quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Fuso horário resumo

Fuso horário



Condição básica para se entender os fusos horários é conhecer os paralelos e meridianos, linhas imaginárias traçadas sobre o globo com o objetivo de permitir a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.

Partindo da linha do Equador, o principal paralelo, traçamos quantas linhas forem necessárias. Elas são identificadas por sua distância em relação ao Equador, medida em graus. Essa distância é o que chamamos de latitude, que pode variar de 0o a 90o, tanto para Norte quanto para Sul.

Meridianos são todas as semicircunferências traçadas de forma a ligar os dois pólos da Terra. Todos têm o mesmo tamanho e qualquer um pode ser utilizado para se dividir o planeta em duas porções iguais: hemisfério ocidental (a Oeste) e hemisfério oriental (a Leste). Como meridiano de referência (0o), convencionou-se adotar o que passa pelo Observatório Astronômico de Greenwich, em Londres (Inglaterra).

Os demais meridianos são identificados por sua distância, medida em graus, em relação ao meridiano de Greenwich. Essa distância é o que chamamos de longitude e varia de 0o a 180o, tanto para Leste quanto para Oeste.

Como o meridiano de Greenwich é considerado o referencial das longitudes, ele passou a ser considerado o meridiano a partir do qual se determina o horário-base no planeta.

A determinação da hora parte do princípio de que a Terra é uma circunferência perfeita, medindo 360º, e de que a rotação terrestre dura 24 horas. É o tempo necessário para que todos os meridianos passem, num determinado momento, frente ao Sol. Dividindo-se os 360º da Terra pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15º. Portanto, a cada 15º que a Terra gira, passa-se uma hora.

Cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário. No interior dessas faixas, por convenção, passou a vigorar um mesmo horário. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15º, variando entre 0 e 12. A oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação.



Mapa dos Fusos Horários



Fusos Horários do Brasil



Apesar de serem definidos como faixas delimitadas por linhas retas, na prática os fusos horários podem ter limites irregulares para acompanhar as fronteiras dos países, evitando confusão de horários dentro de um mesmo país. Entretanto, países com território extenso, como é o caso do Brasil, podem estar contidos em mais de um fuso horário. Nosso país já teve quatro fusos horários, mas o quarto, que vigorava no Acre e em uma pequena parte do Amazonas, foi extinto em junho de 2008 por uma lei sancionada pelo então presidente Lula. 
O primeiro dos três fusos que o Brasil possui atualmente tem duas horas menos que a hora de Greenwich e abrange o arquipélago de Fernando de Noronha e outras ilhas oceâncias pertencentes ao território brasileiro. O segundo tem três horas menos que Greenwich. Neles estão contidos os estados das regiões Nordeste, Sul e Sudeste, além dos estados do Amapá, Pará, Tocantins e Goiás. Por ser o fuso onde se localiza a capital federal, sua hora é adotada como a oficial do país, a chamada hora de Brasília. O terceiro fuso horário do Brasil abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso de Sul, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas, e possui quatro horas a menos que a hora de Greenwich.


questões sobre fuso horário

1) (UEG) Observe o gráfico a seguir. Considerando que o eixo X corresponde à Linha do Equador e o eixo Y corresponde ao Meridiano de Greenwich, responda as questões a seguir.


Considerando que no ponto A são 14 horas, calcule o horário local do Ponto B. Em sua resposta, desconsidere a possibilidade da existência de horário de verão e de horas cifradas:

a) 20 horas
b) 18 horas
c) 17 horas
d) 8 horas 

2) (Unifesp) Um congresso internacional, com sede em Roma, promoverá uma videoconferência no dia 20 de abril, às 14h00 do horário local, da qual participarão pesquisadores que estarão nessa cidade, em São Paulo, em Tóquio e em Mumbai. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica o horário em que cada pesquisador deverá estar com seu computador “plugado” no evento.




3) (Enem  2008) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.
Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no
fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4.
A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

 a ) 9 h 8 min, do dia 8 de agosto.
 b) 12 h 8 min, do dia 8 de agosto.
 c) 15 h 8 min, do dia 8 de agosto.
 d) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.
 e) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.

4) (UFAC-2001) Um avião voando a 250 km/h sai de um ponto A a 60° W e dirige-se para um ponto B a 30° E. Quantos quilômetros e quantos graus percorreriam o avião, se as localidades estivessem nas imediações do equador?

a) 6.660 km e 70°                              b) 7.577 km e 75º
c) 8.880 km e 75º                              d) 8.325 km e 75º             e)9.990 km e 90º

5) (UFAC-2007) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:

a) 18h30min da quarta-feira.
b) 19h30min da quarta-feira.
c) 22h30min da quarta-feira.
d) 00h30min da quinta-feira.
e) 02h30min da quinta-feira.

6) Um empresário necessita realizar duas reuniões, uma em A (45° L) e a outra em B (180°L). Ele embarca de C (60° O) às 13:00 horas do dia 25 de abril. Após 10 horas de viagem, o empresário desembarca em A. O tempo gasto na reunião é de 7 horas e logo em seguida ele já estava no avião com destino a B. Considerando que a viagem de A a B leva 15 horas, responda:

a) Qual o horário e o dia de chegada do empresário em A?

b) Qual o horário e o dia de chegada do empresário em B?

7) (UFSM-RS) Observe o mapa a seguir e responda à questão adiante.

Desconsiderando horários de verão locais, as coordenadas geográficas do mapa permitem, também, deduzir que uma competição esportiva que ocorra em Sydney, às 16 horas, seja assistida pela TV, ao vivo, em Nova York à(s):

a) 7 horas.
b) 8 horas.
c) 2 horas.
d) 1 hora.
e) meia-noite.

