terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Aves resumo


Características gerais das aves

As aves  compreendem um grupo muito grande e bonito de animais. Chamam a atenção pela beleza e pelo canto. São os únicos animais que possuem penas. A conquista do vôo permitiu a estes animais habitarem locais de difícil acesso e até impossível para outras espécies. Apresentam outra grande adaptação à vida terrestre, a homeotermia, que é a manutenção da temperatura corporal, regulada pelo próprio metabolismo. O estudo das aves é chamado Ornitologia.
As aves evoluíram a partir dos répteis e muitas modificações ocorreram para que elas conquistassem todo esse modo de vida. Os ovos  passaram a se desenvolver fora do corpo da fêmea, aparecimento de penas, os membros anteriores deram origem à asas, a excreção nitrogenada é o ácido úrico, num composto pastoso para economizar água, perda da bexiga, endotermia, separação da circulação venosa e arterial, sacos aéreos que ajudam na diminuição da densidade e dissipam calor, corpo aerodinâmico e elaboração da voz e da audição.

Tegumento das aves

A pele é delgada, flexível e frouxamente presa à musculatura subjacente. Não possuem glândulas, com exceção da glândula uropigiana, que fica próxima à base da cauda, onde a ave passa o bico, recolhendo a secreção e passa nas penas para impermeabilizar e também evitar que o bico fique quebradiço.
As penas são leves e flexíveis. Crescem a partir dos folículos que estão na pele, formam uma isolação térmica e protegem a pele, além de terem uma enorme importância no vôo. Existem vários tipos de pena como: penas de contorno, plumas, filoplumas, cerdas e plumas pulverulentas. Durante o crescimento da ave, os pigmentos são depositados nas penas, resultando na coloração destas. O conjunto de todas as penas é chamado plumagem. O processo de troca das penas é chamado de muda.

Esqueleto das aves

Os ossos das aves precisam ser leves e delicados para o vôo e muitos possuem cavidades para a diminuição do peso, são chamados ossos pneumáticos. No esterno possuem a quilha ou carena, local onde os músculos peitorais se inserem, estes são responsáveis pelos batimentos da asa.
Musculatura das aves

Para maior agilidade destes animais, assim como nos mamíferos, os músculos dos membros são aumentados. Os músculos peitorais das aves são responsáveis pelo movimento da asa durante o vôo e se inserem na quilha.
Como as pernas e patas não possuem penas, elas possuem poucos músculos para evitar a perda de calor e garantir uma forma mais aerodinâmica.

Esqueleto das aves

Os ossos das aves precisam ser leves e delicados para o vôo e muitos possuem cavidades para a diminuição do peso, são chamados ossos pneumáticos.

No esterno possuem a quilha ou carena, local onde os músculos peitorais se inserem, estes são responsáveis pelos batimentos da asa.



Digestão das aves

A língua das aves é pequena, pontiaguda e possui um revestimento córneo. O formato do bico é adaptado à dieta de cada espécie e não possui dentes.
O sistema digestório é formado por boca, uma faringe curta, esôfago tubular que se dilata no papo, local onde o alimento fica armazenado e é umedecido. O estômago é dividido em proventrículo, que secreta enzimas, e ventrículo ou moela, onde o alimento é triturado pelos movimentos dos músculos. O intestino delgado termina no reto, há dois cecos, a cloaca e o ânus. A cloaca é a saída dos aparelhos reprodutor e excretor.

Circulação das aves

A circulação é fechada e o coração tem 2 átrios e 2 ventrículos completamente separados, persistindo o arco aórtico sistêmico direito. Não há mistura entre sangue venoso e sangue arterial e isso é muito importante na regulação da temperatura. As hemácias são ovais e nucleadas.

Respiração das aves

Os pulmões das aves são compactos e muito eficientes. Estão ligados à estruturas muito importantes chamadas sacos aéreos, que trabalham para a diminuição da densidade da ave durante o vôo. Na base da traqueia há uma estrutura chamada siringe, com músculos vocais, responsáveis pelo canto.

Esses sons emitidos pelas aves possibilitam a comunicação entre indivíduos da mesma espécie - o que é importante para a defesa do animal, para a marcação do território, e para aproximar machos e fêmeas no período reprodutivo. Há aves, como o avestruz e o urubu, que não possuem a siringe.
Excreção das aves

As aves possuem rins metanéfricos e a principal excreta nitrogenada é o ácido úrico. A urina é pastosa, para a economia de água.

Sistema Nervoso das aves

O cérebro de uma ave é proporcionalmente maior que o cérebro de um réptil e possuem 12 pares de nervos cranianos.

Reprodução das aves

As aves são dioicas  com fecundação interna, ovíparas e com desenvolvimento direto. A fecundação ocorre geralmente na região superior do oviduto, as glândulas da parte posterior secretam as membranas da casca quando o ovo está pronto para a postura.

A fêmea possui apenas um ovário, que produz grandes óvulos. O óvulo, também chamado de gema, quando fecundado pelo espermatozoide masculino, forma o zigoto, embrião do novo ser vivo. Passando por um longo canal, o ovo sai pela cloaca.

Os ovos são chocados pela fêmea, pelo macho ou pelos dois, geralmente, em ninho. O corpo da ave adulta sobre os ovos lhes garante o calor necessário para desenvolver o embrião. O período de incubação dura de 20 a 30 dias.

Nos ovos, existem substâncias (o vitelo) que nutrem o filhote em formação. A casca é porosa e apresenta minúsculos orifícios, que permitem a troca de gases, mas não a saída da água do interior do ovo, o que deixaria o embrião desidratado e o levaria a morte.





Fontes:
http://www.veterinariaicarai.com.br/aves.htm
http://www.geocities.com/leonelpereira/aves.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Aves2.php

Questões sobre as aves

1) (FUND. CARLOS CHAGAS) Em muitos vertebrados, os músculos que agem sobre o cristalino dos olhos são lisos, mas em alguns essa musculatura é estriada e essa característica pode ser considerada uma importante adaptação relacionada aos hábitos alimentares do animal. Para qual dos vertebrados abaixo é mais vantajosa essa característica?

a) animais herbívoros;
b) animais insetívoros;
c) aves de rapina;
d) aves granívoras;
e) mamíferos.

2) Assinale a alternativa que não é correta em relação às aves:

a) o órgão do canto é denominado siringe;
b) a glândula uropigiana é a única presente na pele, produzindo secreção oleosa;
c) o esterno pode ou não ter uma quilha, cuja função é auxiliar no vôo;
d) sob as duas pálpebras há uma fina e quase transparente membrana denominada nictitante que protege os olhos durante o vôo;
e) as hemácias são anucleadas.

3) (MED. ABC) Quais anexos embrionários das aves têm parte de suas funções exercidas pela placenta, nos embriões de mamíferos?

a) alantóide e âmnion;
b) saco vitelino e casca;
c) alantóide e saco vitelino;
d) casca e alantóide;
e) âmnion e saco vitelino.

4)  (FEI) A moela encontrada nas aves está relacionada à(ao):

a) armazenamento de alimento;
b) armazenamento de excretas;
c) trituração dos alimentos;
d) digestão das proteínas;
e) absorção dos açúcares simples.

5) (UBERABA) Qual das alternativas abaixo apresenta característica que não é própria das aves?

a)  após a eclosão, os pais continuam a cuidar da prole;
b) movimentos e reflexos rápidos;
c) possuem coração formado por quatro câmaras separadas;
d) desenvolvimento da visão;
e) fecundação interna e desenvolvimento interno.

6) (UNISA) A ausência de bexiga urinária e a eliminação continua de fezes pode ser considerada (em aves) uma adaptação à(ao):

a) homeotermia
b) heterotermia
c) vida arborícola
d) postura de ovos
e) vôo

7) Indique a que classes pertencem os animais cujas principais características estão relacionadas a seguir: 

I- Papo e moela (aparelho digestivo); siringe; ossos pneumáticos; sacos aéreos; homeotérmicos; coração com quatro cavidades. 
II- Durante a metamorfose, têm respiração branquial, pulmonar e cutânea; coração com três cavidades; pecilotérmicos; cloaca. 


a) I - peixes e II - anfíbios 
b) I - aves e II - anfíbios 
c) I - aves e II - répteis 
d) I - répteis e II - anfíbios 
e) I - anfíbios e II - peixes

8) As aves apresentam asas e penas para voar. As asas e as penas não são as únicas estruturas responsáveis pelo vôo das aves. A outra estrutura, além das asas e das penas, que também é responsável pelo vôo: 

a) o pescoço, devido ser longo 
b) as patas, por serem finas 
c) o bico, devido a penetração aerodinâmica 
d) o esterno, que tem forma de quilha e facilita o vôo 
e) o tamanho, por isso que as aves grandes não voam 

9) (UEMA) Assinale a opção que contém exclusivamente características do grupo de aves representado pela figura a seguir:

a) terrícolas - esterno em "quilha" - bico epignato
b) voadoras - ossos pneumáticos - sistema digestivo terminando em cloaca
c) corredoras - esterno sem "quilha" - bico do tipo paragnato
d) dispersoras - pulmões com sacos aéreos - estômago com proventrículo e moela.

10) As aves não possuem glândulas sudoríparas e mantêm a temperatura do corpo constante. A estratégia adaptativa utilizada por esses animais, quando a temperatura ambiente está muito alta, é o aumento de 

a) perda de água na expiração. 
b) metabolismo de carboidratos. 
c) quantidade de gás carbônico no sangue. 
d) consumo de oxigênio.

11) (FUVEST) - Um animal tem quatro cavidades no coração, com a artéria aorta voltada para a direita, e apresenta hemácias nucleadas.

a) A que classe de vertebrados pertence este animal? 
b) Cite outra característica exclusiva desta classe.

12)  (VUNESP) Quais são as características das aves que as tornam mais aptas para o vôo? 

13) (UFES) - As aves representam um importante grupo de vertebrados. Seu sucesso está em parte ligado ao fato de serem voadoras. Para tanto, apresentam várias características que tornam o vôo possível.
Cite quatro dessas características e justifique o porquê de cada uma. 

14) (UFF-RJ) Cite, em ordem, os segmentos anatômicos do aparelho digestivo das aves e dê as suas respectivas funções. 

15) (UDESC) Dentro da Classe Aves, temos a ordem anseriformes, que apresenta como exemplos o pato, o ganso e o marreco, as aves criadas com regularidade em quase todo o Estado de Santa Catarina. 

a) Que tipo de adaptação existe nas patas dessas aves e qual sua função?
b) Como as penas dessas aves não ficam encharcadas quando estão na água?
c) Essas aves, assim como as demais, são seres homeotérmicos. DEFINA homeotermia.

16) (FUVEST) Compare anfíbios e aves no que se refere a: 

a) número de câmaras cardíacas.
b) existência de anexos embrionários. 


Gabarito:

1) C   2) E   3) C   4) C   5) E   6) E   7) B   8) D   9) C  10) A  11) a) Esse animal pertence à classe das aves.   b) presença de penas.  12) Presença de asas e penas, esqueleto com ossos pneumáticos, ausência de bexiga urinária e dentes, sacos aéreos nos pulmões e oviparidade.
13) Aves podem voar porque:
- possuem asas e forma aerodinâmica, para se sustentar no ar.
- são cobertas por penas muito leves diminuindo o peso específico durante o vôo.
- seus ossos são pneumáticos, ocos e cheios de ar quente, o que diminui a densidade do animal.
- não possuem bexiga urinária e defecam durante o vôo, o que representa perda de peso.
14) Bico, esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino e cloaca. O bico capta os alimentos. O esôfago faz a condução do alimento. O papo (dilatação do esôfago) armazena os alimentos. O proventrículo é o estômago químico, onde ocorre a digestão enzimática. A moela é o estômago mecânico onde ocorre a trituração dos alimentos. No intestino acontece a absorção dos alimentos. Cloaca é parte final do tubo digestivo, por onde elimina as fezes e a urina semi-sólida.
15) a) Membranas entre os dedos que servem para facilitar a natação.
b) São impermeabilizadas pela secreção oleosa da glândula uropigeana destas aves.
c) Capacidade de manter constante a temperatura corpórea.
16) a) Anfíbios: três câmaras cardíacas (dois átrios e um ventrículo);
aves: quatro câmaras cardíacas (dois átrios e dois ventrículos);
b) Anfíbios: apenas saco vitelínico;
aves: saco vitelínico, âmnio, cório e alantóide.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário