Casou-se duas vezes, mas demonstrou que não servia para a vida doméstica nem para qualquer trabalho, exceto o literário. Quando saiu seu primeiro livro - um modesto exemplar de 32 páginas - Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire já tinha morrido. E embora no final da década de 1860 ningém lhe disputasse o título de melhor poeta brasileiro vivo, não era possível viver de literatura. A morte prematura do filho do primeiro casamento, Emiliano, inspirou-lhe o poema estudado, o mais conhecido de toda sua vasta obra.
Parece que Varela nunca se sentiu bem no ambiente urbano, vivendo sempre a perambular pelos campos, como um boêmio andarilho. Dessas andanças resultaram vários poemas em que exalta a natureza, visto como refúgio para o homem desiludido com a cidade.
Transferiu-se para a Faculdade de Direito de Recife, mas não concluiu o curso. Cada vez mais pessimista - além do filho, perdeu a esposa e vários amigos - encontrou na religião um pouco de consolo. São dessa fase seus poemas de caráter místico-religioso. Aos 34 anos, quando morreu, vivia de novo na casa dos pais, em Niterói.
Principais obras de Fagundes Varela
- Noturnas - 1860
- Vozes da América - 1864
- Pendão Auri-verde - poemas patrióticos, acerca da Questão Christie.
- Cantos e Fantasias - 1865
- Cantos Meridionais - 1869
- Cantos do Ermo e da Cidade - 1869
- Anchieta ou O Evangelho nas Selvas - 1875 (publicação póstuma)
- Diário de Lázaro - 1880
- Em 1878 seu amigo Otaviano Hudson organizou Cantos Religiosos, cuja publicação destinava-se a auxiliar sua viúva e filhas.
- a) aspectos conservadores: permanência da grande variedade temática do Romantismo vigente: lirismo amoroso, religiosidade, exaltação da natureza e, sobretudo, o mal-do-século, retomado em vários poemas que tratam da solidão.O poeta recupera temas da poesia de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.
- b) aspecto renovador: a poesia de caráter social, em que trata da América livre, da proposta de abolição da escravatura. Nesse aspecto, antecipa, conforme já dissemos, a terceira fase de nossa poesia romântica, fase que iria se concretrizar na obra de Castro Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário