Claes Thure Oldenburg é um escultor norte-americano de origem sueca e é, entre Andy Warhol e Roy Lichtenstein, o mais importante representante do Pop Art americano. Em 1956, emigrou para Nova York e, no início dos anos de 1960, causou assombro com suas performances e happenings (por exemplo, em 1963, o seu Autobodies em Los Angeles). Posteriormente, dedicou-se intensivamente aos objetos de uso cotidiano como temas de suas criações e como peças para colecionadores. Suas obras plásticas, que podem enquadrar-se na pop art (como artigos de ferro e aparelhos de uso doméstico que ordena segundo o seu tamanho e os materiais utilizados), representam sinais codificados de crítica cultural à nossa civilização.
Em 1972 e 1984, Oldenburg teve participações na Documenta de Kassel, na última das quais com um monumento de 12 metros de altura. No parque Lohausen, pode-se contemplar a escultura Toppling Ladder with Spilling Paint, de 1986.
Para Oldenburg é a comida americana, industrializada e padronizada: os hamburgers, os hot-dogs, os ice-creams que são diariamente introduzidos em quantidades industriais, como combustível nos fornos, nos tubos digestivos de milhões de americanos. Os modelos não são sequer essas comidas , mas sua publicidade em cores: claro, na sociedade de consumo primeiro vem a imagem publicitária, depois a coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário