Blog com tudo que você precisa para passar em concursos públicos e vestibulares
sábado, 19 de abril de 2014
Capsulite Adseiva: Estranha síndrome faz com que seu ombro fique “congelado”
A capsulite adesiva é uma condição dolorosa associada a uma perda severa do movimento no ombro.
Suas causas ainda são desconhecidas, podendo estar associada a uma lesão no local ou avançar gradualmente, sem motivo aparente; e pode chegar a níveis cirúrgicos para tratar o problema.
A capsula articular é uma parte da articulação do ombro que funciona como uma bolsa, onde fica o líquido articular, responsável pela nutrição da cartilagem e pela lubrificação do local.
Essa cápsula apresenta um tecido um pouco mais frouxo do que os outros, permitindo o ombro realizar todos os movimentos e ajudando na estabilidade da articulação. Quando o problema do ombro congelado aparece, percebe-se uma inflamação na cápsula, que se enruga e fica mais rígida. Isso limita seriamente a capacidade de movimentação do membro, causando uma dor terrível.
Como já foi dito, a causa dessa síndrome é um grande mistério. Existe uma teoria de que ela pode ser causada por uma reação auto-imune, em que o sistema de defesa do organismo, por engano, começa a atacar os tecidos normais do próprio corpo, o que acaba provocando uma intensa reação inflamatória no local que está sob ataque. Entretanto, essa síndrome pode começar também com uma lesão no ombro, uma fratura ou cirurgia, ou com um ombro saudável que ficou muitos dias imobilizado por uma tipoia.
Os sintomas dessa condição são principalmente a dor no ombro e uma redução considerável dos movimentos na articulação. As dores, por algum motivo desconhecido, também se mostram mais comuns à noite. Essa restrição de movimentações pode atrapalhar a vida de uma pessoa, visto que torna-se muito mais difícil realizar atividades comuns como se vestir, pentear o cabelo, pegar alguma coisa no bolso de trás da calça, dentre outras.
Ainda que não seja conhecida sua causa, a capsulite adesiva tem um diagnóstico clínico e tratamento. Normalmente, o médico analisa o histórico do paciente e faz um exame físico para ser capaz de detectar a doença, pois é preciso fazer uma diferenciação com outras doenças comuns no ombro como a lesão do manguito rotator. Ao diagnosticá-la, é preciso começar o tratamento o quanto antes.
Geralmente, não chega a ser necessária a cirurgia para resolver o problema. Entretanto, por depender de fisioterapia de das diversas reações dos corpos dos pacientes, o tratamento pode ser frustrante e lento, levando meses para ser concluído.
Os exercícios são direcionados no sentido de conseguir relaxar os músculos e diminuir a inflamação, contando com a ajuda de medicamentos também. Entretanto, se não funcionar a terapia, o paciente é encaminhado ao centro cirúrgico, para que o médico veja a situação do tecido do ombro e seja capaz de diminuir sua rigidez e restaurar os movimentos encurtados, para que seja possível tratar a doença com exercícios fisioterápicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário