terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Principais vegetações mundiais resumo


Vegetações mundiais

A composição dinâmica da biosfera produz diferentes vegetações, climas, relevos entre outros, dessa forma as paisagens naturais variam de grandes florestas tropicais a desertos, montanhas e imensas geleiras. Para a consolidação dos mais variados tipos de vegetações existentes no mundo é preciso que haja a interação entre os elementos naturais (clima, solo, relevo, vegetação e energia). 

Isso fica evidente quando notamos as regiões com predominância de clima quente e chuvoso, que deriva grandes florestas tropicais com enorme umidade e precipitação. Já nos lugares de climas áridos, semi-áridos e desérticos a composição de vegetação é muito diferente, pois as plantas e os animais são adaptados às condições adversas, como a falta de água e alimento. 

Nas paisagens naturais o que mais se destacam visualmente são as vegetações. As seguir algumas características das principais formações vegetais do mundo: 




Tipos de vegetações no Mundo

  Floresta pluvial tropical

Essas se localizam geograficamente, em geral, na América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem características semelhantes como clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade, essas são as áreas do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos. 

Floresta Temperada



Floresta temperada ou floresta decídua temperada, ou ainda, floresta caducifólia, por causa da queda das suas folhas no período do Inverno, é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas húmidas e abrange o oeste e centro da Europa, leste da Ásia (Coreia, Japão, e partes da China) e o leste dos Estados Unidos. Situa-se, pois, abaixo da Taiga.As temperaturas médias anuais são moderadas, embora a temperatura média vá cariando ao longo do ano. As quatro estações do ano encontram-se bem definidas. Os índices pluviométricos atingem médias entre 75 a 100 centímetros por ano. A energia solar que vai incindindo nas regiões de florestas temperadas é maior do que, por exemplo, nas tundras, e consegue atingir mais facilmente o solo, pois existem espaços maiores entre a copa das árvores do que, por exemplo, nas florestas tropicais.


Florestas de coníferas


Essa vegetação é encontrada geograficamente em regiões com proximidade aos círculos polares, com características de clima com inverno bastante rigoroso. As coníferas são denominadas também de floresta boreal, é composta por pinheiros. 

Tundra


Se faz presente no extremo norte do continente americano, europeu e asiático, a particularidade dessa vegetação é em relação ao clima, pois se desenvolve em áreas de clima frio e polar, com duas estações (verão e inverno), sendo inverno rigoroso e verão com temperatura um pouco mais elevada. Na tundra as vegetações encontradas são musgos, liquens e plantas herbáceas, esses vegetais se desenvolvem de forma mais efetiva no verão, pois na estação do inverno toda área fica coberta de gelo. 

Savana


Esse tipo de vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro, as savanas são compostas basicamente por gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. As savanas são situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão). No mundo essa vegetação se faz presente nos seguintes países e continentes: América do Sul, África, Ásia e Austrália. 

Estepe e pradarias


São compostas por plantas herbáceas, arbustos e gramíneas, em áreas de clima temperado, geralmente o estepe desenvolve em lugares mais secos, enquanto que as pradarias em locais mais úmidos, essa é utilizada como uma ótima pastagem na pecuária. Os dois tipos de vegetações são encontrados na América do Norte, Ásia e América do Sul (Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nos pampas gaúcho). 

    


Vegetação desértica

São áreas com predominância de clima seco e árido, os vegetais são adaptados à falta de água, suas raízes são extensas e atingem o lençol freático, quando raramente ocorre chuva brotam plantas, mas com um período muito curto de vida. 



Taiga

A taiga, também conhecida por floresta de coníferas, ou ainda floresta boreal, é um bioma comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. A maior floresta do mundo é na verdade a Taiga Siberiana, e não a Floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical. No Canadá, usa-se o termo floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para designar as áreas menos arborizadas a sul da linha de vegetação arbórea do Ártico. Em Portugal e no Brasil, o termo taiga é geralmente usado para designar as florestas russas, enquanto que se usa floresta boreal ou floresta de coníferas para as dos restantes países.
Nela, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetação rasteira é pouco representada. O período de crescimento dura em média 3 meses e as chuvas são pouco freqüentes.
Trata-se da zona mais setentrional em que as árvores e as espécies que delas necessitam podem sobreviver. É uma região biogeográfica subártica setentrional e húmida, na qual as formas de vida vegetal principais são larícios, abetos, pinheiros e espruces, que estão adaptadas ao clima frio. Também ocorrem algumas árvores de folha larga, nomeadamente vidoeiros, faias, salgueiros e sorveiras. Os pauis e as plantas a eles associadas também são comuns nesta zona, que ocupa a maior parte do interior do Canadá e do norte da Rússia.
A taiga assemelha-se à tundra, porém tem um tipo de vegetação um pouco mais rico.


Mata Atlântica



Corresponde a uma cobertura vegetal tropical com árvores altas e densas, atualmente só resta um pequeno percentual, cerca de 7% , dessa importante vegetação que já cobriu grande parte do Brasil, pois cobria desde o litoral do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte e algumas partes mais interiores como São Paulo, Minas Gerais e Paraná e já abrigou uma riquíssima biodiversidade e ecossistemas.


Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/vegetacoes-mundiais.htm

Questões sobre vegetação

1) :"Nas vastas planícies que dominam a paisagem da Rússia Central, o inverno rigoroso cobre o solo com uma camada de neve que, ao fundir-se na primavera, permite a germinação de uma vegetação herbácea extensiva que atinge seu desenvolvimento máximo no verão chuvoso, quando intensa atividade biológica decompõe o capim morto do ano anterior, originando muito húmus e matéria orgânica, que conferem aos solos uma cor escura e muita fertilidade."

A descrição refere-se

a) ao sahel.
b) às estepes.
c) às savanas.
d) às tundras.
e) à taiga.

2) Estabelecendo-se correlações entre a exploração florestal no Globo e as Zonas Climáticas, pode-se inferir que:



3) Todas as afirmativas sobre as savanas estão corretas, EXCETO

a) A flora e a fauna das savanas estão submetidas à alternância de seca e chuva mais do que a de calor e frio.
b) A pequena produtividade biológica das savanas é responsável pela sua fauna pobre e pouco diversificada.
c) As atividades pastoris são as que mais se adaptam às savanas, tornando desnecessária a eliminação total desta vegetação.
d) As savanas estão presentes em áreas planálticas da América, África, Ásia e Austrália, nas latitudes tropicais.
e) As savanas são formações arbóreo-arbustivas e herbáceas abertas permitindo que os raios solares cheguem até o solo.

4) O Domínio morfoclimático das pradarias é uma área marcada:

a) pelo relevo planáltico, vegetação arbórea, extrativismo vegetal e sericicultura.
b) por terras baixas, vegetação herbácea, pecuária extensiva e rizicultura.
c) pelo relevo de cuestas, vegetação florestada, extrativismo mineral e pecuária intensiva.
d) por chapadões sedimentares, coxilhas suaves, pecuária extensiva e agricultura de plantations.
e) pelo domínio de terras baixas, mata de araucárias e atividades agropastoris.

5) Indique a alternativa que NÃO DESCREVE corretamente uma característica das florestas tropicais úmidas.

a) Apresentam a maior biodiversidade dos biomas terrestres.
b) Ocupam áreas de solos com alto teor de nutrientes minerais.
c) Representam cerca de 40% de toda a fitomassa terrestre.
d) A polinização é predominantemente feita por animais e não pelo vento.
e) São perenes, mas com uma grande e contínua reciclagem de sua biomassa.

6) Assinale a opção que NÃO caracteriza o tipo de vegetação indicada.
a) FLORESTAS DE CHUVAS EQUATORIAIS - a abundante umidade e as elevadas temperaturas durante o ano inteiro permitem que as árvores altas coexistam com trepadeiras.
b) SAVANAS TROPICAIS - transição entre as florestas de baixas latitudes e as savanas de latitudes médias, em que gramíneas anuais e perenes encontram-se associadas a árvores dispersas.
c) FLORESTAS DE CONÍFERAS SETENTRIONAIS - o solo é úmido durante o ano inteiro, mas, devido ao verão ser muito curto, a estação de crescimento é por demais breve para permitir a renovação de sua folhagem.
d) SAVANAS TEMPERADAS - predomínio de gramíneas com desenvolvimento na primavera e início do verão, florescendo com elas plantas herbáceas e pequenos arbustos.
e) FLORESTAS DECÍDUAS TEMPERADAS - a pluviosidade é insuficiente no decurso do ano inteiro e o crescimento se vê restringido pelas altas temperaturas do verão.

7) Leia o texto a seguir com atenção:

Trata-se de um dos mais esplendorosos ecossistemas do planeta. Desenvolvendo-se na zona intertropical, próximo ao equador, apresenta elevadas e constantes taxas de umidade, sendo muito rica e variada a sua flora e a sua fauna.

O texto trata do domínio natural da:

a) Mata Atlântica
b) Savana Africana
c) Florestas Temperadas
d) Floresta Pluvial Amazônica

8) :Tipo de vegetação predominantemente rasteira, com ocorrência de arbustos esparsos, característica de regiões semi-áridas

a) Licuri
b) Coníferas
c) Oiticica
d) Estepe
e) Tundra

9) A presença de um estrato arbóreo-arbustivo e outro herbáceo, as folhas coriáceas e peludas e em algumas espécies semidecíduas e os troncos tortuosos caracterizam:

a) as florestas latifoliadas.
b) as pradarias.
c) a tundra.
d) as florestas de coníferas.
e) as savanas.

10) São vastas regiões dominadas por gramíneas que, em latitudes subtropicais e temperadas, apresentam-se naturalmente férteis, transformando-se em campos de cultivo. Trata-se das:

a) savanas.
b) tundras.
c) taigas.
d) pradarias.
e) landes.

11) Leia com atenção o texto a seguir.

"É formação vegetal característica das áreas em torno do paralelo 40°, ocorrendo em áreas de clima com quatro estações bem definidas. As espécies apresentam alto porte e são de folhas decíduas".

O texto se refere a:

a) coníferas.
b) florestas temperadas.
c) tundra.
d) florestas pluviais.
e) taiga.

12) Esta floresta é encontrada sobretudo no hemisfério Norte e se caracteriza pela homogeneidade das poucas espécies ali existentes. As coníferas dominam a paisagem, submetida a invernos longos e rigorosos.
A floresta descrita no texto é encontrada principalmente

a) nos países escandinavos, Rússia e Canadá.
b) nos países escandinavos, Estados Unidos e China.
c) no Canadá, China e Irlanda do Norte.
d) nos Estados Unidos, Rússia e Noruega.
e) na Irlanda do Norte, Noruega e China.

13) Assinale a alternativa que identifica corretamente:

I. o nome da vegetação que ocupava originalmente as áreas representadas no mapa.
II. um dos fatores responsáveis pela redução dessas áreas na atualidade.
III. um aspecto que justifica sua importância para a sociedade.

a) I. Matas tropicais e subtropicais;
II. secas prolongadas devido a fenômenos ocasionais como El Niño;
III. fornecimento de plantas específicas para a indústria farmacêutica.
b) I. Florestas pluviais (Rainforest);
II. queimadas associadas à expansão da agropecuária;
III. megadiversidade, possuindo cerca de 70% das espécies vegetais e animais do mundo.
c) I. Savanas;
II. queimadas associadas à expansão da agropecuária;
III. biodiversidade, possuindo um dos mais ricos estoques genéticos do globo.
d) I. Floresta pluviais (Rainforest);
II. processo de desertificação associado ao crescimento da atividade industrial;
III. biodiversidade, possuindo um dos mais ricos estoques genéticos do globo.
e) I. Savanas;
II. processo de desertificação associado ao crescimento da atividade industrial;
III. megadiversidade, possuindo cerca 70% das espécies vegetais e animais do mundo.


14) O extremo norte do Canadá, da Escandinávia e da Rússia é ocupado:

a) por cadeias montanhosas recentes.
b) por florestas de coníferas.
c) por planaltos sedimentares recentes.
d) pela tundra.
e) pelas pradarias.

15) As formações vegetais, em seus aspectos fisionômicos, estruturais e sazonais, mostram nítidas relações com o solo, o substrato geológico e o clima.
Todas as seguintes afirmativas referentes a essas relações estão corretas, EXCETO

a) As extensas formações florestais de coníferas, embora as condições climáticas de sua área de ocorrência sejam pouco severas, caracterizam-se fortemente pela deciduidade das folhas das espécies arbóreas.
b) As regiões de acentuados contrastes térmicos e de fortes carências hídricas sazonais apresentam formações vegetais que se caracterizam por plantas que mantêm apenas suas estruturas subterrâneas durante a estação desfavorável.
c) As regiões de clima tropical típico revestidas de cerrados possuem manchas maiores, ou menores, de florestas, explicadas fundamentalmente por razões geológicas e características dos solos e, mais raramente, climáticas.
d) Os mangues, formações vegetais arbóreas tropicais e subtropicais, embora se desenvolvam em áreas pantanosas litorâneas, possuem algumas características xeromórficas.

16) A formação vegetal representada na figura a seguir corresponde à:
(imagem abaixo)


a) Floresta Tropical úmida, típica das baixas latitudes, com predomínio de abetos, pinheiros, e a presença de arbustos e manchas de campo.
b) Tundra, encontrada em áreas de clima frio, como no Canadá, sul da Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria.
c) Taiga, associada aos climas das altas latitudes, também conhecida como Floresta Boreal ou de Coníferas, que apresentam folhas finas, em forma de agulhas.
d) Tundra, geralmente associada aos climas das altas latitudes, com predominância de massas polares e grandes turbulências atmosféricas.
e) Taiga, um dos biomas menos explorados da Terra para a produção de energia, cuja preservação é também explicada pela rara ocorrência de incêndios, em áreas de clima frio.

17) Considerando as características das formações vegetais e as transformações impostas pelo homem, correlacione corretamente as formações vegetais indicadas na primeira coluna com as características descritas na segunda coluna.

(I) Floresta temperada
(II) Floresta estacional e savanas
(III) Vegetação mediterrânea
(IV) Florestas pluviais equatoriais tropicais

( ) Formações vegetais em regiões de clima com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. As maiores ocorrências estão no sul da Europa, onde foi muito desmatada para o cultivo de oliveiras e videiras.
( ) Formações higrófilas e latifoliadas, extremamente heterogêneas, localizadas nas baixas latitudes, em domínios quentes e úmidos. Nas últimas décadas, o desmatamento provocou grande redução das áreas florestadas.
( ) Formações florestais caducifólias, encontradas em latitudes intermediárias, com precipitação abundante e regularmente distribuída. Devido a práticas agrícolas intensivas e à intensa urbanização, restam poucas áreas representativas.
( ) Formações vegetais adaptadas à alternância de verões chuvosos e invernos secos. Vegetação complexa com estratos arbóreo, arbustivo e herbáceo. Amplamente utilizada para agricultura e pecuária.

Marque a alternativa que apresenta a seqüência correta, decorrente do preenchimento da segunda coluna.

a) III, I, II e IV
b) I, II, III e IV
c) III, IV, I e II
d) IV, I, II e III
e) I, IV, III e II

18) As florestas tropicais, a despeito das leis ambientais e da criação de parques e reservas, continuam sendo reduzidas em suas áreas, por conta da devastação de seus recursos naturais.
Confira as características a seguir que se relacionam com as florestas tropicais do globo:

1 - Ombrófilas.
2 - Elevada biodiversidade.
3 - Homogeinidade de espécies.
4 - Elevada pluviosidade.
5 - Espécies latifoliadas.
6 - Caducifólias.
7 - Baixo índice de evapo-transpiração.
8 - Apresenta vários estratos.

Assinale a alternativa que contém as características das florestas tropicais.

a) 2; 3; 4; 7; 8.
b) 1; 2; 4; 5; 8.
c) 2; 4; 6; 7; 8.
d) 1; 3; 5; 6.
e) 3; 4; 5; 7.

19) Na África, encontramos diversos tipos de vegetação, adaptadas às variações climáticas, mas o tipo de vegetação mais característico desse continente, que abrange 40% de sua área e que chegou até mesmo a ser divulgado por meio de filmes e de histórias em quadrinhos de conteúdo colonialista, como Tarzan e Fantasma, é a:

a) Floresta equatorial
b) Estepe
c) Savana
d) Vegetação desértica
e) Vegetação mediterrânea

20) Nas regiões de altas latitudes e próximas ao Círculo Polar Ártico, os horizontes superficiais do solo permanecem gelados. É comum, durante poucos meses do ano, a ocorrência de um tipo de vegetação de pequeno porte e que é constituído, basicamente, por musgos e liquens. Assinale a alternativa que contém essa vegetação.

a) Estepe
b) Araucárias
c) Tundra
d) Campos cerrados

21) Biomas caracterizados pelo predomínio de vegetação rasteira (gramíneas) ou de musgos e liquens, ocorrendo grupos herbáceos em associação e, em alguns casos, um ou outro elemento de maior porte:

(01) estepe
(02) savana
(04) taiga
(08) tundra

22) “Se você cruzasse, a pé, o Alasca e o Canadá, a Escandinávia e a Sibéria, estaria sempre na mesma floresta’, diz o ativista Dom Sullivan.”

Esta Floresta descrita, que representa 1/3 das matas existentes na terra e está representa:

a) A floresta Galeria 
b) A floresta Tropical 
c) A floresta Temperada
d) A floresta Amazônica
e) A floresta Boreal

23) A paisagem é marcada pela presença de vegetação rasteira, com liquens e musgos, e animais adaptados a temperaturas extremamente frias, como a rena e o urso polar. Os verões são frios e curtos, mas os dias de verão são longos. Nessa estação, a vegetação cresce, floresce e frutifica rapidamente.
O bioma a que se refere o texto acima é constituído de:

a) campos temperados
b) tundras
c) taigas
d) estepes
e) florestas de coníferas

24) Marque a alternativa que indica corretamente o bioma terrestre de que trata o texto abaixo. 
Sua área recebe pouca energia solar e baixa precipitação pluviométrica. Possui um verão curto, período em que apenas a camada superior do solo sofre degelo. 

a) Floresta de coníferas.
b) Floresta temperada.
c) Tundra
d) Savanas
e) Floresta subtropical

25) A tundra é um bioma terrestre que se desenvolve em áreas de altas latitudes. Entre suas principais características geográficas está correto afirmar que:

a) possui um clima temperado e sua vegetação é composta por árvores de grande porte, como pinheiros e sequóias.
b) Apresenta um clima frio com arbustos invernos e é desprovida de árvores exibindo apenas plantas herbáceas e pequenos arbustos.
c) Desenvolve-se em áreas intertropicais e apresenta uma vegetação caducifólia e espinhenta.
d) Estende-se ao longo da região mediterrânea, tendo uma vegetação latifoliada e de grande porte.
e) É típica de clima equatorial, sendo uma variável de floresta latifoliada presente nas altas montanhas.

Gabarito:

1) B  2) A  3) B  4) B  5) B  6) E  7) D  8) D  9) E  10) D  11) B  12) A  13) B  14) D  15) A  16) C
17) C  18) B  19) C  20) C  21) 1 + 2 + 8 = 11  22) E  23) B  24) C  25) B

Nenhum comentário:

Postar um comentário