sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fuvest abre nessa sexta-feira o prazo de inscrição do vestibular 2014

A Fuvest abre nesta sexta-feira (23) o prazo de inscrições do vestibular 2014. Estão em disputa 11.057 vagas de cursos da Universidade de São Paulo e 100 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. As inscrições vão até 10 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 130.
Neste ano, mais 75 vagas foram acrescidas com a criação do bacharelado em ciências biomédicas com ênfase em ciências básicas da saúde e em biotecnologia em saúde, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 25 vagas; e engenharia de computação com ênfase em sistemas corporativos, oferecido pela Escola Politécnica no campus USP Leste, com 50 vagas.
O número de cidades onde os candidatos poderão fazer a prova aumentou de 26 para 32, com a inclusão de Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Taboão da Serra, Fernandópolis, Jaú e Limeira.
A primeira fase será realizada no dia 24 de novembro, um domingo. A prova conterá 90 questões abordando português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A prova começa às 13h e a duração será de cinco horas.
A nota da primeira fase será utilizada tanto como critério para a progressão do candidato à segunda fase do vestibular, quanto para o cômputo da sua nota final.
A segunda fase será nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014. Serão três provas de caráter analítico‐expositivo, variando, no terceiro dia, de acordo com a carreira. As provas começam às 13h e duram quatro horas.
CRONOGRAMA DA FUVEST 2014
Inscrições23 de agosto a 10 de setembro
Primeira fase24 de novembro
Segunda fase5 de janeiro (português e redação)
6 de janeiro (conhecimentos gerais)
7 de janeiro (conhecimentos específicos)
Primeira chamada1º de fevereiro
Matrícula4 e 5 de fevereiro (online)
12 e 13 de fevereiro (presencial)
Fonte: Fuvest
Veja o cronograma das provas:
1ª dia ‐ 5/1/2014 (domingo): português (10 questões) e redação.
2º dia ‐ 6/1/2014 (segunda‐feira): 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês.
3º dia ‐ 7/1/2014 (terça‐feira): 12 questões de duas ou três disciplinas (6 ou 4 de cada), de acordo com a carreira escolhida.
A primeira chamada será feita no dia 1º de fevereiro de 2014. A matrícula online será nos dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será em 12 e 13 de fevereiro.
Bônus para pretos e pardos
Os bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), voltado para alunos oriundos de escolas públicas, poderão chegar a até 20%, sendo calculados segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do vestibular da Fuvest e assim será aplicado na segunda fase.
Além do aumento do bônus, um novo grupo de beneficiados foi criado:  pretos, pardos e indígenas (PPI) que tenham realizado integralmente o ensino básico em escolas públicas, poderão receber até 5% a mais, totalizando 25%, dependendo do desempenho na prova da primeira fase.
O Conselho Universitário da USP, aprovou como meta que, até 2018, 50% de alunos matriculados, em cada curso e em cada turno, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e, dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas (PPI) deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE.
O que levar 
Documento de Identidade ‐ Em todas as provas é necessário apresentar o original do Documento de Identidade. Além disso, é preciso levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2, e borracha. Na segunda fase, o candidato deverá levar régua e uma foto 3x4 que poderá ser solicitada pelo fiscal. Para as provas que contenham questões de Matemática, poderá levar também esquadros, transferidor e compasso.
É importante levar água e alimentos leves.
O que não levar
Nos locais de prova, será terminantemente proibido portar qualquer tipo de equipamento eletrônico, material impresso ou para anotações, canetas que não as recomendadas, gorros, bonés ou quaisquer outros materiais que a Fuvest julgar inadequados à situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário