sábado, 17 de agosto de 2013

Anvisa confirma pelo de rato em ketchup da Heinz


Seis meses depois da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) identificar pelo de rato no ketchup da Heinz, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de São Paulo confirmou o problema e determinou a retirada do lote 2K04, com vencimento em janeiro de 2014, de todos os supermercados do País em até 30 dias.
Quando o pelo de roedor foi encontrado pela primeira vez, no final de 2012, a empresa alegou que as análises foram realizadas por laboratório não oficial.
A irregularidade foi detectada pela Proteste no lote 2C30, em amostras compradas em um supermercado de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Os novos testes foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz de Santo André, também no ABC Paulista.
De acordo com a Anvisa, os clientes que compraram o produto devem descartá-lo imediatamente.
A Proteste concorda e afirma que os pelos encontrados nos testes demonstram que o alimento é impróprio para consumo, já que são indícios de falta de higiene e cuidados para fabricação ou acondicionamento.
Quero Alimentos
A associação também está solicitando a imediata inspeção na Quero Alimentos, empresa que importa e revende o ketchup Heinz no Brasil, e encaminhou as análises à Associação de Consumidores do México, onde o produto pode ter sido contaminado durante o processo de envasamento.
Em 2005, a entidade já havia avaliado 16 marcas de ketchup e identificado cinco produtos impróprios para consumo.
Procurada, a Heinz Brasil informou, em nota, que todos os produtos trazidos para o Brasil são produzidos de acordo com as normas sanitárias e internacionais. A empresa também afirmou que os lotes apontados pela Anvisa não estão em circulação, e que está analisando o caso.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário