbula superior sendo vermelho escuro, ficando praticamente preto na ponta. Embora o Ringneck Africano tenha um corpo menor, mais curto do que o Ring Neck Indiano, eles têm uma cauda mais longa, e na média podem atingir até 43,5cm de comprimento.

REPRODUÇÃO DO PERIQUITO RING NECK

Julho a Janeiro.
- Na época de reprodução, as fêmeas instintivamente “gostam e precisam fazer” o ninho. Porém como este já está pronto, às vezes, ela rói algumas partes do mesmo. Por isso, para que ela o “faça”, pode-se pôr dentro dele um pouco de serragem e/ou pedaços pequenos de madeira para que o casal o prepare a seu modo e não danifique o que está pronto.

Em média, põem entre três e seis ovos. As criam nascem ao fim de 22 a 24 dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário