quinta-feira, 14 de novembro de 2013

De verme gigante a tentáculos de 30 m: veja monstros

O verme gigante

No início de 2009, funcionários do aquário Blue Reef, em Newquay, sul da Grã-Bretanha, notaram que uma barreira de corais em exibição estava sendo destruída. Por meses eles analisaram o local, procuraram o que poderia causar o problema, sem achar a fonte.

Por fim, decidiram revirar a barreira de corais, separando pedra por pedra, até que acharam a causa do problema.



O verme gigante

O monstro

Embaixo de uma pedra, um dos funcionários encontrou um enorme verme, com 1,2 m de comprimento e grandes presas. O animal, da espécie Eunice aphroditoisde, e só foi retirado do local depois de ser atraído por pedaços de peixe utilizados como isca.

A operação para a retirada do verme consumiu 9 kg de linha, já que ele mordia a linha antes de ser fisgado.

"Parecia uma criatura de filme de terror!", disse Matt Slater, curador do aquário, à agência BBC. "O bicho era tão comprido e tinha mandíbulas muito estranhas. Depois de fazer uma pesquisa, descobrimos ainda que esse verme é coberto por milhares de tentáculos capazes de picar outro animal e deixá-lo dormente para sempre."




Rio Mekong

O monstro

Com até 3 m e quase 300 kg, o peixe-gato é considerado um dos maiores peixe de água doce do planeta. Apesar do tamanho, não tem dentes. Percorre grandes distâncias para desovar. Além disso, está ameaçado de extinção e, de acordo com a WWF, estima-se que houve uma queda de 90% da população em 20 anos.



Peixe tigre africano

Em um documentário de TV exibido em maio pelo canal Animal Planet, o biólogo Jeremy Wade apresenta suas viagens para mostrar os "Monstros do Rio". Estamos acostumados com alguns perigosos peixes de água doce, principalmente as piranhas, em filmes, mas o que Wade encontrou na África assusta muito mais que qualquer peixe famoso.



Tentáculos de 30 m

O monstro

Os tentáculos da água-viva juba de leão (Cyanea capillata) podem alcançar 30 m, tão longos quanto uma baleia azul, e são cobertos com perigosas toxinas que podem paralisar a vítima e ainda causar paradas cardíacas em pequenos seres - como comprovado em testes com ratos de laboratório. Com largura que pode chegar a 2,5 m, ele tem tudo para ser o astro de um lançamento da indústria de horror.



Das profundezas

O monstro

Com dentes afiados e órgãos com bioluminescência para chamar a atenção da presa, os peixes das profundezas realmente parecem seres de outro mundo quando são vistos. Os mais pavorosos são espécies de peixes dragão. Uma deles, inclusive, chama a atenção pelos numerosos dentes, que se encontram até na língua.



Final da história

A espécie de peixe dragão que tem dentes na língua foi descoberta pelo programa Censo da Vida Marinha, realizado por diversas universidades e instituições de pesquisa ao longo do planeta. O animal pode até parecer apavorante, mas apenas em fotos, já que tem o tamanho de uma banana.



Crabzilla

No oceano Pacífico existe um crustáceo tão grande que é capaz de abraçar um pequeno carro. Com enormes pernas que podem chegar a 4 m de comprimento cada e perigosas pinças, esse ser pode viver 100 anos. Não é história de pescador, mas calma, também não é de terror.



Crabzilla

O monstro

O caranguejo da espécie Macrocheira kaempferi pode ser encontrado em águas profundas (mais de 300 m) do Pacífico. O mais famoso foi pescado em 2009 e vive um aquário britânico desde o início deste ano. Com pernas de 2 m de comprimento, ganhou o "simpático" apelido de Crabzilla (crab - caranguejo, em inglês - com Godzilla - o gigante monstro do cinema japonês). Ele merece.



Vespas gigantes

Pelo menos 28 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em uma recente onda de ataques de vespas gigantes na China. As vítimas descrevem que foram perseguidas por centenas de metros pelas criaturas - que as teriam picado até 200 vezes antes de interromper os ataques. A maior parte dos feridos foi registrada nos últimos três meses em áreas rurais remotas ao sul da província de Shaanxi, de acordo com jornais locais.



Vespas gigantes

O monstro

A Vespa Gigante Asiática ou Vespa Mandarina, é a maior vespa do mundo. É uma caçadora implacável que se alimenta de outros grandes insetos, tais como abelhas, outras vespas e mantis religiosas (louva-a-deus). As Vespas Mandarinas atacam frequentemente colmeias de abelhas, com o objetivo de obter as larvas. Uma única vespa ao se aproximar cautelosamente do ninho, libera um feromônio que conduzirá as outras vespas até a colmeia. As Vespas Mandarinas podem devastar completamente uma colônia de abelhas : um único zangão pode matar 40 abelhas graças as suas grandes mandíbulas que podem rapidamente golpear e decapitar uma abelha. Elas demoram apenas algumas horas para eliminar a população de uma colmeia de 30.000 membros. No final da batalha as vespas se alimentam das larvas e do mel das abelhas.

Pelo menos 28 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em uma recente onda de ataques de vespas gigantes na China. As vítimas descrevem que foram perseguidas por centenas de metros pelas criaturas - que as teriam picado até 200 vezes antes de interromper os ataques. A maior parte dos feridos foi registrada nos últimos três meses em áreas rurais remotas ao sul da província de Shaanxi, de acordo com jornais locais.



Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário