terça-feira, 3 de junho de 2014

Biografia, vida e contribuições de Robert Koch



Robert Koch foi um médico, patologista e bacteriologista alemão. Foi um dos fundadores da microbiologia e um dos principais responsáveis pela actual compreensão da epidemiologia das doenças transmissíveis.

Robert Koch nasceu em Clausthal, nas Montanhas Altas de Harz, na Alemanha. Era o terceiro de treze irmãos. Filho de Mathilde (1818–1871) e Hermann Koch (1814–1877) um engenheiro de mineração.


Surpreendeu seus pais quando, aos cinco anos de idade, lhes disse que, com auxílio dos jornais, aprendeu a ler sozinho. Um feito que pronunciou sua inteligência e persistência metódica as quais passaram a ser suas características em sua vida mais tarde.

Em 1862, aos 19 anos, foi para a Universidade de Göttingen para estudar medicina, onde influenciado pela visão de seu professor de anatomia Jacob Henle, que publicou em 1840 que as doenças infecciosas eram causadas por organismos vivos, organismos parasitas. Depois de terminar o grau de médico em 1866 (com 23 anos), Koch foi para Berlim por 6 meses para estudar química e lá foi influenciado por Virchow. Em 1867 ele se estabeleceu, depois de um período como assistente no Hospital Clínico em Hamburgo, na clínica geral, primeiro em Langenhagen e logo depois, em 1869, em Rackwitz, na Província de Posen. Passou no seu exame Regional Médico. Em 1870 voluntariou-se para servir na guerra Franco-Prussiana.

 Após isolar, em 1876, a bactéria causadora do carbúnculo (tumor gangrenoso e inflamatório), desenvolveu um método para a proliferação de bactérias em caldos de cultura artificiais. Descobriu como colorir as bactérias para observá-las ao microscópio. 

Descobriu o bacilo da tuberculose em 1882 e a bactéria da cólera em 1884. Também fez investigações sobre a peste, a malária e a doença do sono (identificando a mosca tsé-tsé como transmissora) nos países afetados, assim como sobre a peste bovina. Em 1885, ingressou como professor na Universidade de Berlim e, em 1891, dirigiu o Instituto de Doenças Infecciosas de Berlim (até 1901), que recebeu seu nome em 1912.

Koch recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1905, revolucionou a bacteriologia.


Fatigado pelo excesso de trabalho, faleceu em 27 de maio de 1910 vítima de um ataque cardíaco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário