sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Biografia e obras de Guilherme de Almeida



Guilherme de Andrade Almeida foi poeta paulista,ensaísta, jornalista e tradutor. Nasceu em Campinas no dia 24 de julho de 1890. Era filho do jurista e professor de direito Estevam de Almeida. Estudou nos ginásios Culto à Ciência, de Campinas, e São Bento e Nossa Sra. do Carmo, em São Paulo. Cursou a Faculdade de Direito de São Paulo, concluindo-a em 1912.

Foi redator de "O Estado de São Paulo", diretor da "Folha da Manhã" e da "Folha da Noite", fundador do "Jornal de São Paulo" e redator do "Diário de São Paulo".

Com a publicação do livro de poesias "Nós" (1917) iniciou sua carreira literária. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna, seu escritório serviu de redação para os fundadores da revista "Klaxon". Percorreu o Brasil, difundindo as ideias da renovação artística e literária. Os livros "Meu" e "Raça" (1925) são fiéis à temática brasileira e ao sentimento nacional.

Dominou amplamente o fazer poético, por ser grande conhecedor da ciência do verso e da língua, ajudando-o também a ser um excelente tradutor. Traduziu, entre outros, os poetas Paul Géraldy ("Eu e Você"), Rabindranath Tagore ("O Jardineiro" e "O Gitanjali"), Charles Baudelaire ("Flores das Flores do Mal"), Sófocles ("Antígona") e Jean Paul Sartre ("Entre Quatro Paredes").

Nos poemas de "Simplicidade", publicado em 1929, retornou às suas matrizes iniciais e à perfeição formal, sem recair no Parnasianismo. Mas com um senso cada vez mais clássico, como os poemas de "Camoniana" (1956) e "Pequeno Cancioneiro" (1957).

Em 1932 participou da Revolução Constitucionalista de São Paulo. Também foi heraldista, fez os brasões-de-armas das seguintes cidades: São Paulo (SP), Petrópolis (RJ), Volta Redonda (RJ), Londrina (PR), Brasília (DF), Guaxupé (MG), Caconde, Iacanga e Embu (SP). Compôs também um hino a Brasília, quando a cidade foi inaugurada.

Era membro da Academia Paulista de Letras; do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; do Seminário de Estudos Galegos, de Santiago de Compostela; do Instituto de Coimbra e da Academia Brasileira de Letras.

Encontra-se sepultado no Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932, no parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, ao lado de Ibrahim de Almeida Nobre, o "Tribuno de 32", dos despojos dos jovens conhecidos pela sigla M.M.D.C. (Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Américo Camargo de Andrade), e do caboclo Paulo Virgínio.

Obras de Guilherme de Almeida

Poesia
  • 1917 – Nós – capa e ilustrações de Correia Dias, oficinas de "O Estado de S. Paulo"  .
  • 1919 – A Dança Das Horas – capa e ilustrações de Di Cavalcanti, seção de obras de "O Estado de S. Paulo".
  • 1919 - Messidor – capa de J. Wasth Rodrigues, oficinas da Casa Editora O Livro.
  • 1920 – Livro de Horas de Soror Dolorosa – capa e ilustrações de J. Wasth Rodrigues, oficinas de "O Estado de S. Paulo".
  • 1922 – Era Uma Vez… - com desenhos de John Graz, edição de propriedade do Autor, impressa nas oficinas da Casa Mayença, S. Paulo.
  • 1924 – A Frauta Que Eu Perdi – edição do Anuário do Brasil, Rio de Janeiro.
  • 1925 – Meu – capa de Paim, propriedade do Autor, impresso na Tipografia Paulista de José Napoli e Cia., São Paulo.
  • 1925 - A Flor Que Foi um Homem (Narciso) – capa e desenhos de J. Wasth Rodrigues, Irmãos Marrano Editores, São Paulo.
  • 1925 - Encantamento – capa de Correia Dias, Livraria do Globo e Irmãos Marrano Editores, São Paulo.
  • 1925 - Raça – impresso na Tipografia Paulista de José Napoli e Cia., São Paulo.
  • 1929 – Simplicidade – Cia. Editora Nacional, São Paulo.
  • 1931 – Carta À Minha Noiva – Cia. Editora Nacional, São Paulo.
  • 1931 - Você – com desenhos de Anita Malfatti, Cia. Editora Nacional, São Paulo.
  • 1932 – Cartas Que Eu Não Mandei – Editora Guanabara, Rio de Janeiro.
  • 1938 – Acaso - (reconstituição de ornatos e letras ao gosto vitoriano, século XIX), Cia. Editora Nacional, São Paulo.
  • 1941 – Cartas Do Meu Amor – capa e desenhos de Noêmia, Livraria Martins Editora, São Paulo.
  • 1947 – Poesia Vária – capa de Renato Zamboni, Livraria Martins Editora, São Paulo.
  • 1951 – O Anjo De Sal – Edições Alarico, São Paulo.
  • 1954 – Acalanto De Bartira – capa de Renato Zamboni, vinhetas de abertura e fecho de Brecheret e ornatos de Guidal, execução gráfica de Elvino Poccai, São Paulo.
  • 1956 – Camoniana – com apresentação de Afrânio Peixoto, para a coleção Rubáiyát, da Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro.
  • 1957 – Pequeno Romanceiro – com desenhos de Gomide e letras de Abigail, Livraria Martins Editora, São Paulo.
  • 1961 – Rua – com fotografias de Eduardo Ayrosa, Livraria Martins Editora, São Paulo.
  • 1965 – Rosamor – com capa de Zamboni e ilustrações de Noêmia, Livraria Martins Editora, São Paulo.
  • 1968 – Os Sonetos De Guilherme de Almeida – capa de Renato Zamboni, Livraria Martins Editora, São Paulo .
  • 2010 - "Margem: Poesia" - Apresentação de Marcelo Tápia; posfácio de Carlos Vogt, Annablume; Casa Guilherme de Almeida, São Paulo.
Poesia (traduções)
  • 1932 – Eu e Você – tradução do Toi et Moi, de Paul Géraldy, ilustrações de Darcy Penteado, Cia. Editora Nacional, São Paulo.
  • 1923 – O Gitanjali – de Rabindranath Tagore, Cia. Editora Nacional, São Paulo.
  • 1936 – Poetas De França – edição bilingüe, Cia. Editora Nacional, São Paulo.
  • Suíte Brasileira – terceira parte do livro de Luc Durtain Quatre Continents, coleção do Departamento Municipal de Cultura, São Paulo.
  • 1939 – O Jardineiro – de Rabindranath Tagore, capa de Santa Rosa, Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro.
  • 1943 – O Amor de Bilitis (algumas canções) – de Pierre Louÿs, coleção Rubáiyát, Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro.
  • 1944 – Flores Da Flores Do Mal – de Charles Baudelaire, edição bilingüe, carvões de Quirino, Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro.
  • Paralelamente a Paul Verlaine – desenhos de Dorca, edição bilingüe, Livraria Martins Editora, São Paulo.
  • 1965 – Festival, de Simon Tygel, edição bilingüe, com nus de Gomide.
  • Arcanum, de Niles Bond.
  • 1967 – Os Frutos Do Tempo (Les Fruits du Temps) – de Simon Tygel, edição bilingüe, com capa de Renato Zamboni.
Seleção de poemas e poesia completa
  • 1931 – Poemas Escolhidos, Editores Waissman, Reis e Cia. Ltda., Rio de Janeiro. *1944 – TEMPO, com prefácio de Jamil Almansur Haddad e ilustrações de Quirino, Editora Flama Ltda., São Paulo.
  • 1952 – Toda a Poesia (1ª edição), seis volumes, Livraria Martins Editora, São Paulo.
  • 1967 – Meus versos mais queridos, Edições de Ouro, Rio de Janeiro.
Teatro
  • 1916 – Mon coeur balance e Leur ame, escritas em colaboração com Oswald de Andrade, Tipografia Asbahr, São Paulo.
  • 1921 – Scheherazada, um ato em versos, publicado em Toda a Poesia, Livraria Martins Editora, São Paulo, 1952 (1ª edição).
  • 1939 – O Estudante Poeta, escrita em colaboração com Jaime Barcelos, inédito.
Teatro
  • 1950 – Entre Quatro Paredes (Huis Clos), de Jean-Paul Sartre, edição do autor, impressa na Revista dos Tribunais Ltda., São Paulo.
  • 1952 – A Antígone, transcrição da tragédia de Sófocles, edição bilingüe, Edições Alarico, São Paulo.
  • 1954 – Na Festa de São Lourenço, tradução em versos, nas partes tupi e castelhana, do Auto de José de Anchieta, segundo o texto de Maria de Lourdes de Paula Martins, editado pela Comissão do IV Centenário de São Paulo.
  • 1965 – História de uma Escada (Historia de una Escalera), de Antonio Buero Vallejo, Editora Vozes Ltda., Petrópolis.
Teatro 
  • A importância de ser prudente (The Importance of Being Ernest), de Oscar Wilde. *Orfeu (Orphée), de Jean Cocteau.
  • Lembranças de Berta (Hello from Bertha), de Tennessee Williams.
  • Eurídice (Eurydice), de Jean Anouilh.
Prosa
  • 1924 – Natalika, edição da Candeia Azul, Rio de Janeiro.
  • 1926 – DO SENTIMENTO NACIONAL NA POESIA BRASILEIRA, tese de concurso, Tipografia da Casa Garraux, São Paulo.
  • 1926 - RITMO, ELEMENTO DE EXPRESSÃO, tese de concurso. Tipografia da Casa Garraux, São Paulo.
  • 1929 – GENTE DE CINEMA, I Série, Sociedade Impressora Paulista, São Paulo.
  • 1933 – O MEU PORTUGAL, Cia. Editora Nacional, São Paulo.
  • 1935 – A CASA, palestra pronunciada no salão do Clube Piratininga e dedicada aos alunos do Ginásio Bandeirantes, Tipografia do Instituto D. Ana Rosa, São Paulo.
  • 1944 - GONÇALVES DIAS E O ROMANTISMO, conferência realizada na Academia Brasileira de Letras, impressa na Revista dos Tribunais Ltda., São Paulo.
  • 1948 – HISTÓRIAS, TALVEZ..., Edições Melhoramentos, São Paulo.
  • 1948 - AS PALAVRAS DE BUDA, Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro.
  • 1953 – BAILE DE FORMATURA, ilustrações de Renato Zamboni, editado pelo Departamento de Saúde do Estado de São Paulo.
  • 1961 – JORNAL DE UM AMANTE, do Journal d’un Amant, de Simon Tygel.
  • 1962 – COSMÓPOLIS, São Paulo/29, oito reportagens de Guilherme de Almeida, carvões de Gomide, Cia. Editora Nacional, São Paulo.
Literatura infantil
  • 1941 – O SONHO DE MARINA, texto de Guilherme de Almeida, com ilustrações de Dorca, Edições Melhoramentos, São Paulo.
  • 1941 – JOÃO PESTANA, de Hans Christian Andersen, com ilustrações de Dorca, Edições Melhoramentos, São Paulo.
  • 1942 – JOÃO FELPUDO, de Heinrich Hoffmann, Edições Melhoramentos, São Paulo.
  • 1943 – PINOCCHIO, de Carlo Collodi, Edições Melhoramentos, São Paulo.
  • 1943 - O CAMUNDONGO E OUTRAS HISTÓRIAS, de Wilhelm Busch, Edições Melhoramentos, São Paulo.
  • 1943 - COROCOCÓ E CARACACÁ, de Wilhelm Busch, Edições Melhoramentos, São Paulo.
  • 1943 - O FANTASMA LAMBÃO, de Wilhelm Busch, Edições Melhoramentos, São Paulo.
  • 1946 – A MOSCA, de Wilhelm Busch, Edições Melhoramentos, São Paulo.
  • 1946 - UMA ORAÇÃO DE CRIANÇA, de Rachel Field, com desenhos de Elisabeth Orton Jones, Edições Melhoramentos, São Paulo.
  • 1949] – A CARTOLA, de Wilhelm Busch, Edições Melhoramentos, São Paulo.

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