8) Uma família embarca em uma viagem às 14:00 horas, do dia 03 de março, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de voo é de 10 horas. Qual o dia e o horário de chegada da família ao ponto B?

9) (UFMG 2009) Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, inclusive, a adoção de um fuso único. Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é INCORRETO afirmar que:

a) a adoção de fusos horários foi decidida por convenção internacional, com o objetivo de disciplinar o cumprimento de contratos financeiros e de trocas na economia-mundo.
b) a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes variações sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários diferentes no País.
c) a proposta de adoção de um fuso único esbarra em questões ligadas à prática de atividades econômicas, ao consumo de energia e ao relógio biológico de parte da população.
d) o emprego de maior número de fusos, no mesmo território nacional, implica inconvenientes ao funcionamento dos sistemas financeiro, administrativo e de comunicações do país.

10) (UEL) Às 16h30 em Pequim (capital da China), localizada nas coordenadas 39°50’N e 116°20’E, em uma reunião de empresários, foi tomada a decisão de instalar uma filial de uma indústria em Londrina (Paraná), que tem como coordenadas 23°18’S e 51°10’O. Duas horas após o término da reunião, a decisão foi comunicada para o representante da indústria em Londrina.

A que horas, em Londrina, o representante recebeu o comunicado? (Apresente o desenvolvimento dos cálculos.)





Gabarito:

1) D    2) C   3) A    4) E   5) C   6) a) O empresário partiu de C (60° O) às 13:00 horas com destino a A (45° L), visto que as horas são adiantadas no sentido oeste – leste, e que cada 15° representa um fuso horário, temos:

60° O         45°         30°        15°      0°     15° L        30°      45°
13h            14h       15h         16h     17h     18h         19h       20h

Portanto, quando for 13:00 em C (ponto de partida) será 20:00 horas em A (destino da viagem). Considerando que a viagem demore 10 horas, o empresário chegará a A às 06:00 horas do dia 26 de abril. 

b) O empresário chegou a A às 06:00 do dia 26 de abril, e após 7 horas, embarcou com destino a B. Portanto, o empresário embarcou às 13:00 horas no avião com destino a B (180° O).

06:00 horas + 7 horas = 13:00 horas.

45° L      60°      75°      90°      105°     120°     135°     150°     165°     180°
13h        14h      15h     16h       17h       18h      19h       20h       21h      22h      

Portanto, quando o viajante embarcar às 13:00 horas no voo no ponto A (45°), já serão 22:00 horas no ponto B (180 °L). Considerando que a viagem demore 15 horas, o empresário desembarcará em B (180° L) às 13:00 do dia 27 de abril.

7) Sydney está localizada no fuso horário 150° L
Nova York está localizada no fuso horário 75° O

75°O  60°  45°  30°  15°   0°   15°L  30°  45°  60°   75°   90°  105°  120°  135°  150°
1h       2h   3h   4h    5h     6h   7h     8h    9h   10h   11h   12h  13h    14h   15h    16h

Considerando que as horas reduzem a cada 15° no sentido leste – oeste, e que há uma diferença de 15 fusos horários entre Sydney e Nova York, temos:

Sydney: 150°L / 15° = 10 horas a mais em relação ao meridiano de Greenwich.

Nova York: 75°O / 15° = 5 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich.

Pelo fato de as duas cidades estarem em hemisférios diferentes e as horas serem adiantadas no sentido oeste – leste, as horas devem ser somadas: 10 horas + 5 horas = 15 horas e depois subtraídas pelo horário de Sydney, visto que essa cidade apresenta fuso adiantado em relação à Nova York.

16 horas (horário em Sydney) – 15 horas (diferença de fuso entre as duas cidades) = 1 hora.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

8) Considerando que cada fuso horário corresponde a 15° e que os fusos horários aumentam as horas no sentido oeste – leste, temos:

30° O            15° O             0° O            15° L            30° L              45°L
14:00            15:00             16:00           17:00            18:00              19:00    

Embarque: 14:00 horas do dia 03 de março.

Diferença de fuso entre 30° O e 45° L: 5 horas.

Tempo de viagem: 10 horas

Resolução: 5 horas + 10 horas = 15 horas.

14:00 do dia 03 de março + 15 horas = 05:00 horas do dia 04 de março.

Portanto, há a diferença de 5 horas a mais entre 30° O e 45° L, considerando que a família desembarcou às 14:00 horas do dia 03 de março e o tempo de viagem é de 10 horas, ela chegou ao ponto B às 05:00 horas do dia 4 de março. 

9) B
10) Pequim - 116°20’ está no fuso 120º E.
Londrina - 51°10’ está no fuso 45º

Como se encontram em hemisférios diferentes, somam-se 120+45 = 165º. 165º : 15º (1 fuso) = 11 horas
Londrina encontra-se a oeste de Pequim, portanto a hora é atrasada 11 horas no momento da tomada de decisão. Portanto, em Londrina eram 5h30.
O representante recebeu o comunicado em Londrina duas horas depois, portanto às 7h30.

11 comentários:

  1. Cade as respostas ??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burro jegue otario escrot,resto de aborto!Olha direito pau nu cu!

      Excluir
    2. Educado demais para um site onde o princípio é a educação!

      Excluir
    3. Na boa véi isso tá dificil para quem não estuda viu!!!
      Mas para eu tá facil !!

      Excluir
    4. Não é para eu seu burro! É para mim!

      Excluir
    5. Não é para eu seu burro! É para mim!

      Excluir
  2. A questão número 2 está com a resposta errada, no gabarito costa que a alternativa C é a certa, porém a correta é a B. Confiram no link http://www.etapa.com.br/gabaritos/resolucao_pdf/gab_2008/01_unifesp/unifesp2008cg-g.pdf

    ResponderExcluir