Distribuição
O pangolim (Manis spp.) é um mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África. Há sete espécies diferentes, as únicas representantes da família Manidae e ordem Pholidota. A ordem é muito antiga, com representantes fósseis datando do Eoceno na Europa (Eomanis, do Eoceno Médio alemão, em Messel), América do Norte (Patriomanis) e Ásia (Cryptomanis gobiensis, do Eoceno superior da Mongólia). A relação dos folídotos com outras ordens de mamíferos ainda é motivo de muitas controvérsias, mas estudos recentes incluíram-na num táxon chamado de Pegasoferae, junto com os carnívoros, os quirópteros e os perissodátilos.
Habitat
Os pangolins vivem no chão, outros em árvores.
Alimentação
Ele come 7 milhões de formigas e cupins em um ano usando a língua viscosa, que chega a ser maior do que seu próprio corpo. Sem nenhum dente na boca, o pangolim armazena pedras em seu estômago que lhe ajudam a moer a comida.
Couraça do Pangolim
A couraça do pangolim tem escamas afiadas e cobre quase todas as partes dele (menos a de baixo).
Quando se sente ameaçado o pangolim se enrosca (como o tatu bolinha), arrepia as escamas e às vezes dá chicotadas com o rabo.
Características Físicas: O Pangolim não tem dentes, mas tem uma língua de uns 30 cm de comprimento e corpo coberto de escamas córneas.
Reprodução
5 meses. Um ou dois filhotes por vez.
Classificação
-Família Manidae
- Manis Linnaeus, 1758
- Pangolim-indiano (M. crassicaudata)
- Pangolim-chinês (M. pentadactyla) Linnaeus, 1758
Paramanis
Pangolim-malaio (Paramanis javanica)
Smutsia
Pangolim-gigante (Smutsia gigantea)
Pangolim-comum (Smutsia temmincki)
Phataginus Rafinesque, 1821
Pangolim-arborícola Phataginus tricuspis (Rafinesque, 1821)
Uromanis
Pangolim-de-cauda-longa (Uromanis tetradactyla)
Nenhum comentário:
Postar um comentário