quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Pneumonia - Sintomas, causas, prevenção e transmissão


Raios x de pulmões comprometidos pela pneumonia 
Raios x de pulmões comprometidos pela pneumonia

Doença infecciosa que ataca os pulmões, causada por microrganismos como bactérias, vírus, fungos e protozoários. A bactéria pneumococo é responsável por 30% dos casos. Outros 30% são causados pelas bactérias legionela, micoplasma e clamídia, pelo adenovírus e pelo vírus da influenza. è uma das principais doenças oportunistas a atacar os portadores do vírus da Aids.

Quando a pneumonia começa a se desenvolver, o organismo procura defender-se da infecção, o que causa uma inflamação. Ocorre, assim, um acúmulo de líquido nos alvéolos pulmonares - pequenos sacos formados por uma camada de células e recobertos por capilares sanguíneos - atrapalhando a entrada de oxigênio e a troca gasosa.

Transmissão

Ocorre por via respiratória. Com a mudança brusca de temperatura, doenças respiratórias como gripes e bronquites podem transformar-se em pneumonia. Cerca de 20% dos casos de gripe, por exemplo, evoluem para pneumonia, principalmente se o sistema imunológico do indivíduo estiver enfraquecido.

Principais sintomas da pneumonia

Entre os sintomas de pneumonia estão:

- Febre alta
- Tosse
- Dor no tórax
- Alterações da pressão arterial
- Confusão mental
- Mal-estar generalizado
- Falta de ar
- Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada
- Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue)
- Prostração (fraqueza).

Tratamento da pneumonia

O tratamento da pneumonia requer o uso de antibióticos, e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar para pneumonia pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.

Prevenção da pneumonia

Deve-se evitar locais fechados com aglomerações, especialmente no inverno, e consultar o médico em casos de gripes mais resistentes ao tratamento. Uma alimentação correta ajudar a aumentar a resistência do organismo. Crianças com menos de 5 anos que tenham algum problema respiratório crônico, portadores do HIV e indivíduos com mais de 65 anos devem ser vacinados uma vez por ano contra o vírus influenza. Às crianças recomenda-se também tomar a vacina contra a bactéria pneumococo a cada cinco anos.

Diagnóstico da pneumonia

Se há suspeita de pneumonia baseada nos sintomas e achados encontrados no exame físico feito pelo médico, mais investigações são necessárias para confirmar o diagnóstico. As ferramentas para diagnóstico incluem exame do catarro e raio-x. O raio-x é geralmente usado para diagnóstico em hospitais e algumas clínicas com esse instrumento. Ocasionalmente, tomografia computadorizada do peito ou outros testes podem ser necessários para distinguir pneumonia de outras doenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário