Alexandre Gustave Eiffel foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris. Ele está sepultado no cemitério de Levallois-Perret.
O pai de Eiffel construiu através dos anos uma sólida fortuna pessoal. Gustave Eiffel primeiro estudou no Colégio Sainte-Barbe, um dos mais antigos de Paris. Em 1852, entrou na Escola Central de Paris, uma escola prestigiada de engenharia, também conhecida como Escola Central de Artes e Manufacturas. Terminou os estudos em 1855, formando-se em engenharia química.
A partir de 1855, Eiffel ergueu numerosas construções de aço: em 1867 edificou o pavilhão da maquinaria da primeira Exposição Universal celebrada em Paris; em 1876, os primeiros grandes armazéns de aço e cristal, os Magasins au Bon Marché, também na capital francesa, e em 1882 a ponte Truyère em Garabit (França). No entanto, sua construção mais famosa é, sem dúvida, a torre que leva seu nome, com mais de 300 metros, construída no Campo de Marte em Paris.
Eiffel desenhou esta torre para a Exposição Universal de 1889, e seu objetivo era mostrar uma França novamente forte, após a guerra franco-alemã de 1870-1871. A torre de Gustave Eiffel transformou-se de imediato num símbolo da cidade. Eiffel construiu ainda as eclusas do canal do Panamá, bem como os alicerces sobre os quais se ergue a Estátua da Liberdade, em Nova York.
Projetos de Gustave Eiffel
Viaduto de Garabit, sobre o rio Truyère, no sul de França, considerada a ponte mais alta do mundo, na sua época, com 120 m de altura.
Cúpula do Observatório de Nice.
Ponte de D. Maria Pia na cidade do Porto (1876).
Ponte dupla de Viana do Castelo em Portugal (1877).
Ponte de Triana em Sevilha, Espanha.
Palácio de Ferro em Luanda, Angola.
Casa de Ferro em Maputo, Moçambique.
Mercado Municipal em Olhão, Portugal.
Ponte Ferroviária em Barcelos, Portugal.
Ponte Rodoviária em Pinhão, Portugal.
Farol de São Tomé em Campos dos Goitacases, Brasil.
Catedral de São Marcos de Arica, Chile.
Ponte de Fão, Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário