sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Isaac Newton - biografia, vida, obras e frases


Isaac Newton

Isaac Newton, famoso astrônomo, físico e matemático inglês, um dos nomes mais importantes da História da ciência.  As suas descobertas no campo da astronomia, da física, da matemática e da ótica foram verdadeiramente notáveis. Nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth, Lincolnshire, no dia 4 de janeiro de 1643 pelo calendário gregoriano (aquele que utilizamos atualmente), que corresponde a 25 de dezembro de 1642 no calendário juliano, é considerado um dos cientistas mais importantes da História.
O pai de Isaac Newton (que também se chamava Isaac Newton) faleceu antes do filho ter nascido. Sua mãe, Hanna Ayscough Newton, mais tarde voltou a casar, e Isaac Newton ficou à guarda de seus avós. Possivelmente a infância de Newton foi triste e solitária, contribuindo para a sua personalidade fechada e conflituosa.
Isaac Newton estudou no Trinity College de Cambridge, onde em 1665 obteve a sua graduação. Aí teve contacto com obras de diversos autores que o haveriam de o influenciar, tais como EuclidesDescartes,KeplerGalileu, entre outros.
Pouco tempo depois, o Trinity College fechou devido à peste negra que assolou a Inglaterra. Newton foi então para a sua terra natal onde passou pelo seu período mais produtivo em termos de descobertas: o teorema binominal, o cálculo, a lei da gravitação universal, a natureza das cores. É deste periodo que vem a história, provavelmente falsa, da queda de uma maçã sobre a cabeça de Newton, que o teria feito refletir sobre o ocorrido levando-o a formular a lei da gravitação.
Telescópio de Newton - Réplica
Réplica do telescópio refletor de Newton
Em 1668 Newton inventou o telescópio refletor. Até aquela data, todos os telescópios eram refratores (parte ótica constituída unicamente por lentes). Newton cria o seu próprio telescópio em que a objetiva é um espelho e não uma lente, resolvendo assim o problema da aberração cromática que é característica dos telescópios refratores (lunetas). Este tipo de telescópio ficou conhecido como telescópio newtoniano.
Em 1669 o cientista formulou sua teoria das cores, sobre a refração da luz. Quando um raio de sol atravessa um prisma de vidro, sai do outro lado como um feixe de luzes de diferentes cores, como um arco-íris. Newton fez o feixe colorido passar por um segundo prisma, onde as cores voltaram a se juntar em outro feixe, de luz branca, igual ao inicial.
Com essa descoberta, percebeu que o fenômeno da refração luminosa limitava a eficiência dos telescópios da época. Inventou, então, um telescópio refletor, em que a concentração da luz era feita por um espelho parabólico e não por uma lente.
Em 1671, o cientista assumiu o cargo de professor catedrático de Matemática da Universidade de Cambridge e, no ano seguinte foi eleito para a Royal Society. Nos anos posteriores, tratou das propriedades da luz, explicou a produção das cores por lâminas delgadas e formulou a teoria corpuscular da luz.
Newton recebeu, em 1684, a visita do astrônomo Edmond Halley, que queria interrogá-lo sobre o movimento dos planetas, observado pelos astrônomos. Newton retomou, então, suas reflexões sobre a mecânica celeste. 
Em 1687 Newton escreveu uma das obras mais importantes da História da ciência. Trata-se do “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” (Princípios Matemáticos de Filosofia Natural), em três volumes. Esta obra contém a fundamentação da mecânica clássica, a famosa lei da gravitação universal, as três leis de Newton, entre outros. A lei da gravitação universal é atualmente utilizada como base para se lançar satélites e sondas para o espaço. As três leis de Newton referem-se ao movimento dos corpos e a relação entre o movimento e as forças aplicadas aos corpos.
Foi nomeado para a Superintendência da Casa da Moeda em 1696, quando se mudou para Londres.

Tornou-se presidente da Royal Society em 1703 e, dois anos depois, sagrado cavaleiro, passou a ser chamado de Sir Isaac Newton.

Newton tinha um temperamento tranqüilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixava até de se alimentar e também de dormir por causa disso. Além de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas. 
Diante de todas as suas descobertas, que, sem sombra de dúvida, contribuíram e também ampliaram os horizontes da ciência, este cientista brilhante acreditava que ainda havia muito a se descobrir. 
Isaac Newton faleceu em 20 de março de 1727 (no calendário juliano).
Obras e descobertas de Isaac Newton
- Sua principal obra foi a publicação Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios  matemáticos da filosofia natural - 1687), em três volumes, na qual enunciou a lei da gravitação  universal (Vol. 3), generalizando e ampliando as constatações de Kepler, e resumiu suas  descobertas, principalmente o cálculo. Essa obra tratou essencialmente sobre física, astronomia e  mecânica (leis dos movimentos, movimentos de corpos em meios resistentes, vibrações  isotérmicas, velocidade do som, densidade do ar, queda dos corpos na atmosfera, pressão      atmosférica, etc).
- Binômio de Newton
- Cálculo Diferencial e Integral
- Primeiro telescópio de reflexão em 1668
- Dispersão Luminosa - refração, reflexão e dispersão
- Lei da gravitação universal
- Terceira Lei da Dinâmica
Célebres frases de Isaac Newton:
- "A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.
- "Virtude sem caridade não passa de nome".
- "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
- "A verdadeira filosofia nada mais é que o estudo da morte".
- "A unidade é a variedade,e a variedade na unidade é a lei suprema do universo".
- "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
- "Dez mil dificuldades não constituem uma dúvida".
- "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."

- " O tempo é uma ilusão produzida pelos nossos estados de consciência à medida em que caminhamos através da duração eterna.

- "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."  

- "Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos".

- ""A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta".

- "Construímos muitos muros e poucas pontes".

- "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento".

- "Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes".

-"Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo".




Nenhum comentário:

Postar um comentário