terça-feira, 20 de maio de 2014

Biografia e composições de Nelson Ferreira

Nelson Ferreira  (Bonito, 9 de dezembro de 1902 — Recife, 21 de dezembro de 1976) foi músico brasileiro. Compôs músicas de carnaval, valsas, foxes e canções diversas. Criou a orquestra Nelson Ferreira, que era famosa no Recife e nos Estados vizinhos.

Nelson Ferreira (1902-1976) nasceu em Bonito, Pernambuco, no dia 9 de dezembro de 1902. Filho de um violonista e de uma professora primária, aos 14 anos de idade, compôs a valsa "Vitória", para a Companhia de Seguros Vitalícia.

Durante a juventude tocava em diversos locais do Recife, como pensões, cafés, saraus, no cinema Royal, situado na Rua Nova e no cinema Moderno, na Praça Joaquim Nabuco, no centro da cidade.

Com a inauguração da Rádio Clube de Pernambuco, a primeira estação de rádio, o diretor Oscar Moreira Pinto, convida Nelson Ferreira para ser o diretor artístico da rádio. Na direção, pode ampliar sua atuação como compositor, organizador de grupos e orquestras, produzindo vários programas para o rádio.

Sua primeira composição gravada, em 1924, foi "Borboleta Não é Ave", em parceria com J. Borges. Na década de 40, criou a orquestra de frevo Nelson Ferreira, que durante anos brilhou no carnaval. Compôs, em ritmo de frevo de bloco, evocações musicais que fizeram sucesso em todo o Brasil. Foi casado com Aurora, que sempre o acompanhou e apoiou seu trabalho.

Sua composição de maior destaque foi "Evocação número 1", a primeira de 7 Evocações, compostas por ele, que fez sucesso, em 1957, no Rio de Janeiro, gravada pelo Bloco Batutas de São José, em ritmo de marcha.

Nelson Ferreira teve suas valsas reunidas em LP, em 1958, pela Fábrica Rozemblit. Em 1988, a Fundação Joaquim Nabuco reuniu numerosas de suas valsa, algumas inéditas, em LP da série Compositores Pernambucanos.

Nelson Ferreira é autor do hino do bloco Timbu Coroado, que reúne torcedores do Clube Náutico Capibaribe, da cidade do Recife. Em 1955, compôs o frevo-canção Cazá-Cazá, o grito de guerra da torcida do Sport Clube do Recife.

Nelson Heráclito Alves Ferreira faleceu no Hospital Português do Recife, no dia 21 de dezembro de 1976. Seu corpo foi velado no Hall da Câmara Municipal, no Palácio José Mariano, ao som dos seus frevos e canções.

Composições de Nelson Ferreira

Não puxa, Maroca
Dedé
O dia vem raiando
Quarta-feira ingrata
Frevo da saudade
Chora, palhaço
Boca de forno
Sabe lá o que é isso? 2
Pernambuco, você é meu
Cabelos brancos
Bem-te-vi
Arlequim
Veneza americana

Bloco da vitória 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário