quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O processo demográfico mundial - resumo (com questões)


Distribuição geográfica da população mundial

Se observarmos o mapa da distribuição geográfica da população mundial, perceberemos que a população não é distribuída de maneira igual sobre a superfície terrestre.




Tal desequilíbrio demográfico acontece devido a uma série de fatores físicos, como relevo, clima, vegetação e rios, que exercem influência sobre a distribuição da população humana. Os territórios ecúmenos são facilmente ocupados pelo homem.


As altas montanhas, as regiões polares e os desertos dificultam a ocupação humana, sendo consideradas regiões anecúmenas, de difícil ocupação humana.


  • A Ásia é o continente mais populoso, com quase 60% do total mundial;
  • A Oceania é o continente menos populoso;
  • A Antártida é o continente não habitado (despovoado).
    No Brasil, a maior parte da população está concentrada no litoral, depois nas regiões Sul e Sudeste. Já a região Centro Oeste e a Região Norte do Brasil apresenta grandes vazios demográficos, devido à presença da Floresta Amazônica, Pantanal e a grande distância dos centros industriais do país, como também a escassez de meios de transportes.




Crescimento demográfico mundial


O crescimento demográfico no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes). Quando a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade, temos um crescimento vegetativo positivo, caso contrário, a taxa é negativa.

Somente no final do século XVII e início do século XVIII, o crescimento populacional no mundo se intensificou, visto que antes desse período a expectativa de vida era muito baixa, fato que elevava as taxas de mortalidade. Em 1930, a Terra era habitadas por cerca de 2 bilhões de pessoas e, em 1960, esse número atingiu a marca de 3 bilhões, com média de crescimento populacional de 2% ao ano. Durante a década de 1980, a população mundial ultrapassou a marca de 5 bilhões de pessoas.

Atualmente, a taxa de crescimento populacional mundial, inferior a 1,2% ao ano, está em constante declínio. Porém, a expectativa de vida está em ascensão em virtude dos avanços na medicina, saneamento ambiental, maiores preocupações com a saúde, entre outros fatores. Sendo assim, o número de habitantes no mundo continua aumentando.

De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a população mundial é de 6,908 bilhões de habitantes. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), o contingente populacional do planeta atingirá a marca de 9 bilhões de habitantes em 2050, ou seja, um acréscimo de aproximadamente 2,1 milhões de habitantes, sendo a taxa de crescimento de 0,33% ao ano.

É importante ressaltar que o aumento populacional ocorre de forma distinta conforme cada continente do planeta. A África, por exemplo, registra crescimento populacional de 2,3% ao ano. A Europa, por sua vez, apresenta taxa de 0,1% ao ano. América e Ásia possuem taxa de 1,1% ao ano e a Oceania, 1,3% ao ano.

Fluxos populacionais e migrações internacionais

Os fluxos populacionais foram incrementados a partir do desenvolvimento do sistema de transporte (Rodoviário, hidroviário, ferroviário e aéreo) e das telecomunicações, que ofereceram maior mobilidade às pessoas em todo mundo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem fora do país de origem.

Os fluxos populacionais entre países são denominados de migrações internacionais, essas podem ocorrer por atração ou por repulsão, a primeira geralmente acontece quando as pessoas vivem em países nos quais não há boas condições de vida e de trabalho, são atraídas rumo a países desenvolvidos, como Estados Unidos, países da Europa desenvolvida e Japão, a segunda são migrações onde o indivíduo deixa seu país devido a problemas políticos, perseguições, guerras, entre outros.

A maioria das migrações internacionais ocorre pela busca de trabalho, as principais correntes migratórias emergem de Latino-Americanos, Africanos e Asiáticos em direção aos EUA, Europa e Japão. Os trabalhadores migrantes enviam dinheiro para sua terra natal, algumas estimativas revelam que eles movimentam anualmente cerca de 58 bilhões de dólares, o Brasil, por exemplo, recebe anualmente cerca de 2,8 bilhões de dólares enviados por brasileiros que vivem no exterior.

Os brasileiros por vários motivos saem do país, o movimento de saída do país é chamado de emigração, o de entrada de estrangeiro é denominado de imigração. O que levam os brasileiros a sair do país rumo a outro, são as sucessivas crises econômicas, hoje existem cerca de 2 milhões de brasileiros vivendo no exterior de forma clandestina.

Outra modalidade de migração internacional é a de fluxo de refugiados, indivíduos que sofrem perseguições de ordem política, religiosa ou étnica. Na década de 1970, havia cerca de 2,5 milhões de refugiados, hoje esse número chega aos 25 milhões, decorrentes de acontecimentos geopolíticos como: o fim do socialismo, a diminuição de ajudas financeiras e humanitárias e principalmente pela expansão do fundamentalismo Islâmico.

São considerados migrantes refugiados cerca de 25 milhões de pessoas, que foram obrigados a deixar seus lares devido a problemas ambientais, como desmatamento, desertificação, erosão dos solos e desastres químicos e nucleares.

As origens dos refugiados são as mais variadas, mas geralmente possuem algumas características, como origem de países subdesenvolvidos, no qual a renda per capita média está abaixo de 500 dólares e há alto índice de analfabetismo, governos ditatoriais que violam os direitos humanos de determinada parcela da população, na forma de perseguições políticas e torturas, extermínio étnico e discriminações religiosas e culturais.

Por fim, existe um fluxo, agora sem agravante, que é o turístico, que são motivados pela busca de lazer, cultura e religião, esse processo motiva a comercialização de viagens em grande escala a custos mais reduzidos (pacotes de viagens), mas esse tipo de fluxo é privilégio de uma restrita parcela da população mundial.
Os principais países que atraem turistas são Alemanha, Japão e EUA, o volume do faturamento decorrente a atividade é de aproximadamente 4,5 trilhões de dólares, gerando cerca de 200 milhões de empregos em todo o mundo.

Movimentos migratórios no Brasil

Os movimentos migratórios são o descolamento populacional de uma região para outra. Existem os tipos simples de migração interna que são classificados em dois: Migração Pendular, que caracteriza o movimento da população da periferia ao centro de uma cidade, por exemplo. E a Transumância, que é o movimento migratório que ocorre em determinadas épocas do ano, como nas férias de julho e janeiro, por exemplo. Mas há também movimentos migratórios mais complexos, como a saída de uma população de determinada região para outra do país por motivos econômicos ou naturais.

Por que ocorrem os movimentos migratórios no Brasil?


Migrações internas do Brasil
Imagem: Reprodução

Em terrenos brasileiros, ao contrário de outros países, estes movimentos não se dão por conta de guerras, mas em sua quase totalidade por aspectos econômicos ou por causas naturais como as grandes secas que assolam a região nordeste do país. Um bom exemplo de movimentos migratórios no Brasil é o êxodo rural, que ocorre até os dias de hoje. Este processo é definido pela grande migração com origem do norte e nordeste para a região sudeste, em busca de melhores oportunidades de emprego e melhores condições de vida. O êxodo rural teve seu ápice na década de 60 e 70 com a intensa industrialização de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, que ofereciam empregos em novas indústrias. E também na construção de Brasília, a qual os retirantes dessas regiões deram origem às cidades-satélites ao povoar as áreas em volta da capital federal.
Os aspectos demográficos do Brasil têm de ser analisados levando em consideração não só a população que reside em determinada região, mas o seu contínuo aumento ou diminuição devido aos processos migratórios. Atualmente, ao contrário do que se via no passado, São Paulo e Rio de Janeiro apresentam um percentual maior de saída da população em direção a outras regiões e cidades do interior do que o percentual de chegada dos retirantes. Embora sejam cidades que continuem crescendo em aspecto populacional. Mas seja chegando ou saindo dessas cidades, os motivos da migração em mais de 90 % dos casos envolve aspecto econômico. Seja por melhores oportunidades de emprego ou pela falta delas.
Regiões bastante industrializadas e em constante crescimento, como a região Sudeste, estão mais propícias aos impactos do movimento migratório interno que vão de aumento da população até o aumento no índice de violência e de trabalhadores desempregados já que muitas vezes a oferta de empregos acaba tornando-se escassa diante de um alto contingente de migrantes numa cidade.
Estrutura etária da população

estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante.

As nações que possuem há varias décadas baixos índices de natalidade e de mortalidade, e uma expectativa de vida elevada têm a grande maioria de sua população na faixa etária dos adultos, uma porcentagem de idosos relativamente alta e a faixa dos jovens entre 30 a 35% do total da população. Já os países subdesenvolvidos, têm a maioria da população na faixa jovem e a faixa dos idosos bastante reduzida.

No Brasil, segundo os dados de uma pesquisa realiza em 2005, a faixa etária dos jovens é de 46,5% do total, a dos adultos de 46,4% e a dos idosos de 7,1%.
Nas últimas décadas, ocorreu um aumento da terceira idade e dos adultos e uma diminuição na porcentagem de jovens, pois em 1950 a distribuição era a seguinte: 4,6% de idosos, 43,1% de adultos e 52,3% de jovens. Isso aconteceu, em decorrência da diminuição das taxas de mortalidade e natalidade e do aumento da expectativa de vida. Apesar dessa ligeira alteração nas porcentagens, o Brasil ainda pode ser considerado como um país jovem, no sentido de que as pessoas com até 19 anos de idade ainda constituem a faixa mais numerosa da população. Além disso, a proporção dos idoso no total da população é ainda pequena em comparação a países como a Suécia ou os Estados Unidos, sendo mais semelhante aos países do terceiro mundo, mas conforme as pesquisas mostram, o Brasil está caminhando para deixar de ser um país com um percentual baixo de idosos.

A estrutura etária de uma população não se divide apenas nas três faixas (jovens, adultos, idosos), pode-se também dividir a população através de um gráfico, que se denomina pirâmide etária, esse gráfico não informa apenas informações sobre a faixa etária, mas também da proporção dos sexos em cada idade.

A pirâmide etária do Brasil tem sua base larga e vai estreitando-se até atingir o topo, isso que dizer que o numero de idosos é relativamente pequeno. O gráfico do Brasil, mostra que mesmo com todo o crescimento, continuamos a ser um país jovem, pois no caso dos países mais desenvolvidos, a base da pirâmide costuma ser menos larga e o topo mais dilatado.


Pirâmide Etária do Brasil
Existem contradições sobre a faixa etária do Brasil, algumas pessoas dizem que o fato do Brasil ser um país jovem é bom para o crescimento, outros dizem que isso é um fator que atrapalha o sistema econômico. Esse fator só seria positivo, se houvesse grandes investimentos na educação e na saúde dos jovens, preparando-os para o futuro. Mas como todos sabem, a situação da educação e da saúde no Brasil não é das melhores, e que apenas uma em cada 400 pessoas inicia ou conclui o ensino superior. Com essa situação apenas as famílias de alta renda poderão fornecer uma boa escolaridade aos seus filhos, e com isso a situação do Brasil ser um país jovem não traz benefícios nenhum.

Composição da população mundial

População mundial: 7 bilhões de habitantes

 População mundial atual

No final de outubro de 2011 a população do planeta Terra atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes.

Divisão da população mundial por continentes (em 2011):

- Ásia: 61%

- África: 13,7%

- Europa: 10,8%

- América: 13,6%

- Oceania: 0,9%

Evolução da população mundial:

Ano    |   população

1800      1 bilhão

1930      2 bilhões

1960      3 bilhões

1974      4 bilhões

1987      5 bilhões

1999      6 bilhões

2011      11 bilhões

Fonte: Divisão de Estudos da População da ONU

Distribuição da população por faixa etária (2011):

- Crianças - 27%

- Jovens - 26%

- Adultos - 36%

- Idosos - 11%

Distribuição da população por nível de renda (2011):

- Ricos: 5%

- Classe Média: 29%

- Pobres: 66%

Taxa de fecundidade (número de filhos por mulher):

- 2,6 filhos (em 2011)

Fonte: Divisão de Estudos da População da ONU




Fontes: www.brasilescola.com
           informageo.blogspot.com.br
          www.mundoeducacao.com.br
          www.infoescola.com
          www.geografiaparatodos.com.br
          www.estudopratico.com.br


Questões 

1) (PUC) Entre os fatores que impulsionaram a migração européia para o Brasil entre 1870 - 1930, podemos excluir:

a) o desenvolvimento da cafeicultura;
b) as iniciativas dos fazendeiros de auxiliar colonos;
c) a abolição da escravatura e a conseqüente liberação da mão-de-obra;
d) a unificação política e industrialização tardia da Itália;
e) a Primeira Guerra Mundial.

2) Sobre a imigração alemã (1850 – 1870) não é certo afirmarmos:

a) Radicou-se principalmente em Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no Rio Grande do Sul, no Vale do Jacuí e Vale dos Sinos.

b) Praticaram a policultura, introduziram no país os minifúndios, ou pequenas propriedades.

c) São Leopoldo (RS), Novo Hamburgo (RS), Itajaí (SC), Brusque (SC), Joinville (SC), Colatina (ES) e Santo Amaro (SP) são localidades em que se fixaram um grande número de alemães.

d) Integrou-se facilmente na comunidade brasileira, especialmente nos estados sulinos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

e) Influenciaram a alimentação, as construções e costumes, notadamente em Santa Catarina.

3) Escolha as alternativas corretas e que justificam a diminuição acentuada na imigração do Brasil a partir da década de 1930.

(0) A crise da Bolsa de Valores de Nova York e a conseqüente crise econômica do Brasil.
(1) As medidas constitucionais de 1934 e 1937 regulamentando e restringindo a imigração.
(2) A cota dos 2%, medida segundo a qual a partir de 1934 só poderia entrar no Brasil 2% do total de imigrantes de cada nacionalidade entrados nos últimos 50 anos.
(3) Dificuldades impostas pelos países de emigração para evitar a saída de indivíduos.
(4) A Lei Eusébio de Queiroz, proibindo o tráfico de escravos.

4) (Pucpr)  Leia atentamente o texto abaixo:
Todos os dias, milhares de jovens e adultos levantam-se antes do nascer do Sol, pegam o ônibus, mais outro ônibus e, cerca de uma hora depois, estão no município vizinho, uma metrópole. Lá está o seu lugar de trabalho ou de estudo, ou até de ambos, enfim, o lugar do seu longo dia.  Pela noite, é hora de voltar. Um ônibus num terminal, outro ônibus e outro terminal e bem tarde, está em sua casa, em sua cidade, que é tipicamente uma cidade-dormitório.  Noutro dia, o programa será o mesmo.
Esse é o cotidiano de milhares de pessoas que vivem nas regiões metropolitanas do Brasil: cada dia um vai-e-vem.
Essa forma de migração é denominada:

a) Movimento pendular.
b) Êxodo rural.
c) Êxodo urbano.
d) Migração sazonal.
e) Transumância.

5) UEMS) “Países tipicamente de imigração até a primeira metade do século XX, como o Brasil, no Mesmo ritmo com que suas economias entraram em crise, tornaram-se países de emigração. Pela observação dos fluxos migratórios no mundo contemporâneo, fica evidente a relação crise-expansão econômica, com países mais pobres exportando força de trabalho para países mais ricos, seja nas
chamadas ‘semiperiferias’ – com Argentina e Brasil exportando para peruanos e bolivianos, Nigéria e
África do Sul para outros países africanos e os países do Golfo para indianos e paquistaneses –
seja nos países centrais, como magrebinos na França, turcos na Alemanha e latino-americanos na
Espanha.”
(HAESBAERT, Rogério e PORTO-GONÇALVES, Carlos W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Ed. da UNESP, 2006)
A respeito da problemática exposta no texto, é correto afirmar que:

a) os movimentos migratórios, na atualidade, caracterizam-se pela diminuição dos preconceitos e tensões étnico-culturais se comparados àqueles ocorridos nos séculos XVIII e XIX.b) os migrantes das chamadas periferias que se dirigem aos países centrais mais ricos, geralmente, encontram reações preconceituosas e mesmo xenófobas.
c) as crises econômicas e produtivas ocorridas nos países centrais, nos últimos anos, provocaram a
mudança de direção dos fluxos migratórios em sentido Norte-Sul.
d) os Estados Unidos possuem políticas de abertura aos imigrantes, por isso recebem anualmente um grande número de mexicanos e latino-americanos de forma geral.
e) os fluxos migratórios ocorridos atualmente são mais intensos no sentido Norte-Sul, ou seja, do centro para a periferia.

6) (UERJ) As políticas imigratórias recentes dos países europeus têm alterado as relações entre o Brasil e os
membros da União Européia, com desdobramentos inclusive no campo diplomático.
Um fator que gerou o aumento de controle sobre os imigrantes brasileiros foi a integração do País à
rede de:

a) espiões industriais
b) trabalhadores ilegais
c) refugiados ambientais
d) ativistas fundamentalistas.

7) (UERJ)



Cerca de 200 milhões de pessoas (3% da população mundial) não vivem em seus países de origem. Do ponto de vista do nível de desenvolvimento do país de origem e do país de destino, distinguem-se na atualidade três tipos de fluxos migratórios, identificados no mapa com os números ,  e .
Identifique dois desses movimentos populacionais e aponte a característica principal do perfil do trabalhador migrante que participa de cada um deles.

8) (UFC) Os três esboços de pirâmides, abaixo, representam diferentes composições de populações, por sexo e por idade.



a) Nomeie 2 características das populações simbolizadas por cada modelo de pirâmide. 
b) Dê um exemplo de país em que se encontram os tipos de populações representadas pelas pirâmides. 
c) Nomeie duas ações definidas pelas políticas demográficas adotadas, normalmente, pelos países que se encontram na condição representada pela pirâmide III.

9) (UEPG) A estrutura etária da população de um país é representada graficamente por uma pirâmide etária. Observe as pirâmides 1 e 2, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I – A base da pirâmide representa a população jovem do país, o centro representa a população adulta e o topo, a população idosa.
II – A pirâmide 1 caracteriza a estrutura etária de um país desenvolvido.
III – A pirâmide 2 demonstra que a população tem uma expectativa de vida maior do que a representada pela pirâmide 1.
IV – A pirâmide 1 indica um país onde predomina uma população jovem.

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

10) (UFC) Os  riscos  que  o  crescimento  demográfico  representa  para  a  humanidade  são  diferenciados.  Dependem dos  interesses  econômicos,  do  desenvolvimento  social  e  das  políticas  internas  que  os  diferentes  países adotam para controlar a natalidade e a dimensão das famílias. Acerca dos riscos das diferentes formas de crescimento  demográfico,  e  das  intervenções  dos  governos  para  evitá-los,  é  possível  afirmar, corretamente, que:
a)  as  altas  taxas  de  natalidade  aliadas  à  redução  da  mortalidade  ocasionam  a  explosão  demográfica manifestada, em especial, entre os países mais desenvolvidos.
b)  os  baixos  índices  de  natalidade,  associados  à  elevada mortalidade  decorrente  do  envelhecimento  da população, ocasionam as implosões demográficas, típicas de países ricos.
c)  A  redução  da  natalidade, motivada pelas políticas demográficas,  em médio prazo  leva  à  carência de mão-de-obra, ocasionando graves prejuízos à economia dos países onde ocorre.
d)  A atual redução do crescimento populacional em áreas marginais aos rios e mares decorre do risco de furacões, enchentes e inundações a que estas áreas estão sujeitas.
e)  A  queda  da  mortalidade  resulta  da  melhoria  do  padrão  de  vida  das  populações,  mas  ocasiona  o crescimento demográfico que resulta em desemprego e déficit habitacional. 


11) (UFSC) Com base na tabela que trata da população absoluta e relativa dos países mais populosos do mundo, e nos seus conhecimentos sobre esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

OS PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO


País

População Absoluta

(milhões de habitantes)
População Relativa
(Hab./km2)
  1. China              1.250              135
  2. Índia              1.000              330
  3. Estados Unidos                 276                29
  4. Indonésia                 208              110
  5. Brasil                 169,5                20
  6. Rússia                 147                  9
  7. Paquistão                 152              199
  8. Bangladesh                 127              966
  9. Japão                 126              333
10. Nigéria                 120              175
01. O Brasil é um país bastante povoado.
02. O Brasil é um país populoso.
04. O Brasil é um país populoso e bastante povoado.
08. Comparado aos principais países mais populosos do mundo, o Brasil possui uma baixa população relativa.
16. Por ser um país bastante povoado, o Brasil não exige políticas de desenvolvimento regional para a ocupação do território. 


12) (UFBA) Com base na tabela e nos conhecimentos sobre populações e espaço geográfico, é correto afirmar:

(01) A atual taxa de crescimento da população mundial é maior nos países mais pobres do mundo subdesenvolvido, concentrados na África, na América Latina e na Ásia, sendo que, nesse último continente, se encontra a maior parte da população mundial.
(02) Os elementos fundamentais da dinâmica populacional são a fecundidade e a imigração, sendo o aumento acentuado do número médio de filhos, por mulher, o fator determinante do crescimento da população brasileira a partir dos anos 80 do século XX.
(04) A população da América do Sul, entre as décadas de 70 e 80, do século XX, viveu pressionada pela presença de ditaduras militares em vários de seus países, o que levou ao desaparecimento de milhares de cidadãos, vítimas de perseguição política.
(08) Na população da Oceania, verifica-se, nas duas últimas décadas, o processo de inclusão social das populações autóctones, especialmente a dos maoris da Nova Zelândia.
(16) A população da maioria dos países desenvolvidos da Europa, entre 2000 e 2005, passará a apresentar um crescimento vegetativo de 0%, e, como peculiaridade, deverá ter predominância de adultos e idosos em sua estrutura etária.
(32) Os países da América Anglo-Saxônica estão com sua população  praticamente estável, e, graças à imigração, apresentam taxas de crescimento próximas de 1%/ano, as maiores entre as nações desenvolvidas do mundo.
(64) O crescimento demográfico da Europa é semelhante ao da América Latina, enquanto a Oceania se aproxima do crescimento populacional da África.


13) (FATEC) A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando

I. a diminuição das taxas de natalidade.
II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.
III. o aumento da expectativa de vida.
IV. o aumento das taxas de fecundidade.

Estão corretos SOMENTE os itens

a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.

14) (UFPI) Sobre o crescimento demográfico dos continentes, analise os dados da tabela a seguir:


I. As taxas de crescimento demográfico da América do Norte vêm se mantendo superiores às da Europa.
II. A África é o único continente que se mantém com um elevado ritmo na taxa de crescimento demográfico.
III. Comparando a variação da taxa de crescimento demográfico entre a África e a América Latina, observa-se que a redução dessa taxa é mais lenta na última.
IV. A Ásia e a Oceania são os continentes que apresentam uma maior semelhança no nível de crescimento demográfico, bem como no ritmo de decréscimo desse crescimento.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II
b) II e III
c) II e IV
d) I, II e III
e) I, II e IV


15) (UEMG) A estrutura etária da população é comumente retratada por meio de gráficos em forma de
pirâmides, conforme a ilustração a seguir.


Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o conteúdo representado pelo gráfico das pirâmides populacionais, acima.

a) A forma da pirâmide etária de um país é constantemente associada ao seu grau de desenvolvimento.
b) As pirâmides etárias dos países desenvolvidos costumam apresentar uma base larga e um topo  estreito.
c) Nos países subdesenvolvidos, a pobreza rural e a economia primária desestimulam a natalidade.
d) A Alemanha possui uma base estreita indicando a elevada expectativa de vida de sua população.


16) (UFBA) Em novembro de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou os primeiros resultados do último Censo. A população brasileira atingiu 190.732.694 habitantes. O aumento de 12,3% da população nos últimos 10 anos ficou bem abaixo dos 15,6% observados na década anterior. A redução no ritmo de crescimento da população brasileira é uma tendência que vem sendo registrada desde os anos 1950.
O Censo revelou, ainda, que continua o crescimento da população urbana, o surgimento de novos fluxos migratórios, o envelhecimento populacional, o predomínio da população feminina, dentre outros. (SOMOS..., 2011, p. 53).
Considerando o texto e os conhecimentos sobre os primeiros resultados extraídos do Censo de 2010,

a)cite duas razões que contribuíram ainda mais para a redução no ritmo de crescimento da população absoluta, no Brasil, na última década;
b) destaque dois aspectos que explicam a ocorrência de novos fluxos migratórios no Brasil.

17) (UEPB) Observe o gráfico que trata da proporção de migrantes na população total por regiões brasileiras.


Com auxilio da leitura do gráfico assinale V ou F para as proposições conforme sejam Verdadeiras ou Falsas.

(      ) A Região Centro-Oeste apresenta o maior percentual de migrantes na formação de sua população, o que se deve principalmente à atração exercida pelo Distrito Federal e pela expansão da fronteira agrícola, que tornou a região fonte de forte atração populacional.
(      ) O processo de integração do território nacional configurou o Nordeste como a região de perdas tanto demográficas como econômicas, que ainda tem como principal destino dos seus migrantes a Região Sudeste.
(      ) A política de povoamento e de integração da Amazônia implantada pelos militares nos anos de 1970 transformou essa região numa área de expansão do capital e da fronteira agrícola, que passou a ser um dos principais destinos dos migrantes nordestinos e sulistas, daí a importância numérica dos migrantes na composição de sua população.
(      ) O processo de desindustrialização ocorrido nas últimas décadas na Região Sudeste fez com que esta região perdesse totalmente a liderança na atração de migrantes para as Regiões Norte e Centro-Oeste, além de ser hoje uma região que não perde população devido à migração de retorno.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

aV V V F
b) V F F V
c)  F V V V
d) F V V F
e) V F F F

18) (UFG) Os dados dos últimos censos demográficos do Brasil indicam aumento da migração urbano-urbano e da pendular. Com base nesta afirmação,

a) apresente dois fatores que explicam a relevância atual da migração urbano-urbano;
b) explique uma causa para o aumento atual da migração pendular.

19) UTRPR) Os imigrantes brasileiros enviaram US$ 7 bilhões ao país a partir dos EUA em 2006, segundo estudo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) obtido pelo "Financial Times". Assim, os
brasileiros só perdem para os mexicanos (US$ 23 bilhões em 2006) no ranking de remessas de latino-americanos para seus países de origem. Sem o dinheiro enviado pelos imigrantes, entre 8 milhões e 10
milhões de famílias viveriam abaixo da linha da pobreza.


Considerando as características dos movimentos demográficos atuais, analise as afirmações abaixo:

I) A fronteira mexicana e a Costa Oeste norte-americana revelam- se as principais portas de entrada dos imigrantes ilegais, assim como os países do Mediterrâneo o são para a Europa.
II) Imigrantes geralmente são essenciais para as economias desenvolvidas, pois servem como
mão-de-obra barata e com poucos benefícios sociais e econômicos.
III) Apesar do surgimento de uma classe local de extrema direita, fortemente xenófoba e racista, nos países ricos, o imigrante do Terceiro Mundo pode ter papel importante na reversão do envelhecimento daquelas populações.
IV) Na realidade, o impacto da imigração ilegal pode ser sentido no elevado índice de desemprego dos países centrais, que é maior que nos países subdesenvolvidos, pois concorrem com os baixos salários pagos aos clandestinos.

Estão corretas:
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas I, II e III.
d) todas as afirmações.
e) nenhuma das afirmações.

20) (FURG) As migrações são movimentos de grupos populacionais de um lugar para outro, e possuem caráter variado em duração, em distâncias percorridas e em objetivos dos migrantes. Com referência aos movimentos migratórios e imigratórios no Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a) Nas décadas de sessenta e setenta, houve fluxos migratórios significativos de sulistas em direção ao Centro-Oeste e Norte do país.
b) O período mais intenso da imigração alemã ocorreu entre 1849 e 1872, instalando-se principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
c) Os italianos formaram o grupo mais expressivo numericamente e destacaram-se nas plantações de café do Sudeste e na produção vinícola do Rio Grande do Sul.
d) Na década de quarenta, grandes contingentes populacionais se dirigiram do Norte para o Nordeste, em busca de emprego nas áreas urbanas do litoral nordestino.
e) A lavoura de cana-de-açúcar na Região Sudeste atraía, até a modernização desta cultura agrícola, o maior contingente de trabalhadores temporários oriundos do Nordeste brasileiro.

21)  (FUVEST) Segundo dados do IBGE (2006), o estado de São Paulo tem-se caracterizado por um número maior de pessoas que dele saem. Segundo estudiosos, tal fenômeno é relativamente novo e diz respeito, principalmente, à

a) “migração de retorno” de estrangeiros radicados no Estado os quais, por motivos de ordem econômica, estão voltando a seus países de origem, cujas economias demonstram, na atualidade, maior dinamismo.
b) emigração de paulistas para os Estados Unidos, atraídos por melhores condições de trabalho e de vida, bem como pela possibilidade de remeter valores às suas famílias que aqui permanecem.
c) “migração de retorno” de brasileiros, sobretudo nordestinos, que, ao buscarem melhores condições de vida, e por não as encontrarem, retornam a seus estados de origem.
d) migração de paulistas para outros estados do país, em busca de novas frentes de emprego e qualidade de vida, dada a estagnação do setor terciário paulista.
e) emigração de um grande número de paulistas descendentes de japoneses, para o Japão (decasséguis), devido às excelentes condições de vida a eles oferecidas naquele país.

22) (UFPI) Acerca da imigração no Brasil do século XIX:

(   ) O governo imperial teve que recorrer à mão-de-obra estrangeira, porque os trabalhadores brasileiros se recusavam a deixar a sua terra de origem.
(   ) A imigração foi a solução encontrada para o problema da substituição da mão-de-obra escrava e
foi vista como um encaminhamento em direção à abolição.
(   ) Atingiu majoritariamente as regiões sudeste e sul do País, a primeira para servir de mão-de-obra nas fazendas de café e a segunda para a formação de colônias.
(   ) A escolha do imigrante europeu esteve associada à teoria do branqueamento, argumentação racista que caracterizava a mentalidade dos círculos dirigentes do Império.

23) (PUC/PR) Leia atentamente o texto abaixo:

Todos os dias, milhares de jovens e adultos levantam-se antes do nascer do Sol, pegam o ônibus, mais outro ônibus e, cerca de uma hora depois, estão no município vizinho, uma metrópole. Lá está o seu lugar de trabalho ou de estudo, ou até de ambos, enfim, o lugar do seu longo dia.  Pela noite, é hora de voltar. Um ônibus num terminal, outro ônibus e outro terminal e bem tarde, está em sua casa, em sua cidade, que é tipicamente uma cidade-dormitório.  Noutro dia, o programa será o mesmo.
Esse é o cotidiano de milhares de pessoas que vivem nas regiões metropolitanas do Brasil: cada dia um vai-e-vem.

Essa forma de migração é denominada:

a) Movimento pendular.
b) Êxodo rural.
c) Êxodo urbano.
d) Migração sazonal.
e) Transumância.

24) (MACK) O fenômeno urbano mais visível, em decorrência das migrações pendulares, é:

a) o aumento da mão-de-obra informal.
b) a formação exclusiva de cidades-satélites.
c) a formação de cidades-dormitório.
d) a diminuição dos cinturões verdes.
e) o aumento do efeito estufa.

25) (IBMEC)

 “As casas dos peninsulares apresentavam ainda um caráter mais definitivo que as dos japoneses. Eram pequenas, mal dando para abrigar as famílias, tinham poucos móveis, mas denotavam uma preocupação com a higiene e a estética, como chama a atenção um observador nipônico: (...) Os italianos eram os primeiros no conservar a casa limpa, especialmente a cama, enchendo o colchão com bastante palha de milho e forrando-o com lençol alvíssimo (...) Nesse ponto diferiam muito dos japoneses dispostos a economizar o que quer que fosse. Estes, quase sem exceção sacrificavam o presente na pressa que tinham pelo futuro. Além disso, com a diferença no modo de viver, nem sabiam como dispor os móveis da casa e muito menos, como os imigrantes italianos, exibir ostensivamente camas esplêndidas em locais visíveis”.

(ALVIM, Zuleika. Imigrantes: A vida privada dos pobres do campo. In: SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. pp. 258-259.)

A partir do fragmento acima pode-se dizer que:

a) a vida do imigrante, no Brasil, foi marcada pelo contraste existente entre os costumes das diferentes nacionalidades imigrantes e destes com a nova terra.
b) a chegada dos imigrantes ao Brasil foi marcada por constantes dificuldades, entre elas a longa viagem e a quarentena obrigatória na Hospedaria dos Imigrantes.
c) a estadia das famílias imigrantes era definida pelos cafeicultores, que construíram grandes galpões para servirem de dormitório a todos os trabalhadores estrangeiros.
d) o cotidiano dos imigrantes estava marcado pela facilidade com que se ambientaram às novas terras e aos novos costumes, sobretudo na moradia e na alimentação..
e) o trabalho do imigrante estava ligado a uma vida dura no interior das fábricas recém implantadas nos bairros de São Paulo, tais como Mooca, Brás e Barra Funda.

Gabarito

1) E     2) D      3) 0-V;1-V; 2-V; 3-V; 4-V       4) A        5) B      6) B
7) As migrações internacionais de trabalho são fortemente orientadas pelas características socioeconômicas dos países de origem e de destino desses fluxos.
O mapa representa três movimentos populacionais realizados por três perfis de trabalhadores:
1- Deslocamento de países subdesenvolvidos para países desenvolvidos: trabalhadores com qualificação reduzida, ocupando atividades pouco valorizadas nos países de destino.
2- Deslocamento entre países desenvolvidos: trabalhadores altamente qualificados, em busca de ampliação de seus horizontes profissionais.
3- Deslocamento entre países pouco desenvolvidos: trabalhadores desempregados ou subempregados, com baixa qualificação, em busca de ocupação em áreas com maior dinamismo econômico.
8) a) Pirâmide I.
Alta natalidade 
Baixa expectativa de vida 
Elevada proporção de crianças e jovens

Pirâmide II
Redução das taxas de natalidade 
Elevada expectativa de vida 
Predomínio da população adulta

Pirâmide III 
Baixa natalidade e reduzida proporção de crianças e jovens. 
Elevada expectativa de vida 
Elevada proporção de Idosos

b) Pirâmide I   – Índia e Nigéria.  
Pirâmide III – Alemanha e Itália.

c) Pirâmide.I
Estímulo ao planejamento familiar 
Difusão de métodos anticoncepcionais

Pirâmide.III
Pagamento de benefícios às famílias com mais de um filho 
Proteção às crianças através assistência médica e educacional promovida pelo Estado 
Períodos extensos de licença maternidade ou paternidade aos pais.
9) D     10) B   11) 10   12) 01 + 04 + 08 + 16 + 32 (61)    13) B   14) E    15) E
16) a) As projeções sobre o crescimento da população brasileira em números absolutos não foram atingidas, devido, sobretudo, ao rápido envelhecimento da população e à baixa fecundidade, principais responsáveis por esse fenômeno.
b)• A expansão das fronteiras agrícolas do país para as regiões Centro-Oeste (cerrado) e Amazônica, que atraem migrantes de todo o país, principalmente do Sul e do Sudeste e Sertão do Nordeste.
• O crescimento das cidades médias (entre 100.000 e 500.000 habitantes), atraindo a população do campo e de pequenos centros urbanos, sobretudo em decorrência da desconcentração industrial.
17) A
18) a) Fatores que explicam a migração urbano-urbano:
- pouco dinamismo das cidades pequenas que geram fluxos dessas para as cidades médias;
- fuga dos problemas urbanos nas metrópoles;
- deslocamento das indústrias para as cidades médias atraindo trabalhadores;
- deslocamento de parte da população jovem das pequenas cidades para as médias ou grandes em busca de oportunidades de estudos.
b) Causas do aumento da migração pendular:
- crescimento das metrópoles e/ou das regiões metropolitanas;
- desenvolvimento de atividades terciárias e quaternárias nos espaços urbanos;
- distância espacial entre os locais de moradia, estudo e trabalho;
- aumento no tempo de deslocamento entre os pontos de circulação;
- deslocamento diário de trabalhadores do espaço urbano para o rural.
19) C       20) D     21) C       22) FVVV      23) A      24) C      25) A

Nenhum comentário:

Postar um comentário