quinta-feira, 16 de abril de 2015

Moreia - características, habitat, alimentação e reprodução


Gymnothorax mordax

As moreias, também conhecidas como Caramuru pelo povo indígena brasileiro Tupinambá, são peixes teleósteos, anguiliformes, pertencente à família dos munerídeos (Muraenidae), sendo uma de suas principais características o corpo alongado e cilíndrico. Existem mais de 200 espécies de moréias agrupadas dentro de 15 gêneros, sendo que a maior alcança 4 metros de comprimento.

Apresentam uma aparência que lembra uma cobra, mas fazem parte do grupo das enguias. Não possuem escamas, sendo que para sua proteção algumas espécies secretam da pele um muco composto por toxinas. A maioria não apresenta barbatanas peitorais e pélvicas, mas possuem uma nadadeira ímpar, formada por três raios moles e articulados, que se inicia no dorso e termina no ânus, passando pela extremidade da cauda. A sua pele é composta por padrões de cores que servem como camuflagem.

Habitam águas tropicais e subtropicais do Atlântico, sendo encontrada em toda a costa brasileira. São animais de hábitos solitários e noturnos, saindo em busca de alimento no meio da noite. As moreias são carnívoras e sua dieta é constituída basicamente de crustáceos, peixes e polvos. Durante o dia, vivem em recifes ou debaixo de rochas, mantendo a cabeça para fora e a boca aberta. Deste modo, seus afiadíssimos dentes ficam expostos, conferindo-lhe um aspecto assustador, espantando os outros animais, com exceção de um peixe (peixe-limpador), de aproximadamente 10 cm de comprimento, que possui uma relação de simbiose com a moreia. Este pequeno animal limpa sua pele e remove pedaços de alimentos presos em seus afiados dentes.

As moreias não são agressivas, pelo contrário, são animais tímidos, mas acidentes envolvendo mergulhadores podem acontecer caso esse peixe confunda o dedo de um humano com o tentáculo de polvo. Sua mordida causa acidentes graves, sendo que algumas espécies possuem veneno, que inoculam ao morder.

Os alevinos das moreias apresentam uma curiosidade: no momento da eclosão e na fase crítica da vida, exibem um aspecto de folha vegetal transparente, denominada leptocéfalo.

Em Portugal, as moreias são pescadas para consumo na alimentação humana.

As espécies mais comuns de moreia na costa portuguesa são:

Moreia-pintada (Muraena helena)
Moreão (Gymnothorax unicolor)
Moreia-serpente (Enchelycore anatina)
Moreia-preta (Muraena augusti)
Moreão-amarelo (Gymnothorax vicinus)

Moreia-pintada-de-natura (Gymnothorax polygonius )

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moreia
http://www.peixesornamentais.info/index.php?option=com_content&task=view&id=195&Itemid=44l
http://www.scubadiver.com.br/scubadiver/moreia.html
http://www.pesca.tur.br/peixes/agua-salgada/moreia/
http://www.aquariodeubatuba.com.br/moreias.htm
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/moreia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário