Gabriel Daniel Fahrenheit foi um físico e inventor alemão. Nasceu no dia 24 de maio de 1686, na cidade de Danzig, atualmente Gdansk, Polónia. Foi Filho do mercador Daniel Fahrenheit e de Concórdia Fahrenheit, foi o mais novo dos cinco filhos do casal.
Educado para trabalhar no comércio, viajou pela Grã-Bretanha e pela Holanda, onde se tornou fabricante de instrumentos meteorológicos e dedicou-se, sob orientação do físico Willem Jacob's Gravesande, ao estudo da física experimental. Após várias pesquisas para aperfeiçoar as técnicas de fabricação desses instrumentos e para descriminar com mais precisão as medições desses aparelhos, Fahrenheit criou, em 1714, o primeiro termômetro de mercúrio. Anteriormente, utilizava-se o álcool que, por ter um ponto de ebulição bastante baixo, não permitia medir temperaturas muito altas; para além disso, o álcool dilatava de forma pouco uniforme, não permitindo fazer muitas subdivisões na escala. Fahrenheit escolheu, portanto, o mercúrio por não se alterar este metal numa larga gama de temperaturas. Decidiu, então, criar uma escala própria para fazer as medições. Elegeu como ponto inferior (o valor mais baixo), a temperatura obtida pela fusão de cloreto de sódio (NaCI, conhecido por sal da cozinha) com cloreto de amônio (NH4Cl) e gelo fundente e, para ponto superior, a temperatura do corpo humano. Atribuiu-lhes, respetivamente, os valores de 0º F e 100º F. Esta escala, que tem o nome do inventor, difundiu-se muito em Inglaterra e, mais tarde, foi adotada pelos americanos.
Em 1724, Fahrenheit foi eleito membro da Royal Society pelas suas grandes investigações e descobertas. Faleceu por intoxicação de mercúrio, no dia 16 de setembro de 1736, em Haia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário