A ocultação de Saturno pela Lua pôde ser observada por brasileiros de quase todo o País na noite da última quinta-feira. O fenômeno começou por volta das 21h e foi percebido por quem olhou para o céu a partir das 22h, quando a Lua ganhou altura e ficou mais fácil de ser vista. O planeta foi encoberto pelo satélite natural.
De acordo com a agência meteorológica Climatempo, somente os moradores do Rio Grande do Sul não puderam acompanhar o fenômeno. No Estado, Saturno só pôde ser visto bem próximo da Lua, mas não foi ocultado.
Em capitais do Norte, como Boa Vista (RR), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), só foi possível ver o reaparecimento do planeta.
Já nas demais regiões do País, o fenômeno foi completo. Em Fortaleza, capital do Ceará, a ocultação foi vista entre 22h10 e 23h05. No Rio de Janeiro aconteceu entre 22h29 e 23h21. Em Goiânia das 22h17 às 23h13 e em Curitiba das 22h38 às 23h12.
Segundo Marcos Calil, coordenador científico do Planetário e Teatro Digital de Santo André e consultor de astronomia da Climatempo, o fenômeno é considerado raro. “A gente tem várias ocultações de estrelas pela Lua, mas conseguir observar a de um planeta, a olho nu, é muito raro”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário