À partida poderíamos pensar que se a garrafa de água de plástico só contém água não precisa de ser lavada com detergente para voltar a ser usada. Mas a verdade não é bem esta e reutilizar as garrafas pode ser um hábito prejudicial à sua saúde, como explica um artigo da revista especializada Practical Gastroenterology, citado pelo site Everyday Health.
Os especialistas aconselham que se use apenas uma vez a garrafa de plástico ou em alternativa pode lavá-la com detergente. Isto porque o uso continuado da garrafa vai fazer com que o plástico tenha pequenas fissuras muitas vezes imperceptíveis. E é através destas que as bactérias podem entrar, colocando a saúde em risco.
A não ser que a garrafa seja lavada frequentemente, o mais certo é haver contaminação bacteriana. Além disso pode haver libertação de químicos do próprio plástico da garrafa também prejudiciais. Mesmo as garrafas reutilizáveis devem ser lavadas com detergente para evitar esta contaminação.
Se tem filhos, já pensou na garrafa de água que está na escola? Na maioria das vezes estas são reutilizadas meses a fio sem serem lavadas uma única vez. Num estudo da Universidade de Calgary, foram analisadas 76 amostras de garrafas e água usadas pelas crianças de uma escola primária. Dois terços tinham bactérias muito acima do aceitável para a saúde.
Claro que a solução não é abandonar a reutilização já que o planeta agradece que poupe no uso de plástico. Mas deve fazê-lo com consciência. Deve comprar garrafas reutilizáveis, mas lavá-las. As melhores são mesmo as de vidro ou forradas a alumínio. Se gostar mesmo das de plástico, prefira as de polipropileno. Mas mesmo estas devem ser lavadas com água e detergente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário