sexta-feira, 9 de agosto de 2013

"Mais Médicos" confirma apenas 85 profissionais na Bahia e 27 na capital

Terminou nessa quinta-feira (8/8) o prazo para que médicos se inscrevam no programa “Mais Médicos”, do governo federal.  Também foi encerrado o prazo para que municípios interessados em receber os médicos registrem o pedido. Ao todo, 85 médicos já confirmaram participação  no programa Mais Médicos no estado. A capital concentra o maior número de profissionais com 27 médicos que irão trabalhar na periferia de Salvador. Casa Nova, Juazeiro, e Vitória da Conquista são municípios baianos que receberão quatro médicos  cada um, selecionados para o primeiro ciclo de contratações.

Ao todo, 317 municípios baianos solicitaram adesão ao programa. Juntos, apresentaram demanda para 1.382 médicos. No entanto, apenas 41 cidades foram atendidas. O número foi anunciado pelo Ministério da Saúde, que destacou a participação de 938 médicos para atender 404 cidades do país — das 3.511 que demandaram médicos do programa federal. 

As vagas preenchidas equivalem a 6% da demanda dos municípios.  A necessidade para completar os quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 15.460 profissionais.  A adesão abaixo do esperado levou o Ministério da Saúde a manter, até nessa quinta-feira (8/8), a possibilidade de indicação, por médicos brasileiros, de seis opções de cidades em que desejam atuar. Uma nova lista será publicada dia 10 próximo sábado.

O programa Mais Médicos integra um pacto de melhoria do  atendimento aos usuários do SUS. Os médicos participantes receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.
Segundo a Superintendente de Assistência Integral à Saúde, Gisélia Santana (SAIS/SESAB), o programa vai ajudar no fortalecimento da atenção básica no Estado da Bahia: “esse programa Mais Médicos vai possibilitar que a gente tenha maior cobertura na Saúde da Família nos 264 municípios da Bahia, que são tão carentes desses profissionais.  Os médicos do programa, ajudam a colocar em funcionamento as Unidades Básicas de Saúde. A ida desses profissionais ao interior do Estado vai ser uma medida extremamente importante para a saúde pública, para que a Atenção Básica se fortalece e se adeque para melhor atender a população”.

Fonte: www.tribunadabahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário