Artigo sobre o experimento de Pasteur e o experimento de Spallanzino com questões resolvidas.
Experimento de Spallanzani
No fim do século XVIII, o padre e pesquisador italiano Lazzarro Spallanzini (1729-1799) tentou demonstrar que os micro-organismos não surgiam por geração espontânea.
Spallanzini ferveu por uma hora vários frascos com caldo de carne e, assim, destruiu os organismos ali presentes. Manteve alguns frascos e fechou outros pouco antes de interromper a fervura.
Resultado: os micro-organismos surgiram apenas nos frascos abertos. Spallanzini acreditou então ter demonstrado que eles tinham vindo do ar, e não surgido por geração espontânea no caldo de carne. Argumentou-se, no entanto, que a falta de ar impedia a geração espontânea.
Experimento de Pasteur
Por volta de 1862, o cientista Louis Pasteur (1822-1895), desmentiu a abiogênese, comprovando assim, que os microrganismos, originam-se a partir de outros preexistentes.
Ele ferveu caldo de carne em um vidro aberto que possuía um gargalo curvado em forma de S, conhecido como “pescoço de cisne”. O líquido ficou por muito tempo sem micróbios, apesar de entrar ar os micróbios que vinham juntamente com o ar ficavam depositados junto à poeira na curvatura do gargalo.
Para comprovar que não havia micróbios, o cientista curvou o frasco, para que o caldo estéril juntasse com a poeira e logo depois, o frasco estava cheio de bactérias.
As experiências de Pasteus e Redi fizeram com que a hipótese da biogênese, fosse aceita pelos cientistas de todo o mundo.
questões sobre o experimento de Pasteur
1) (UFC) Em 1860, Pasteur conseguiu uma vitória para a teoria da biogênese, enfraquecendo a confiança na abiogênese, com uma experiência simples e completa. Analise o esquema dessa experiência, mostrado a seguir, e descreva sucintamente o objetivo de cada etapa como também a conclusão da experiência.
Etapa 1: A solução nutritiva é colocada no frasco.
Objetivo:.
Objetivo:.
Etapas 2 e 3: O gargalo do frasco é curvado em S ao calor da chama e a solução é fervida fortemente durante alguns minutos.
Objetivo:.
Objetivo:.
Etapa 4: A solução é resfriada lentamente e permanece estéril muito tempo.
Objetivo:
Objetivo:
Etapa 5: O gargalo é quebrado.
Objetivo:
Objetivo:
2) (UFMG/2005) Observe esta figura:
É CORRETO afirmar que a presença de lagartas em espigas de milho se deve
a) ao processo de geração espontânea comum aos invertebrados.
b) à transformação dos grãos em lagartas.
c) ao desenvolvimento de ovos depositados por borboletas.
d) ao apodrecimento do sabugo e dos grãos.
a) ao processo de geração espontânea comum aos invertebrados.
b) à transformação dos grãos em lagartas.
c) ao desenvolvimento de ovos depositados por borboletas.
d) ao apodrecimento do sabugo e dos grãos.
3) O que Louis Pasteur queria provar com seu experimento?
4) Explique resumidamente o experimento de Spallanzini.
Gabarito:
1) Etapa 1: O objetivo era fornecer condições para que os microrganismos, presentes nas mãos, solo e ar pudessem se desenvolver.
Etapas 2 e 3: O objetivo era dificultar a entrada de mais ar contaminado depois da fervura, que foi feita com o objetivo de esterilizar a solução e, ao mesmo tempo que os vapores saíssem livremente pela estreita abertura superior do gargalo.
Etapa 4: Em seguida deixou o frasco esfriar e observou que o líquido permanecia estéril indefinidamente. A entrada de ar com impurezas, no início do resfriamento, é rápida, porém, o líquido ainda próximo de seu ponto de ebulição, impede o desenvolvimento dos mesmos. Quando o líquido já se encontra bem mais frio, a ponto de não mais impedir o desenvolvimento de microrganismos, a entrada de ar é bem mais lenta, de modo que os microrganismos nele presentes ficam aderidos à parede recurvada do gargalo.
Etapa 5: Objetivo: Pasteur pôde demonstrar que, apesar de fervido, o líquido ainda possuía a capacidade de manter vida se a ele fosse introduzido algum microrganismo, com a quebra do gargalo.
2) C
3) Louis Pasteur queria provar que qualquer matéria não é capaz de gerar matéria viva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário