Max Liebermann foi um pintor, gravurista e litógrafo alemão, essencialmente ligado ao impressionismo e ao primeiro grupo de vanguarda alemão. É considerado o mestre do impressionismo alemão.
Filho de um empresário judeu, faleceu poucos anos antes da perseguição anti-semita de Hitler, que, em 1943, não poupou a sua esposa que, horas antes da detenção dos soldados nazis na casa da família, suicidou-se.
Em Berlim, sua cidade de nascimento, Liebermann estudou primeiramente Leis e Filosofia, descobrindo que a sua vocação se voltava para os ambientes artísticos ao ingressar, em Weimar, numa escola de pintura e desenho, no ano de 1869. Estudou depois em Paris, em 1872, e na Holanda, durante 1876-1877. Regressando depois à Alemanha, instala-se em Munique por algum tempo, mas regressa à capital, Berlim.
Juntanemte com Lovis Corinth e Max Slevogt, Liebermann tornou-se o expoente do impressionismo alemão. Usou a sua riqueza para comprar alguns trabalhos de artistas franceses, formando uma boa colecção de arte impressionista. Inspirado nestes trabalhos, e profundamente obscuros no estilo provocante e sensual de Manet, tornou-se um célebre retratista em Berlim. Todavia, as suas escolhas reflectiam principalmente cenas do seu jardim, perto do Lago Wannsee, e o quotidiano burguês, habitual na pintura impressionista. A sua arte, mais do que nunca, torneava o impressionismo.
Em 1898, Liebermann e Walter Leistikow fundaram o movimento Secessão berlinense, após o imperador Guilherme II ter recusado o quadro de Leistikow Ambiente Crepuscular Junto ao Lago Grunewald.
A Secessão berlinense impôs o impressionismo ante a política artística imperial, contribuindo para o sucesso de uma arte crítica. Enquanto a Secessão vienense defendia o modernismo, sua equivalente berlinense ligava-se estilisticamente ao impressionismo. A obra madura de Liebermann mostra pessoas desfrutando a natureza (Quadros de Alster, 1910), tomando banho, montando a cavalo, jogando tênis ou pólo (Os Jogadores de Pólo, 1902-1903). Fez retratos importantes como Auto-retrato (1902) e Ferdinand Sauerbruch (1932). Em 1920, Liebermann foi nomeado presidente da Academia de Arte da Prússia. Com os nazistas no poder, em 1933, demitiu-se do cargo e abandonou a academia. Muitas de suas obras foram retiradas dos museus por nazistas, consideradas arte degenerada.
Em 1935, Max Liebermenn faleceu. Em 2006, a Sociedade Max Liebermann abriu ao público um museu permanente, com a sua obra e outros objectos pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário